Autor Tópico: Formação em Prevenção e Tratamento de Feridas  (Lida 7923 vezes)

Offline joão gouveia

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Formação em Prevenção e Tratamento de Feridas
« em: Julho 19, 2007, 22:44:16 »
Caros colegas, gostava de saber a vossa opinião sobre a formação na área de prevenção e tratamento de feridas (formação em serviço, pós-graduações, cursos a pagar, congressos, etc). Qual acham que é a forma mais compensadora para se passar informação/formar profissionais nestas áreas?

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: FORMAÇÃO EM PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS
« Responder #1 em: Julho 19, 2007, 23:33:34 »
Todas as formas que nos permitam enriquecer de novos conhecimentos são importantes.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 20, 2007, 19:41:05 »
Olá João,

Apesar de o tratamento de feridas ser uma questão transversal na Enfermagem, penso que poderia ser tratado com uma especialização em cirurgia plástica, que é, "in extremis", a especialidade que trata desse assunto.

A partir daí, todos nós poderíamos recorrer a aconselhamento desses colegas, apresentando os casos mais difíceis. Como fazem os médicos. Ainda não encontrei sistema mais eficaz.

Mas, para isso, tal como defendi noutro tópico, as especialidades em Enfermagem teriam de ser tantas quantas as médicas.

Abraço.

Offline Vitor Barbosa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 23, 2007, 22:45:49 »
Pessoalmente costumo frequentar os congressos da APTF. Para além disso sou assinante da revista Nursing que geralmente tem artigos desta área, como muito bem sabes!  :)
Na internet também já se começa a encontrar boa informação, incluindo no site da GAIF, ao qual pertences...

Julgo que a partilha entre pares também é muito importante porque é mais fácil aprender em contexto de trabalho.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 24, 2007, 19:30:12 »
Olá Vitor,

É óptimo a formação através de consulta bibliográfica ( que hoje em dia, engloba também a net), mas como dizes, nada substitui o "olho" treinado...

A única forma de treinar o "olho", isto é, a capacidade de reconhecer determinada situação, é a prática; nada substitui isso.

As especialidades têm de sair, quanto mais cedo, melhor.

Abraço.

Offline isa_bruna

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Agosto 31, 2007, 18:00:16 »
depende á cursos e formações sobre feridas que não compensam

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Formação em Prevenção e Tratamento de Feridas
« Responder #6 em: Setembro 16, 2007, 23:48:12 »
Toda a formação é pouca quando se trata de um assumto em que não há unanimidade e onde cada vez surgem mais propostas de tratamentos.
Para muitos Enfermeiros essa formação teria de ser muito básica e começar tão só por aprender a fazer uma ligadura correctamente.
Considero contudo que o mais importante antes de tratar feridas é fazer a sua prevenção  (ulceras de decúbito,varicosas etc.) sempre que tal seja possível.
A formação deverá contudo ser isenta e não levar os profissionais a usar produtos que a industria farmaceutica pretende.
Como alguém diz "Sabemos que não existe um tratamento universal ou uma fórmula magica, já que cada ser humano possui necessidades diferentes para que o organismo realize a cicatrização".

Offline Miss_angel

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Janeiro 04, 2008, 15:24:41 »
Desculp isa_bruna disse que há formações /cursos que não compensam. Poderia ser mais específica! Pois estou a pensar tirar um curso de tratamento de feridas crónicas e quando vi este tópico no forum achei bastante pertinente!
A gente espera do Mundo... e o Mundo espera de nós! Um pouco mais de paciência...!

Offline enfmpaulino

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Janeiro 04, 2008, 15:39:35 »
Estive a frequentar uma formação , em que a formadora era a Enfª kátia Furtado e valeu a pena.

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #9 em: Janeiro 04, 2008, 16:45:15 »
A colega Maria Rebelo é, se me permite, muito biomédica. Então os Enfermeiros não têm competencias próprias  :o? A investigação em Enfermagem para que serve? Muito mal estavam os doentes que eu cuido nos seus domicilios se dependessem da salvadora e milagrosa cirurgia plástica. A todo poderosa Medicina não é o sal que se poêm em todos os pratos, muito menos o tempero único. Dos utentes que cuido com úlceras de pressão, cerca de 80% não é necessário intervenção médica e dos restasntes 20% apenas 1% passa pela cirurgia plastica. MariaRebelo desculpe mas há quanto tempo tirou o Curso? Eu no Complemento aprendi muito sobre conceitos de Enfermagem e é uma experiência que lhe recomendo muito vivamente.
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline daniela_mrqs

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Janeiro 04, 2008, 16:57:20 »
Eu fiz uma formação de Tratamento de Feridas Crónicas (30h) pela Revista Sinais Vitais enquanto ainda era estudante que me foi bastante útil, já que durante o CLE não há grande abordagem do tema para além da prevenção das mesmas. A formação é paga, na altura 150€,mas vale realmente a pena. Aconselho... o Inconveniente é que a sinais vitais só possui centros de formação em Lisboa, Coimbra e Porto... Para mais informações podem consultaro site www.sinaisvitais.pt.
Cumprimentos a todos

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Janeiro 04, 2008, 17:51:40 »
Citação de: enfermeiredo
A investigação em Enfermagem para que serve? Muito mal estavam os doentes que eu cuido nos seus domicilios se dependessem da salvadora e milagrosa cirurgia plástica. A todo poderosa Medicina não é o sal que se poêm em todos os pratos, muito menos o tempero único. Dos utentes que cuido com úlceras de pressão, cerca de 80% não é necessário intervenção médica e dos restasntes 20% apenas 1% passa pela cirurgia plastica. MariaRebelo desculpe mas há quanto tempo tirou o Curso? Eu no Complemento aprendi muito sobre conceitos de Enfermagem e é uma experiência que lhe recomendo muito vivamente.
Desculpe por em causa as suas percentagens ,mas eu ao longo destes anos e pelo que vou vendo oiço e leio (não trabalho mal) contar-se-ão pelos dedos de uma mão as escaras que consegui fechar no domicílio.
A investigação leva-nos a um dado deveras importante é que o melhor tratamento das úlceras é tão só a prevenção.
Tal como S. Tomé só vendo é que acredito e se me conseguir demonstrar esses resultados passarei a ser seu Fã incondicional.

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Janeiro 04, 2008, 23:34:45 »
quote author=enfermeiredo link=topic=1102.msg19302#msg19302 date=1199465115]
 MariaRebelo desculpe mas há quanto tempo tirou o Curso? Eu no Complemento aprendi muito sobre conceitos de Enfermagem e é uma experiência que lhe recomendo muito vivamente.
[/quote]
Mais uma em que estou em desacordo, pois fazendo fé no alguns colegas me transmitiram, foi precisamente o contrário. Sei por exemplo que tiveram informática e quando vejo os conhecimentos que adquiriram, fico pasmado e fico aliás como a maior parte dos colegas que conheço, que estes complementos serviram para comprar uma promoção e proporcionar às Escolas o encaixarem uns Euros.
Por favor partilhe com quem tirou o curso há já 29 anos esses preciosos conceitos de Enfermagem.
Ficar-lhe-ia imensamente grato.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Janeiro 05, 2008, 19:44:43 »
Olá,

Amatosa, não consigo perceber o que pretendes saber com o último post. Podes especificar?

Abraço e obrigada.

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Janeiro 06, 2008, 19:32:04 »
O que pretendia saber era tão só os altos conceitos de Enfermagem aprendidos pelo colega Enfermeiredo e que ele recomenda vivamente.
Mas pelos vistos não tem tempo para explicar as percentagens das úlceras de decúbito que cura nem para os conceitos de Enfermagem.