Autor Tópico: teste de sensibilidade à penicilina  (Lida 8949 vezes)

Offline socrates

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
teste de sensibilidade à penicilina
« em: Julho 09, 2007, 00:06:46 »
Olá a todos.
Tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida. Afinal como se faz correctamente o teste de sensibilidade à penicilina que tantos médicos prescrevem antes de uma primeira administração?já vi fazer de várias maneiras e fiquei um pouco confusa  :-

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: teste de sensibilidade à penicilina
« Responder #1 em: Julho 09, 2007, 00:24:24 »
Encontrei isto na net...espero que ajude...

Os testes que dispomos hoje permitem apenas afirmar alergia aos medicamentos cuja reacção é provocada pela presença de IgE, como os antibióticos derivados da penicilina, insulina e relaxantes musculares usados em anestesia geral Estes testes devem ser realizados em Centros de Imunoalergologia. O teste directo com a penicilina realizado, por vezes anteriormente da administração de penicilina injectável, dá muitos falsos positivos, pelo que está contra-indicado. A atitude correcta, no caso de doentes sem antecedentes de reacção a antibióticos, é administrar a penicilina lentamente devendo o doente permanecer sob vigilância nos 60 minutos seguintes.
Para a confirmação de alergia de contacto a um produto ou anestésico local deverão ser efectuados os testes cutâneos de alergia de contacto “ patch test”.
Na suspeita clínica de alergia aos anestésicos o estudo alergológico só deve ser efectuado nos doentes com antecedentes inequívocos de reacção durante o acto anestésico e após excluída outras causas,nomeadamente alergia aos produtos contendo latex.
A prova de provocação em meio hospitalar é muitas vezes essencial para a confirmação do diagnóstico.

Offline socrates

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 09, 2007, 10:56:56 »
Eu tb vi isso na net, mas no meu serviço o que mais vejo fazer é colocar uma gota de penicilina no olho e esperar 15 minutos para ver se há reacção, mas não encontro isso descrito em lado nenhum nem nada acerca da validade desse método.  ???

Offline zeteb

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
teste de sensibilidade à penicilina
« Responder #3 em: Julho 26, 2007, 21:03:42 »
nunca vi tal teste ser feito com gota de penicilina no olho!! isso não tem efeitos secundarios ao nivel da visão?!
ja fiz varias vezes o teste antes de uma administração e o que faço(o que me ensinaram) é:
administrar uma gota +/- de penicilina intra dermica no antebraço e esperer uma possivel reacção cutânea local.
verdade seja dita até hoje nunca vi nenhuma reação, nem sei bem o que pode acontecer para alem de rubor!
além disso as alergias à penicilina podem ocorrer a qualquer momento da vida, até em pessoas que já estiveram em contacto com penicilina varias vezes, podem de repente passar a ser alergicas. pelo que devem fical com alguma vigilancia após a administração ou entao alertálas para essa possibilidade nos primeiros minutos.

Offline NiniSF

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Setembro 29, 2007, 14:05:06 »
Tabém já vi e apliquei (há muitos anos) o teste da gota no olho mas tenho dúvidas sobre a sua validade. Quanto à injecção intradermica gostava de saber como é que o conseguem fazer uma vez que até mesmo as agulhas de maior calibre bloqueiam com a penicilina. Penso que existe um producto próprio para a execução do teste mas que não é habitualmente prescrito pelos médicos que prescrevem o teste (sem terem conhecimento sobre como deverá ser feito e apenas para se protegerem em caso de dar para o torto). O melhor é mesmo pesquisar dados de história do doente que indiquem risco de reacção adversa e administrar em meio hospitalar, ou outro onde estejam disponiveis meios de socorro adequados.

Offline tacamado

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Setembro 29, 2007, 14:12:12 »
O que eu faço é o intra-dermico, depois espera meia hora, depois se não houver reacções administra-se e depois espera meia-hora.

Tenho conhecimento do do olho, mas como não o acho seguro nem permitiria que mo fizessem nem o faço nem sequer sugiro a sua realização.

O teste não deve ser só feito se é uma 1ª administração.
Pela criação de anti-corpos está provado que muitas das reacções a medicação ocorrem nas administrações seguintes.

Abraço

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 01, 2007, 00:41:38 »
Já fiz das duas maneiras descritas. Defendo contudo que a gota no olho poderá ser a eleita, pois em caso de reacção ocasionará apenas uma conjuntivite.Uma pequeníssima dose I.D poderá ocasionar reacção anafiláctica. Há quem defenda que o teste não tem qualquer relevância e até hoje com muitos anos de profissão e uns milhares de aplicações de penicilina, a única reacção anafiláctica que presenciei foi num indivíduo que a fazia mensalmente e após muitas doses teve uma reacção anafiláctica.

Offline Babyann

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 06, 2009, 15:20:30 »
Fazem ou não fazem teste de sensibilidade à penicilina?
Recentemente no meu estágio em centro de saúde, ´surgiu essa problemática e a minha orientadora não fez.
O paciente deve esperar no C.S. 30 minutos para ver se ocorre alguma reacção?!
:)

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 06, 2009, 18:33:14 »
Citação de: Babyann
Fazem ou não fazem teste de sensibilidade à penicilina?
Recentemente no meu estágio em centro de saúde, ´surgiu essa problemática e a minha orientadora não fez.
O paciente deve esperar no C.S. 30 minutos para ver se ocorre alguma reacção?!

O que faço com qualquer medicamento é questionar acerca da sensibilidade prévia ao mesmo.

Caso não exista, administro e aguarda entre 15 a 30 minutos para detecção e tratamento de possível reacção anafilática.

Caso exista sensibilidade prévia, não administro e falo com o médico prescritor para avaliarmos possíveis opções terapêuticas.

Offline Pedro Godinho Ferreira

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Fevereiro 06, 2009, 21:13:06 »
Acrecesto que não só aquando da administração de penicilinas é que os utentes devem ficar a aguardar algum tempo, os tais 15 a 30 minutos. Deveria acontecer isto para qualquer medicação, mas não é usual.

De salientar a importância de questionar se já houve tomas anteriores da medicação em causa, e se ocorreu alguma situação fora do normal.
Peter Sykepleier din tjeneste

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Fevereiro 07, 2009, 17:37:04 »
Citação de: enfarfr
O que faço com qualquer medicamento é questionar acerca da sensibilidade prévia ao mesmo.

Caso não exista, administro e aguarda entre 15 a 30 minutos para detecção e tratamento de possível reacção anafilática.

Caso exista sensibilidade prévia, não administro e falo com o médico prescritor para avaliarmos possíveis opções terapêuticas.