Autor Tópico: Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central - enfermagem  (Lida 76800 vezes)

Offline CatmLopes

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: VeraR.
Olá colegas,

eu também estou inscrita no centro de emprego mas não me informaram de nenhuma sessão de esclarecimento do PEPAC.

Quanto à média do 12º ano, devemos colocar no site a média do ensino secundário com ou sem a média dos exames nacionais? alguem sabe?

obrigado

Olá colega,
Eu já fiz a minha candidatura, no meu certificado de habilitações do 12º ano está escrito que a média de final de curso foi 17, portanto, foi essa que coloquei. Penso que é só isso!

Offline CatmLopes

• Membro
    • Ver Perfil
Eu considerei conferências, seminários, congressos, outras formações no âmbito da saúde como formação profissional, dado que são acções em que participei além da minha formação académica.
Não sei se estarei correcta, a meu ver penso ser assim.

Offline MartaMatos

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://pt.linkedin.com/pub/marta-matos/59/7a2/409/
Citação de: lankince
Eu considerei conferências, seminários, congressos, outras formações no âmbito da saúde como formação profissional, dado que são acções em que participei além da minha formação académica.

Bem eu apenas coloco essas formações como disse anteriormente, pois aí normalmente recebe-se um certificado de formação profissional. Seminários e congressos não sei, mas relativamente às conferências apenas tenho certificados de presença, o que penso que não seja a mesma coisa que formação profissional.
Marta Matos

Offline ENFMRMT

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Colega catmartins22 ... não acho que tenha razão... pois se calhar o meu curso é mais recente que o seu...terminei-o em recentemente!!! Se fui estudar com uma idade mais avançada não quer dizer que seja mais nem menos que os mais novos!!! A oportunidade a dar devia ser aos recém licenciados, mas todos... e a idade não havia de ser critério de exclusão... se continuar assim, terá de haver em breve alterações, pois cada vez mais se vai estudar mais tarde... não tem lógica nenhuma a idade ser um critério... ainda me considero "Jovem" e pratico os meus cuidados de saúde tão bem ou melhor que colegas mais jovens!!!!

Offline catmartins22

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://facebook.com/martinscat
Citação de: ENFMRMT
Colega catmartins22 ... não acho que tenha razão... pois se calhar o meu curso é mais recente que o seu...terminei-o em recentemente!!! Se fui estudar com uma idade mais avançada não quer dizer que seja mais nem menos que os mais novos!!! A oportunidade a dar devia ser aos recém licenciados, mas todos... e a idade não havia de ser critério de exclusão... se continuar assim, terá de haver em breve alterações, pois cada vez mais se vai estudar mais tarde... não tem lógica nenhuma a idade ser um critério... ainda me considero "Jovem" e pratico os meus cuidados de saúde tão bem ou melhor que colegas mais jovens!!!!

Colega por isso eu disse q por um lado compreendia o q quer dizer. Na minha opiniao o mais certo seria contemplar os recem licenciados, com o curso completo ha menos de um ano mas q abrangesse todas as pessoas nessa situacao. Ou seja o criterio major deveria ser recem licenciado.

Por outro lado eu tmb entendo o q eles querem fazer q e promover o emprego jovem. So nao o estao a fazer de forma adequada. De qualquer maneira louvo a iniciativa mas como em tudo e repleto de injusticas.
Be careful, I might be your nurse someday! :)

Offline CatmLopes

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: MartaMatos
Citação de: lankince

Bem eu apenas coloco essas formações como disse anteriormente, pois aí normalmente recebe-se um certificado de formação profissional. Seminários e congressos não sei, mas relativamente às conferências apenas tenho certificados de presença, o que penso que não seja a mesma coisa que formação profissional.

Pois, isto depende sempre da interpretação de cada um, eu tenho conferências etc ..em que participei que aparece após a descrição da mesma, "horas de formação: X" por exemplo.
Vamos ver o que eles decidem com isso..  :P Enfim

Offline CatmLopes

• Membro
    • Ver Perfil

Eu concordo consigo, penso que esta oportunidade não deveria ter em conta a idade, até porque tinha colegas de curso com essa idade, que acabaram o mesmo também no passado mês de Julho de 2012.. mas enfim não vale a pena uma pessoa se alongar nos comentários...  :)

Offline CláSofi

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Citação de: catmartins22

Colega por isso eu disse q por um lado compreendia o q quer dizer. Na minha opiniao o mais certo seria contemplar os recem licenciados, com o curso completo ha menos de um ano mas q abrangesse todas as pessoas nessa situacao. Ou seja o criterio major deveria ser recem licenciado.

Por outro lado eu tmb entendo o q eles querem fazer q e promover o emprego jovem. So nao o estao a fazer de forma adequada. De qualquer maneira louvo a iniciativa mas como em tudo e repleto de injusticas.

Não concordo com a sua opinião. Iniciativas deste género não deviam ser só para RL que terminaram o curso há menos de um ano. Não acha injusto que assim seja? Visto que há muitos Enfermeiros que terminaram o curso há mais de um ano que merecem também uma oportunidade?

Offline catmartins22

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Colega um recem licenciado so o e no primeiro ano apos conclusao do respetivo curso. E essa a definicao. Se devia ser para todos? Secalhar devia mas isso e uma questao de opiniao e ai eu tenho a minha e a colega tem a sua. Concordo com a colega que diz q a idade n deve ser motivo de excludao pela razao de q ha recem licenciados com mais de 30 anos. Agr quanto ao resto e tao injusto quanto os concursos serem so para enfs com  experiencia publica previa.
Isto e so a minha opiniao, respeito as vossas asdim como agradeco o mesmo em relacao a minha.
Cumprimentos colegas!!

Offline Lau *

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Alguém me sabe dizer se a ficha ENES serve como certificado do ensino secundário? Não tenho mais nada que comprove essa situação.

Offline marco89

• Membro
    • Ver Perfil
O que pretende com as horas de cidadania??Alguém sabe?
OBGD

Offline catmartins22

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Citação de: Lau *
Alguém me sabe dizer se a ficha ENES serve como certificado do ensino secundário? Não tenho mais nada que comprove essa situação.

tambem gostava de saber, acabei o secundario em 2007 e nessa altura nao nos davam certificados, so tenho a ficha enes que usei pra ingressar no ensino superior :S

Citação de: marco89
O que pretende com as horas de cidadania??Alguém sabe?
OBGD

se fizer voluntariado por exemplo, sao as horas que dispendeu no mesmo numa declaração passada pela entidade a quem presta esse voluntariado...

Offline Aninhas...

• Membro
    • Ver Perfil
Tenho estado a fazer a candidatura e tenho algumas dúvidas:
- qt à média de final de 12ºano: para aqui pedem a média arredondada às décimas, mas no entanto, e segundo o certificado e outros documentos, a média final de 12º é um nº só (sem casas decimais), e a média para ingresso ao ensino superior é k tem casas decimais...qual é k afinal se coloca?
- qt à formação profissional: devo incluir cursos, simpósios, fórum, e participação em formações e dias temáticos (expl: dia da criança,...) dados na escola? Há uns certificados k ñ têm nº de horas de formação..contudo tenho o programa das formações com todo o horário...coloco estas horas de acordo com o programa?
- qt à cidadania activa: já fiz voluntariado com  idosos, mas foi durante 1 mês e só 1 a 3 dias por semana, e ñ tenho nada k comprove; apesar de ter feito este voluntariado ñ o coloco, né? Também faço outro voluntariado, no entanto ñ tem a ver com a saúde, é com animais, e ñ tenho nada k comprove, fica de fora, né?

Offline catmartins22

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Citação de: Aninhas...
Tenho estado a fazer a candidatura e tenho algumas dúvidas:
- qt à média de final de 12ºano: para aqui pedem a média arredondada às décimas, mas no entanto, e segundo o certificado e outros documentos, a média final de 12º é um nº só (sem casas decimais), e a média para ingresso ao ensino superior é k tem casas decimais...qual é k afinal se coloca?
- qt à formação profissional: devo incluir cursos, simpósios, fórum, e participação em formações e dias temáticos (expl: dia da criança,...) dados na escola? Há uns certificados k ñ têm nº de horas de formação..contudo tenho o programa das formações com todo o horário...coloco estas horas de acordo com o programa?
- qt à cidadania activa: já fiz voluntariado com  idosos, mas foi durante 1 mês e só 1 a 3 dias por semana, e ñ tenho nada k comprove; apesar de ter feito este voluntariado ñ o coloco, né? Também faço outro voluntariado, no entanto ñ tem a ver com a saúde, é com animais, e ñ tenho nada k comprove, fica de fora, né?

quanto à media de 12º, ela vem em décimas sim, pelo menos na ficha ENES vem sempre arredondada às decimas.
quanto aos cursos, a colega tem de se reger pelos 10 certificados que eles permitem comprovar, escolha aqueles que se relacionam com a area a que se candidata. nao se esqueçam que isto nao é so um estagio para enfermeiros e as candidaturas servem para muitas areas de formação!!!
quanto ao voluntariado, se nao tem como comprova.lo nao ponha, ponha so aquele que consegue declarar... e nao faz mal ter a ver com animais, ações de bom cidadão podem ser de várias naturezas!!!!!

cumprimentos e boa sorte :)

Offline gutox6

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Experiência Profissional e Formação Profissional, tem que ser na nossa área, ou contam outras áreas?

A formação profissional tem que ter obrigatoriamente horas né?