Autor Tópico: Este tópico é para qd a FNAEE se reunir para o ENEE  (Lida 5564 vezes)

Offline maumau

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Este tópico é para qd a FNAEE se reunir para o ENEE
« em: Maio 30, 2007, 13:42:32 »
Este tópico é para qd a FNAEE se reunir para o ENEE...

(Nao estando a descriminar o pessoal que nao alinha nisso pq para opinar sobre este topico é preciso diga-mos expeiencia de enee)

Continuando... Venho propor que deixem sugestoes sobre eventuais sitios em que possam ser realizados enee... E propostas para estes serem melhorados....

A minha proposta é sem duvida realizar um enee no algarve, e porquê? O enee realiza-se normalmente em maio, epoca baixa no algarve, o tempo é provavelmente o melhor... (argumentos contra? ............deixa-me pensar?........... Hum........ Nao há) vamos votar no algarve....

Sugestoes para ser melhorado...

Mais barracas de bebidas
As bebidas mais baratas... Ou enao fazer promoçoes de paques de 10 ou 20 bebidas...
Cartaz é sempre relativo... Mas tentar por uma banda que bombe nessa altura... Eu sei que pode ficar caro...
Tem de existir electricidade
As casas de banho sao naquela... O pessoal diz ai e tal nos enee estamos sempre bue da tempo nas filas para o duche... É verdade mas podem aproveitar este tempo para conversar com os colegas ao lado e é sempre uma boa forma de conhecer pessoal...

E agora o mais importante a meu ver. Fnaee vamos fazer um enee exclusivamente com estudantes e profissionais de enfermagem.... Esta ideia surge no contexto de unificar mais o pessoal de enfermagem... Eu sei que a pessoal que nao pode passar sem a cara-metade... Mas vamos tentar...
Esta proposta tem vantagens nomeadamente:
Saberiamos que todo o pessoal que encontravamos era de enfermagem;
Nao haveria penetras, que por varias vezes foram foco de perturbaçao;
Seria mais seguro;

O unico incoveniente era o pessal que namorasse com pessoal de enfermagem e nao fosse de enfermagem nao pudesse ir, mas isso é apenas uma semana e pensa que o vosso relacionamento nao ficaria afectado.
Este aspecto podera levar a que os preços sejam inflacionados, mas penso eu, por mais cinco euros a cada um isso ficaria resolvido

A excepçao seria apenas o marido ou a esposa de algum estudante/profissional de enfermagem pudesse participar... Axo que esta exepçao é credivel...

Peço a todos que leiam este topico e opinem...

De: maumau_est_enf_finalista

Offline Raul Fernandes

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #1 em: Maio 30, 2007, 15:11:19 »
Caro MauMau

Parece-me que estás a perder um pouco o objectivo do ENEE.

Quando pensas no ENEE apenas como um festival de verão para estudantes de enfermagem e enfermeiros, perdes a visão global do objectivo com que ele foi criado.

Uma das coisas boas do ENEE é que permite a cada Associação de Estudantes de Enfermagem do País mostrar a sua zona e não mostrar apenas as zonas com sol e praia.

Assim todos os anos mudamos de sítio porque todos os anos uma (ou mais) ae's decidem mostrar a sua zona (infelizmente ultimamente apenas no litoral). E com chuva ou sem ela cada enee é único também por isso.

Se és finalista, como dizes, aconselho-te a dares um salto a tua ae e pedires para ver como é a escolha de uma CO-ENEE. Pode ser que eles te levem a AG ordinária da FNAEE onde isso é decidido. Acho que te ajudava a mudar a imagem que tens do enee.

Ao contrário do que pensas uma organização do enee é muito mais do que organizar concertos, barracas de cerveja e rezar para que não chova.

Offline Enf.Pipa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 30, 2007, 16:25:25 »
Na minha opiniao o Enee deve percorrer todos os cantos de portugal, e nao devemos escolher o sitio so pk tem praia e calor...pk nao há melhor prova do ke a deste ano k mesmo com mtaaa xuva e frio, o espirito de ENEE nao se rendeu!!Foi simplesmente um encontro diferente...k ficara sp na memoria... e é esse um dos seus objectivos!
Qto a condiçoes:
-Mais casinhas de banho, ou mais xuveiros com água quente!!!Para evitar as gripes!!
De resto continuem assim...k o ppl adora!!!

:D

Offline maumau

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Caro colega raul
« Responder #3 em: Maio 30, 2007, 19:11:11 »
Caro colega

Penso que desconheças a geografia de Portugal, uma vez que ovar, nomeadamente o furadouro nao é propriamente Viseu, nem a sua zona... axo eu...
Ja que 2005 foi organizado em monte gordo pela, se nao falha a memoria, AE da Escola Superior de Enfermagem de CalousteGulbenkian de Lisboa... que realmente é a praia mais proxima de lisboa...
e em 2006? pela cruz vermelha de lisboa... esse enee foi mesmo no centro de lisboa comparando que monte gordo é periferia. vila gale - ALENTEJO é mesmo centro.

Eu acho bem variar de sitio para sitio se realmente o objectivo fosse mesmo mostrar o patrimonio de cada cidade ou zona... mas por constataçao dos factos... parece-me que nao... mas podera a se-lo a partir deste ano...

Relativamente a escolha do sitio do enee 2007 penso que o coenee de viseu tinha proposto outro sitio sem ser o fura... mas que fnaee recusou. se eu nao me engano axo k foi vieira de leiria... (isto é que nao tenho certeza)... mas talvez tu saibas? certo

Eu sou um amante do enee e desde da primeira vez que fui, nunca mais parei, tendo uma vez sido prejudicado em estagio por ter ido... e nao vejo apenas o enee como um festival... mas muita gente ve apenas como tal... e cabe aos COENEE cativar aos profissionais/estudantes a ver isso como tal...
nomeadamente restringir o acesso apenas de profissionais/ estudantes de enfermagem aos enee com eu referi no post publicado anteriormente...
e a realizar activades pedagogicas mais interessantes... e que os participantes participasse por vontade propria, nao sendo obrigados a frequentar as palestras para obterem o certificado para justificar as faltas.

Nos enee em que eu participei nunca vi por exemplo um local onde se pudesse deixar sugestoes sobre o enee... nunca me foi questionado atraves da minha ae, sendo ela que faz o cambio de informaçao entre a fnaee e outras associaçoes de estudantes e os alunos da minha escola (ou devia) e nunca houve um referendo a dizer ai e tal... o k axas que seria uma conferencia pertinente? eu diria e disse... tratamento de feridas...
penso que o mal global dos estudantes de enfermagem pelo o que eu conheço é nao gostarem de se envolver, gostam de tudo feito... por isso deve as AE estimular os seus estdantes a participarem nas actividades...

e relativamente ao ver como um festival que tb vejo como tal é uma ponto a favor para cativar os estudantes... e em vez de todas as conferencias serem de dia porque nao fazer uma por exemplo no recinto dos espectaclos... sera de louco ou inovador... cabe a voces decidirem

Mas isso é apenas a minha opiniao... provavelmente dicordas do que eu disse ou nao?

saudaçoes academicas caro colega raul e para os restantes membros deste forum

Offline Leugim

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 30, 2007, 19:14:01 »
Caro Colega maumau_est_enf_finalista

Eu infelizmente não fui a nenhum ENEE, mas tal não implica nem se relaciona com o facto de puder ou não dar a minha opinião de como pode e deve ser o ENEE... Digo infelizmente porque fui sempre impedido de ir ao ENEE quer por doença, quer por falta de acordo com os responsáveis de estágio, pois na minha escola não tinhamos (e ainda não têm) dispensa na semana do ENEE e, ainda por cima, o Enterro da Gata é 2 semanas antes...

Seja como for, nestes últimos anos tem sido sempre praia, praia e mais praia... Não tenho nada contra as praias, simplesmente acho que se banalizou o ENEE, pois existe uma associação entre o ENEE e férias na praia... Por isso uma das sugestões seria campismo, por exemplo no Parque Nacional da Peneda Geres. Para os assérridos amantes da água há as lagoas e os rios. Para além disso têm percursos pedestres e animais selvagens ao vivo e a cores. Os colegas das outras regiões que se prenonciem, cada um puxa à brasa a sua sardinha...

Miguel Oliveira

Offline maumau

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
caro colega miguel
« Responder #5 em: Maio 30, 2007, 20:10:38 »
Peço desculpa, se feri susceptibilidades ao excluir estudantes e profissionais de enfermagem que nunca participaram num ENEE na minha abordagem inicial sobre o tema. mas esta minha atitude prende-se com o facto de uma pessoa viu dizer é diferente de dizer que viu. ou seja nao se pode comentar algo pessoalmente se a pessoa nao viveu esta experiencia. Relativamente ao facto de nao poder ires em relaçao ao facto de estares doente é algo k nao podes evitar... mas relativamente ao facto da tua escola nao dar dispensa, tens o dever de pressionar a tua escola atraves dos meus ao teu dispor nomeadamente AE que serve para defender os teus direitos... se isso nao acontece cabe a ti seres um membro mais activo e lutar por algo que acreditas...

"A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes"-Karl Marx

saudaçoes caro colega

Offline Leugim

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Maio 31, 2007, 11:59:22 »
Tentamos... Mas a escola recusou todas as nossas propostas... Alguns foram mas com faltas no estágio... Alguns conseguiram compensar, outros não...

Actualmente não sei como está, mas essa batalha já não é minha... Terão de ser os alunos a batalhar...  :!:

O ENEE... Não sei se alguém se lembra, mas há 2 anos atrás o ENEE recebeu uma visita do programa Extase da SIC, o jornalista foi o Nuno Eiró...

Miguel Oliveira

Offline carlacoelho

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Maio 31, 2007, 22:41:19 »
já ouvi falar k o proximo encontro seria em sesimbra......mas suponho k sejam boatos!!!!

Offline MFC

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Junho 02, 2007, 09:03:04 »
Já não sou estudante há alguns anos. Apesar disso ainda me lembro bem como era organizar um ENEE, no qual só iam estudantes de Enfermagem...
Felizmente fiz, com outros colegas da altura, um enorme esforço para que todas as escolas de enfermagem do pais tivessem AE. Só assim foi possivel criar a FNAEE.
A Federação e os ENEE já têm uma historia ...isso enche-nos de orgulho.
Seria até interessante pôr alguns "séniores" a contar aos mais novos como aconteceram as coisas.
Deixo a sugestão.
E olhem, independentemente do local onde se realiza o encontro,  se é em Portugal...é em casa.
Mas porque não sair do litoral e ir para o interior? É uma forma de aumentar o conhecimento dos que ainda não viram mais nada além dos 50 Km de espessura junto à costa. Sou insuspeito porque sou de Lisboa.

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #9 em: Junho 03, 2007, 23:55:49 »
Aproveitando que se fala de ENEE, FNAEE vou falar um pouquinho...

O ENEE não pode ser visto nunca como um festival de verão. Senão em vez de se investir algumas centenas de euros em condições, diminui-se as condições e aumenta-se no gasto do cartaz nocturno.

Como aqui duas pessoas falaram, o ENEE surgiu de uma união de Estudantes para que estes partilhem saber, conhecimento, lamentações, problemas, desafios, lutas...

Foi também a pensar nisto que a FNAEE organizou um logotipo humano no ENEE. Infelizmente e tendo em conta que o tema em sensibilização era os problemas dos estudantes e tendo a participação de pelo menos 3000 pessoas lá, estranharia se o número de participantes nessa actividade não tenha passado o milhar. Já agora podem ver e divulguem o video. http://www.youtube.com/watch?v=P2n-Ei3JfcM

Quanto ao facto do ENEE não sair do litoral. Deparamo-nos com 1 problema sério. Logistica, já não há parques que suportem 5000 pessoas em qualquer lado. Outro problema que se depara é quem vai votar. Se representassem uma AE votariam na proposta que agrade a maioria dos vossos alunos, não é? e essa recai sempre a beira mar.

Apenas uma nota final, para o colega que falou do Enterro da Gata e tendo em conta que este se realiza em Braga, é apenas para informar que os alunos da ESECG já têm dispensa integral para o Encontro de Enfermagem...

Offline anevesf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Junho 04, 2007, 00:40:07 »
Não podia deixar de responder a este tópico uma vez que já passei pela experiência de organizar um ENEE, a Vagueira 2004.
Primeiro que tudo temos sempre q nos lembrar que a essência de um Enee é a partilha de experiências entre os participantes e claro o debate daí a componente científica ser para quem organiza mais importante que o cartaz nocturno.
aliás a história do enee com este formato é muito curta uma vez que este vai na sua XVIII edição e a componente nocturna surgiu em força no ano de 1999 (s não me engano) em Quiaios (Figueira da Foz) organizado pela ESenf. Bissaya Barreto.
Ano após ano é claro que isso atraía ( e muito) cada vez mais participantes até que em 2003 ( Enee mil fontes) chegou-se ao cúmulo de um autocarro do Instituto superior técnico de lisboa "aterrar" na praia do malhão com 70 "boys" lá dentro... coincidência ou não foi o enee em que houve regsito de mais destruição do parque de campismo ( não é que agora não exista).
No ano seguiente já a organizarmos a Vagueira fizemos proposta em assembleia da Fnaee para o preço dos acompanhantes ser inflacionado (foi quando passou para os 75 euros) de forma a tentarmos restringir o evento ao pessoal de enfermagem... mas é sempre complicado uma vez que as Coenee trabalham com outras entidades e há sempre fugas já para não falar nos falsificadores.
Quanto ao facto de ser na praia é muito simples não existem parques de campismo no interior do país com capacidade para receber 5000 pessoas ou mais... se agora já complicam porque não existem tomadas suficientes para os secadores de cabelo imaginem uma semana a tomar banho de água fria!!!
Mas o que realmente importa é participar e rever pessoas , colegas, amigos de outras escolas que se foram conhecendo e so os reencontramos prtaicamente aqui.
Já agora para os "veteranos" nos Enees não acham que cada vez participam menos alunos e mais profissionais? isto dá que pensar.
Saudações

Offline Egimen

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Este tópico é para qd a FNAEE se reunir para o ENEE
« Responder #11 em: Janeiro 17, 2008, 03:00:59 »
Já agora para os "veteranos" nos Enees não acham que cada vez participam menos alunos e mais profissionais? isto dá que pensar.
Saudações

No Furadouro ano de 2007 foi sintomático. Apostava quase num 60% alunos 40% profissionais..era impressionante o numero de profissionais que ai se encontravam...e se tivermos em conta apenas e só o periodo entre as 4/7 da manha essas percentagens invertem!

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
Re: Este tópico é para qd a FNAEE se reunir para o ENEE
« Responder #12 em: Fevereiro 18, 2008, 00:49:20 »
Egimen o Furadouro tem a explicação de estar assim pra chuva e só os do costume e do espírito do ENEE participarem.

Acerca do resto já opinei e sobrescrevo o que a colega ANevesf disse.