Autor Tópico: Uso de Betadine  (Lida 15530 vezes)

Offline natureza

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Uso de Betadine
« em: Outubro 30, 2012, 10:49:25 »
Olá a todos!

Desde já deixo o meu sincero obrigada pelas contribuições que todos de uma forma ou outra vão deixando.

Quanto à minha dúvida, há uma questão que me inquieta um pouco. Já vi documentado que o uso de Betadine para a desinfeção de feridas (por ex. traumáticas) é desaconselhado, pois é toxico, retarda a cicatrização, etc. Mas por outro lado, esta prática vai-se mantendo inclusivé em vários manuais. Assim sendo, gostaria de saber a vossa opinião e se possivel a bibliografia que sustentásse qual o melhor procedimento (o seu uso ou não). Gostaria de salientar que o mesmo tratamento pode não surtir o mesmo efeito em diferentes pessoas e desta forma o tratamento de feridas não é tão linear, mas se me pudessem ajudar com os pros e contras do uso de Betadine agradecia  ;)

Obrigada!

Offline EnfIvo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Uso de Betadine
« Responder #1 em: Outubro 31, 2012, 19:13:30 »
Olá ;)
Basta ler no frasco de Betadine, que este é de uso externo ;)

Offline natureza

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Novembro 02, 2012, 09:07:22 »
Olá!!
Sim eu sei que é para uso externo e nunca foi minha intenção utiliza-lo de outra forma!
Como disse, gostaria de saber os prós e contras do uso de betadine no tratamento de feridas, sendo a sua utilização por via tópica.
Obrigada!

Offline EnfIvo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 04, 2012, 18:55:28 »
Mas aí é que está..."uso externo", ou seja não o deves aplicar em feridas, apenas em pele integra (por exemplo, na desinfecção da mesma antes de uma cirurgia)!

O betadine para além de ser citotóxico, tem uma duração de actuaçao reduzidissima ;)

Offline natureza

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Novembro 05, 2012, 09:27:40 »
Obrigada!!  ;)

Offline AmiDeMa

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Dezembro 08, 2012, 14:11:28 »
Dando continuidade ao tópico...
É certo que a iodopovidona (solução cutânea) não deve ser aplicada em feridas (causa atraso na cicatrização devido à sua toxicidade)...no entanto, na sua forma de pomada a iodopovidona apresenta-se numa concentração de 10%, e essa sim está indicada em feridas conforme indicado pela sua marca comercial. Além da pomada que referi anteriormente temos também as compressas impregnadas em iodopovidona.

PS: Corrijam-se se estou errado...

Cumprimentos
Estudante de Enfermagem: 3º Ano/ 2º Semestre

Offline LuisMatos&JoanaOliveira

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Dezembro 09, 2012, 22:45:56 »
Boa noite caros colegas,

Também concordo com o que disseram. O uso de desinfectante para feridas que não estão infectadas/inflamadas, no meu entender, nao vamos ganhar absolutamente nada com a aplicaçao daquele produto.
Na minha pratica diária, por exemplo, feridas traumáticas limpas, feridas cirurgicas limpas, NUNCA utiizo antissetico, mas apenas, SF.

No entanto deixo a justificação na qual me baseio:

"Bacterial impact on wound healing" AWMA 2011, pag 11 e 12

"Antiseptics, iodine, povidone iodine and traumatic wound cleansing" Muhammad N Khan, Abul H Naqvi , July 2005,

"Povidone-Iodine Solution in Wound Treatment", Robert I Burks,, Downloaded from http://ptjournal.apta.org/ by guest on October 30, 2012

"The Role of Iodine in Antisepsis and Wound Management : A Reappraisal". Review article. Acta chir belg, 2003, 103, 241-247, G. Selvaggi, S. Monstrey, K. Van Landuyt, M. Hamdi, Ph. Blondeel

"Wound Management - Aseptic"Date of issue: Nov 2008
Version No: 4
Date of Review: Nov 2010
Author: Liz Mcloughlin

Cumprimentos

LuisFilipeMatos
Cumprimentos,

LuIs FiLiPe MaToS

Offline ebarroso

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Março 02, 2013, 22:16:25 »
Olá pessoal, gostaria de fazer uma pergunta aos tantos enfermeiros que por aqui comentam e que ajudam pessoas com dificuldades. Numa ferida de lenta cicatrização como a ferida cirúrgica de um quisto pilonidal é aconselhável o uso de betadine para desinfectar? É que eu já é a segunda infecção que tenho no meu "buraco" e gostava de encontrar uma solução para "prevenir" infecções. Existe algum produto que não seja "tóxico" ao organismo?
Agradecia ajuda.

Cumprimentos,

Eduardo Barroso

Offline enf.jsantos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Março 12, 2013, 12:25:02 »
Citação de: ebarroso
Olá pessoal, gostaria de fazer uma pergunta aos tantos enfermeiros que por aqui comentam e que ajudam pessoas com dificuldades. Numa ferida de lenta cicatrização como a ferida cirúrgica de um quisto pilonidal é aconselhável o uso de betadine para desinfectar? É que eu já é a segunda infecção que tenho no meu "buraco" e gostava de encontrar uma solução para "prevenir" infecções. Existe algum produto que não seja "tóxico" ao organismo?
Agradecia ajuda.

Cumprimentos,

Eduardo Barroso

Geralmente numa ferida o material que deve aplicar deve ser compatível com o estado em que a ferida se encontra. Isto é manter um balanço em termos de humidade, se a ferida for muito exsudativa provavelmente controlando o exsudado com uma hidrofibra ou um alginato de cálcio não terá depois de partir para um controle com um penso como os anteriores mas com prata. Se a ferida não tiver problemas de exsudado poderá utilizar sempre um penso imprgando com iodo inicialmente, e se tal não surtir efeito um penso que contenha prata. Claro que por vezes só o material que utilizamos não resolve e só mesmo a utilização de antibioterapia como coadjuvante permite a resolução da situação.