Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - Luisa

Páginas: 1 [2]
16
Cuidados Gerais / Re: Ensino do suporte básico de vida
« em: Outubro 06, 2007, 15:50:30 »
Acho uma boa ideia uma vez k considero k toda a população deveria ter formação em SBV e primeiros socorros.

Já agora, será k o colega martaejorge nos poderia falar da formação k fez em SBV e SAV, e onde a tirou?

17
Cuidados Gerais / Re: Importância da língua gestual em enfermagem
« em: Outubro 02, 2007, 19:23:11 »
Eu so conheço no porto. Na associação de surdos do porto e na faculdade de psicologia da universidade do porto, organizado pela associação de estudantes e certificado pelo iqf e pela associação de surdos.

18
Cuidados Gerais / Re: Importância da linguagem gestual em enfermagem
« em: Outubro 01, 2007, 23:07:03 »
Antes de mais, gostava só de alertar os colegas k se trata de uma Língua (como por exemplo a Língua Portuguesa) e não linguagem gestual.

Eu já frequentei um curso de língua gestual portuguesa, e foi com muita pena k nao pude terminá-lo por incompatibilidade de horários.

Quanto ao tema, e na minha opinião, todos deveríamos ter umas noções de língua gestual uma vez que é falada por uma percentagem consideravel de portugueses (deduzo k deva ser a segunda língua +falada em portugal, corrijam me se tiver errada!). kem sabe incluí-la mesmo no programa das escolas (escolaridade obrigatória)...

19
Assuntos laborais / Re: Concursos
« em: Setembro 28, 2007, 18:35:03 »
Tb eu sou recem licenciada, e gostava de colocar uma questao aos colegas.

Na vossa experiência, é normal nos outros anos esta chuva de concursos por esta altura, ou acham que é uma consequência da lei de 31 de julho?

É k eu não tinha noção k era assim...

20
Novidades / Re: Apoio Domiciliário no Porto.
« em: Setembro 24, 2007, 23:00:50 »
Subscrevo o que os colegas disseram. E como sou do Porto...

21
Eu escolhi psiquiatria por ter sido o estágio no kual me senti mais realizada em todo o curso...

22
Olá a todos!

De facto não tenho conhecimento sobre esse tipo de visitas, mas entendo k terá muitas vantagens. Penso k poderá ser viável no nosso país num futuro próximo, cada vez mais precisámos deste tipo de projectos na Enfermagem, e uma forma de aprender será através da experiência de outros países.

Relacionado com este tema, lembro-me de ter visto aqui há uns tempos num canal tipo discovery ou odisseia um programa onde uma Enfermeira ia a casa de famílias k tinham algum tipo de problema com o bebé/criança. A Enfermeira possuía visivelmente muitos conhecimentos sobre a área de Saude Infantil e ficava em casa das famílias para ensinar a educar/resolver o problema/dificuldade. De momento não me lembro assim de nenhum exemplo. Espero nao tar a dizer nenhuma mentira, já foi há bastante tempo, se alguem me kiser corrigir...

Confesso k fikei surpreendida com o facto de fazerem um programa de TV com uma Enfermeira como protagonista (infelizmente sabemos k a representação social da Enfermagem não é lá grande coisa, pelo menos no nosso país...). Achei um programa muito interessante e acho k é deste tipo de iniciativas k precisamos. Isto é k é verdadeiramente Enfermagem, na minha opinião, e é neste sentido k nos deveríamos dirigir.

Abraço

23
Cuidados Gerais / Re: Técnica Insulina
« em: Agosto 20, 2007, 23:48:56 »
Olá!

Quanto à preparação de insulina, ja vi de duas formas.

Na escola aprendi a aspirar a quantidade certa de insulina e não trocar de agulha para administrar a quantidade certa (pk o k ta a mais na agulha, tb la fica kd empurramos o êmbolo).

Numa unidade de cuidados intensivos onde estagiei, os enf aspiram cerca de 4U de insulina a mais (para a agulha), aspiram ar d forma a preencher a agulha, trocam de agulha, e preenchem tudo com insulina. Por exemplo, se kero administrar 6U, aspiro 10U e ao preencher td marca 6U. A justificação k me deram foi q o fazem para picar o doente com uma agulha o +esterilizada possivel, em vez de o fazer com uma agulha k esteve em contacto com a borracha do frasco d insulina k está em contacto com o ambiente (especialmente um ambiente como o dos cuidados intensivos). Mesmo a desinfecção da borracha com álcool nao é 100% eficaz e danifica-a.

Na minha opinião, nenhum deles está mal, apesar da segunda forma ser +correcta k a primeira. Justifica-se principalmente em locais como unidades de cuidados intensivos. A unica desvantagem (relativa) é o gasto de +1agulha.

Abraço

24
Cuidados Gerais / Re: Trabalhar em "Medicina no Trabalho"
« em: Agosto 18, 2007, 23:40:57 »
Olá!

Muito obrigada Enf.Pipa, foi realmente uma boa ajuda.
De facto, nao tinha conhecimento k houvesse enf a prestar serviços em várias empresas, como referiu, e já tenho uma noção +clara sobre o k é trabalhar em medicina do trabalho.

O meu caso é tb pa estar fixa numa empresa. Parece-me aliciante este tipo d trabalho, uma vez q as possibilidades sao muitas com a população de k se dispoe, e sempre me interessaram os cuidados d saude primários. só é pena, de facto, ser a recibos verdes...

Obrigada, mais uma vez!

25
Cuidados Gerais / Re: Trabalhar em "Medicina no Trabalho"
« em: Agosto 17, 2007, 16:39:42 »
Olá!

Tb estou interessada em Enfermagem do trabalho, uma vez que me surgiu a possibilidade de iniciar funções numa empresa. Partilho as mesmas dúvidas que o jafs. Como o tópico tem tado inactivo, gostaria que, se for possível, contribuissem com relatos ou informações sobre o assunto.

Pelo k me pude aperceber, esta é uma área pouco desenvolvida aqui em Portugal (ao contrario do q acontece em paises, como p.e., os EUA, onde existem enfermeiros do trabalho ha cerca d 1seculo). Mesmo no curso-base (plo menos na minha escola), é pouco falado...

Obrigada.

Páginas: 1 [2]