Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - susy4

Páginas: [1] 2 3 ... 8
1
Reabilitação / Re: lesoes no desporto
« em: Outubro 20, 2013, 00:01:06 »
CEFAD tem formaçao nessa area.

2
Cuidados Gerais / Re: Enfermeiros Reikianos
« em: Março 09, 2012, 00:34:35 »
peço desculpa por reavivar este topico. Mas gostaria de saber se têm conhecimento de cursos na zona centro, em que os mestres sejam crediveis....
Grata

3
Enfermagem e Politica de Saúde / Re: SEP a funcionar ilegalmente?
« em: Novembro 18, 2010, 23:27:51 »
Eu comento...nao sou delegada nem dirigente..fui socia e ainda bem que saí...

Se se confirmar ser confirmado a ilegalidade das decisoes do SEP acho que deveria ser interposto um processo crime por danos morais a esta instituição...eles usaram o bom nome dos enfermeiros sócios e não só, estando a cometer ilegalidades, e para além disso receberam cotas...não sei até que ponto isso não é fraude fiscal.
Enfim...uma vergonha.Ainda bem que ja nao sou sócia.

4
Cuidados Gerais / Re: Gestão do regime terapêutico
« em: Outubro 25, 2010, 23:20:09 »
Fundamentação:
•   “ Gestão do regime terapêutico  é um tipo de comportamento de adesão com as características específicas: executar as actividades, cumprindo um programa de tratamento da doença e das suas complicações, actividades essas que são satisfatórias para atingir objectivos específicos de saúde, integrarem actividades para tratamento ou prevenção da doença na vida diária”. A gestão do regime terapêutico engloba a tríade: hábitos alimentares, exercício físico e regime medicamentoso.
•   “ Gestão do regime terapêutico  é um tipo de comportamento de adesão com as características específicas: executar as actividades, cumprindo um programa de tratamento da doença e das suas complicações, actividades essas que são satisfatórias para atingir objectivos específicos de saúde, integrar actividades para tratamento ou prevenção da doença na vida diária”
•   Pereira (2006) , explica que:
face a uma situação de doença, que implica frequentemente mudanças nos hábitos de vida, nem sempre as pessoas integram essas alterações de forma eficaz, resultando daí riscos em termos dos objectivos de saúde e de prevenção de complicações. Face a esta situação o enfermeiro ajuíza o fenómeno como uma gestão do regime terapêutico ineficaz. Pressupõe-se o desempenho, por parte da pessoa de um conjunto de comportamentos/actividades, que se regem por determinados princípios e indicações terapêuticas, de forma a diminuir o impacto da situação de doença na sua vida. A primeira condição para que alguém adopte ou mude determinados comportamentos é a posse de informação necessária sobre o que mudar e porquê mudar.
•   A educação terapêutica representa uma das principais estratégias terapêuticas na Diabetes Mellitus e um novo marco para a obtenção de ganhos em saúde, pelo que deve ser encarado como uma parte fundamental do plano terapêutico da diabetes. Considera-se insuficiente instituir medicação, fornecer informação e competências técnicas sem que se realize um sério investimento na motivação e educação das pessoas para auto-gestão da sua doença.
•   É internacionalmente reconhecida a relevância e impacto da educação terapêutica no tratamento eficaz da doença e redução das complicações, dos custos na saúde relacionados com a diminuição de consultas médicas, episódios de visitas aos serviços de urgência, hospitalizações e consumo de fármacos.
•   No entanto no estabelecimento do Diagnóstico de Enfermagem (DE), é necessário complementar com outros Diagnósticos de Enfermagem, que permitam clarificar e direccionar o enfermeiro para intervenções que tenham integridade referencial com o DE formulado.
Do indicador pretende-se saber no período em análise quantos diabéticos passaram a ter acompanhamento de enfermagem na Gestão do Regime Terapêutico, considerando-se por isso o registo de GRT, no período em análise.


Extrato de um documento ...posso arranjar mais referencias
Isto vai de encontro ao que tinha postado antes...de certo que é um pouco ambiguo, mas  parece-me que devemos intervir...temos competencias para dar orientações em termos de exercicio, alimentação, e formas de orientar a toma de medicação. Claro que como  o colega disse as areas sao complementaress com outras profissoes, no entanto acho que é nosso papel como educadores para a saude certificar de que o utente compreendeu e cumpre aquilo que lhe foi estipulado.Nao me parece que estaremos a imiscuirnos de areas especificas e concretas de outras profissoes...p ex eu nao agendo consultas, apenos ceertifico que agendadas.
Julgo que temos preparação academica para podermos realizar muitas desta intervençoes...

5
Cuidados Gerais / Re: Gestão do regime terapêutico
« em: Outubro 23, 2010, 15:22:35 »
Gestão terapêutica no diabético

 - cumprimento de prescrição de medicação
 - cumprimento de cuidados alimentares estabelecidos para aquele utente
 -  cumprimento de actividade física proposta
 -  auto vigilânica ( discutivel segundo alguns autores)
 - frequencia de consultas ( segundo guide lines 4 por ano)


A gestão terapeutica não tem so a vertente do medicamento... e daí ser sem duvida uma area de enfermagem ( é um indicador para avaliação das USF's, que não está em vigor por não ser facilmente operacionalizavel) e  inclui muito daquilo que fazemos em termos de consulta  - a diabetes é só um exemplo.
A gestão terapeutica na minha perpectiva é a avaliação do cumprimento, ou não, de estrategias estabelecidas com o utente para atingirmos os objectivos que queremos ( peso, controle glicemico, dislipidemias controladas, PA controladas,  rastreios oncologicos....enfim...um mundo).

6
A responsabilidade do erro parece-me que será das funcionárias, visto que de consciencia preparou a medicação correctamente. No entanto julgo que deve pedir um parecer á Ordem sobre este assunto.

Se fosse ao contrario...a enf. administrar medicação que não preparou, aí sim seria grave se houvesse um erro...
Demiti-me de uma UCC em que me impuseram isso... alguem ( uma administrativa) preparava a medicação para a semana toda e nós administravamos... recusei faze-lo e acabei por sair, dado que a situação seria irreversivel, e percebi alguns erros - como varfine 3 x dia...ao inves de 3x semana,complexos vitaminicos preparados ( qual a estabilidade dos comprimidos uma semana fora do blister?? eles estarão acondicionados por algum motivo), enfim ...
Espero que a situação se resolva... ameace fazer queixa

7
http://www.portaldasaude.pt/portal/cont ... gencia.htm

Caros Amigos

Ordem dos Enfermeiros, Sindicatos e Associações Profissionais



URGENTE



Um verdadeiro autentico atentado à Enfermagem

Ver o Perfil funcional do Enf.º (pag. 12) vs o do TEPH nomeadamente o Saber fazer.... (pag 15)


Na Pag 17 o TEPH deve SABER FAZER

...

acessos venosos...

lavagens gastricas...

administrar medicações...

...

SEM PALAVRAS - mais uma vez a enfermagem a ser bombardeada de forma indecente e com a complacencia dos nossos responsaveis...

8
ESEBB aka EsenfC - ja passaram quase 10 anos mas ainda trago esta escola no meu coração... Bissaynha para sempre

9
Bem adorei esta sugestão que estava no blog do DR ENF

"Ricardo Ramos disse...
Tive uma ideia!!!

Não são precisos muitos. Um autocarro ou dois chegam perfeitamente. É coisa para um dia.

Já que não nos ouvem em Portugal, vamos protestar à porta da Embaixada de Portugal em Madrid para envergonharmos estes gajos todos.

É fazer uma convocatória pela comunicação social espanhola a dizer que vai haver barulho em frente da embaixada de Portugal.

Pode ser que com a TVE a filmar e a divulgar para a Europa esta forma inédita de protesto, o governo tivesse vergonha na cara, que dizem?"
 

Acho que ate era uma boa ideia

10
Saúde Infantil e Pediátrica / Re: Sexualidade juvenil
« em: Novembro 29, 2009, 09:03:32 »
Este tema foi debatido esta semana na discussão de casos clínicos que habitualmente fazemos na minha equipa.Isto pk  nem a proposito uma mãe foi á consulta de vigilância com uma jovem de 13 anos e um dos temas que costumo abordar, entre outros, é a sexualidade. A jovem de imediato me responde...já sei tudo isso...e eu fico logo de pé atrás....a mãe diz que eles são bombardeados com a informação sobre DST's mas que qd chegasse o momento ela não iria saber o q fazer...e estava preocupada pk até é uma mãe com uma mente aberta mas q haveria outras jovens q ao não ter essa abertura em casa não sairiam esclarecidas deste assunto.
"Tudo bem ... e pk é que acha isso?"...pk a materia é lançada como a matematica ou portugues mas não é trabalhada com os jovens...muitas vezes nem em casa nem na escola...
TPC para a mãe -  falar com a directora de turma para perceber se há outra forma de leccionar esta materia de uma forma mais esclarecedora...
Muitas vezes os afectos são esquecidos ...a importancia das relaçoes afectivas nesta fase é maior do que a parte mais sexual. Até pk eles sabem a anatomofisiologia do aparelho reprodutor desde o 2 ciclo. O saber dizer não, o perceber o poder do nosos proprio corpo, o dar empowerment aos jovens paara fazerem uma descisão consciente. As DSTS são leccionadas de uma forma a que a sexualidade seja muito negativa...é tudo muito mau...para que de certa forma os jovens não iniciem precocemente actividade sexual.

Ah a proposito disto eu tb fiquei com TPC  - descobrir bibliografia interessante para os jovens acerca desse assunto - se alguem souber de alguns titulos de livros interessantes ( nada complicado) para fornecer aos jovens e pais - eu qd tiver alguns depois ponho aqui tb

11
exactamente... e em especial numa area complicada como é a do pé diabetico...

12
Isto não parece tratamento controlado.Dá a ideia de ser um sem abrigo!!!

13
Faz avaliação de IPTB e aplica terapia compressiva se for indicada... se sim vais ter excelentes resultados. isso são ulcerações de estase....a meia elastica adequada também pode surtir algum efeito.

14
Deve-se pensar nos gastos....o que o hidrocoloide vai fazer em cima do carvão activado??? Impermeabilizar??? Nao é essa a função dele.
Concordo que o hidrogel vai aumentar exsudado...dai o carvao activado e a hidrofibra serem boa opção.
Ha um produto excelente para feridas com exsudado e odor ...o carboflex - alginato e carvão activado. Tenho bons resultado com este produto.

15
Assuntos laborais / Re: nível 1 - escalão 114?
« em: Outubro 27, 2009, 19:55:29 »
FOGO ...como é possivel , colegas a começar a sua vida profissional a ganhar exactamente o mesmo que eu ...que estou a trabalhar ha 9 anos....que injustiça.

Páginas: [1] 2 3 ... 8