Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - enf.cat.denis

Páginas: [1]
1
Saúde Materna e Obstétrica / "Foco" - Quem deve avaliar?
« em: Março 09, 2008, 20:28:45 »
Olá pessoal ;)

Sou recém licenciada e comecei à pouco tempo a trabalhar no programa de saúde materna de um centro de saúde da área de Lisboa.
Neste serviço é prática comum os enfermeiros (generalistas) ouvirem o "foco", tanto na ausência do médico como durante as consultas médicas.
Recentemente a chefe do centro de saúde apercebeu-se que eu não ouvia o "foco" e insistiu que eu deveria faze-lo. Face a este "incentivo" fiquei na duvida.

Será que eu deva responsabilizar-me pela avaliação do foco? E se durante uma avaliação, em que o médico não está presente, não se consegue ouvir?

Pelo que eu sei, e recordo das informações transmitidas durante o curso, esta acção não está inserida no leque das competências de um enfermeiro generalista.

Tenho alguma razão naquilo que digo? Existe algum documento que explicite, de forma clara, que a avaliação do foco deve ser realizada exclusivamente por um enfermeiro especialista ou um médico?

Não é que um enfermeiro generalista não sabia ouvir o foco mas numa situação menos linear quem assume a responsabilidade!? ???

Será que alguém me pode ajudar a esclarecer estas duvidas...

Obrigada

Páginas: [1]