Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - Pedro "Poeta"

Páginas: [1]
1
O primeiro requisito para se integrar o GNBE é ser Bombeiro dos quadros ativo ou comando de um Corpo de Bombeiros de Portugal Continental ou Ilhas. Este é o princípio essencial para uma intervenção que assenta na metodologia de suporte de pares, seguindo diretrizes internacionais subjacentes ao suporte sanitário das forças de socorro.

O segundo requisito, diz respeito à habilitação académica superior em Enfermagem. Os conhecimentos académicos subjacentes a esta especialidade garantem a aquisição de competências técnicas de base, inerentes ao cuidado, fundamentadas pelo conhecimento científico.

Missão

A necessidade de segurança é uma necessidade que todo ser humano tem, onde, sentir-se seguro no seu convívio em sociedade, constitui a garantia de segurança pública. O ser humano em sociedade requer da práxis de Bombeiros, a garantia do suprimento da necessidade de se sentir seguro.

O Bombeiro, como homem que é, necessita também de sentir-se seguro para levar a cabo as suas ações. Na sociedade contemporânea, essa segurança é garantida ao providenciar-se a satisfação das necessidades humanas do cuidado.

Tomando o quartel de Bombeiros como um posto de trabalho, podemos antes de mais afirmar com toda a clareza que é indiscutível o papel de um profissional de saúde, como o Enfermeiro (pela sua ambivalência), em matéria de Saúde Ocupacional. Já no que concerne à missão de Emergência Pré-Hospitalar (EPH), amplamente atribuída aos Bombeiros, em 2005, Vieira, Oliveira & Ressurreição salientaram a importância do Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros (REPE) e do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros na resposta às situações de: emergência pré-hospitalar; transportes inter-hospitalares ou intra-hospitalares de utentes efetuados apenas com acompanhamento de um Enfermeiro; utentes transportados pelas Corporações de Bombeiros, com um Enfermeiro tripulante; qualquer situação de emergência que surja nos serviços de internamento, consulta externa ou outro serviço, estando apenas presente o Enfermeiro.

Estes conceitos, por muito dispares que nos pareçam (Saúde Ocupacional e EPH), não são separáveis. No âmbito de Bombeiros, tomando como um dos vários exemplos o testemunho dos Bombeiros da Comunidade Valenciana (Espanha), notamos que aí é dado ênfase ao papel do Enfermeiro não só na prevenção dos riscos de saúde ocupacional, mas também na prevenção das complicações ante as atuações próprias dos Bombeiros, em cada emergência, com a ambulância, “por si tuviera que atender a alguna persona, bien sea bombero o ciudadano” (Consejo de Enfermería de la Comunidad Valenciana - CECOVA, 2012).

Se és Bombeiro e Enfermeiro e pretendes integrar este grupo faz o teu pedido de adesão através do nosso grupo no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/bombeirosenfermeiros/

Grupo Nacional de Bombeiros-Enfermeiros, Portugal

2
Fórum de Discussão e Partilha sobre a Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no Facebook, noticias, eventos e outras publicações.
Basta fazer pedido de adesão e confirmar profissão e local de trabalho.

https://www.facebook.com/groups/310323519018307/


Obrigado

3
Assuntos laborais / Enfermeiros para USF
« em: Maio 28, 2013, 17:19:43 »
Procuram-se enfermeiros(as)  para trabalhar numa USF a iniciar em breve, no ACES Lisboa Central.
Requisitos mínimos e obrigatórios
Ter relação de emprego com a ARSLVT, contrato ou quadro (factor preferencial)

Tem prioridade quem trabalhar no ACES Lisboa Central, visto pedido de mobilidade ser mais fácil.

Enviar cv ou pedido de informação por mensagem

4
Colegas , por determinação do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, o Plano Estratégico dos Recursos Humanos da Emergência Pré-Hospitalar está em consulta pública até 20 de Maio de 2010. É importante que leiam e digam de vossa justiça, aos poucos os enfermeiros vão desaparecer do INEM, o processo está em marcha.

http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/politica+da+saude/discussao/rh+emergencia.htm
http://doutorenfermeiro.blogspot.com/2010/05/plano-de-novas-oportunidade-da.html

5
Dicas de informática e internet / Criação de uma Base de dados
« em: Setembro 27, 2009, 10:32:22 »
Caros colegas reiniciei um novo tópico pois o outro em que o coloque não teve resposta, talvez por ser já muito antigo, (administradores podem apagar o outro). Exerço em part time a minha actividade como enfermeiro num centro médico, no qual com outros colegas iniciamos um gabinete de enfermagem onde realizamos consultas de enfermagem. No inicio elaboramos um ficheiro em papel para fazermos os registos da nossa actividade mas com o passar do tempo e com aumento do numero de utentes e de registos essa forma está se a tornar obsoleta e difícil de gerir pelo que construí uma base de dados em Access (escolhi esta forma pois é a que conheço melhor e domino minimamente). A ideia é ter um pc no gabinete de enfermagem ligado em rede ao pc da administrativa que faz a admissão dos utentes. Como não quero que a administrativa tenha acesso aos dados clínicos dos utentes criei duas bases de dados onde a da administrativa está ligada à principal tendo esta acesso apenas ao formulário com os dados de identificação e contactos dos utentes. As minhas duvidas são as seguintes:
1- Será esta a melhor forma de fazer isto?
2- Coloca-se me outro problema o pc da administrativa possui apenas o Staroffice e eu criei a base de dados em Acess, quando tento converter para o staroffice apenas fico com as tabelas e não aparece a base de dados tal como a construí.
3- O que eu gostaria mesmo era de transformar a base de dados numa aplicação, talvez com linguagem VBA a qual não domino nem sei fazer nada, assim poderia instalar a base de dados sem ter o acess instalado.

Se fosse possível alguém me ajudar nestas questões agradecia imenso, aquilo que eu sei de informática e de acess é puro "autodidatismo", a base de dados ainda está muito imatura pois há coisas que deviam ser feitas com macros para facilitar o processo de introdução de dados e de visualização dos mesmos...por isso toda a ajuda é bem vinda

6
Procuram-se enfermeiros(as) para trabalhar na comunidade sob o modelo de USF:

Critérios de selecção/admissão:

- Vinculo laboral a um centro de saúde/ACES na ARS de Lisboa e Vale do Tejo

Local: Vale da Amoreira/Baixa da Banheira

Vencimento:
- de acordo com a actual carreira de enfermagem, enquanto modelo A.

Enviar currículo vitae, até dia 24 de Junho às 24horas (urgente) para [email:2p294mqi]andreiaesenf@gmail.com[/email:2p294mqi]

Mais esclarecimentos enviem para o email acima indicado.

Páginas: [1]