Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - EnfNessa

Páginas: [1]
1
Hello!!  :)

Estava a ver novidades no Sindicato (que poucas há lol), quando encontrei umas Jornadas que irão ser realizadas em Coimbra em Março com o tema ""Cuidar da pessoa em estado crítico: da avaliação à intervenção especializada"e achei muito interessante.

Vejam em: http://sep.org.pt/images/stories/sep/to ... menota.pdf

(como não encontrei um local proprio para colocar este evento, iniciei tópico...)

2
Visto que esta àrea é de geriatria, nada melhor que falar dos nossos idosos!!

Estas a trabalhar num lar/ hospital/ clinica/ apoios domiciliarios??
Bem, este tópico é feito para ti...

Na maioria dos tópicos aqui descritos, são para revelar o lar ideal, eventos, concursos... e que tal mostrarmos os nossos idosos?? Mostrá-los neste fórum cmo são importantes??

Começo eu, e depois espero que também vocês possam dar um pouco dos vossos idosos...

Estou a trabalhar numa casa de repouso, em que um idoso editou um livro aos 90 anos com o titulo "Poemas de um Sonhador" de A. Ferreira. É uma pessoa que viajou por diversos países, nomeadamente Brasil, que o marcou. Sabe imenso de historia. Actualmente ainda faz poemas (com 97 anos) na sua máquina de escrever.
Através dos seus poemas conhecemos as suas caracteristicas cmo pessoa ;D

Tenho o seu livro (oferecido pelo mesmo), em que vou descrever um dos seus poemas:

Com Boa Disposição

Eu que sempre trabalhei.
agora não faço nada,
levo uma vida de rei.
que pode ser invejada.

É só passear e comer,
isto é uma alegria,
e nas horas de lazer,
também faço poesia.

Leio revistas e jornais,
e tudo mais que aparece,
que nunca acho demais,
quando coisas de interesse.

Ao domingo de manhã,
damos umas voltinhas,
para uma vida mais sã,
e ver umas pombinhas.

Como é pouco o movimento,
dentro das cidades,
para passar o tempo,
vamos ver antiguidades.

E também passo um pouco,
escrevendo aos amigos,
e como anda tudo louco,
assim não corro perigos.


Fico a aguardar...  :-*

3
Diariamente estou em contacto com a população idosa, pelo que me orgulho muito de cuidar destas pessoas, com os seus conhecimentos, alegrias, tristezas e com as quais tenho aprendido pequenas coisas com elas.

Cuido de idosos que sofrem diariamente, ao vê-las pergunto: “para quê? – para quê este sofrimento apesar de todos os tratamentos/ idas ao hospital de urgência? Para quê esta espera pela morte?”.

Alguns idosos passam o tempo a fazer o que gostam: ler, fazer ponto de cruz, renda… realizam actividades… outros estão somente à espera da morte… Custa muito aos cuidadores ver a tristeza nos olhos destas pessoas, custa diariamente ver esta pessoa já não se interessar pela vida, sem se queixar de dores (sabemos que as tem), sem dizer “eu estou aqui…”. É triste ver estes idosos com tantas histórias vividas e presenciadas, deixarem-se morrer ou estar à espera da morte… é triste…


Como profissionais de saúde, gostaria de saber a vossa opinião sobre a eutanásia e as condições em que as defendem… contem um pouco da vossa experiência em relação a este assunto na área de geriatria, pois são pessoas que já viveram tudo e agora só querem um pouco de atenção e tranquilidade… não sofrer…

Beijos
(Tive a verificar se existia algum tópico em relação a este assunto, mas não encontrei, as minhas desculpas aos moderadores se estiver errada…)

Páginas: [1]