Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - vitorefo

Páginas: [1] 2 3 ... 7
1
Obrigado pela partilha.

2
Ensino e Atividades Académicas / Re: Pensos e Feridas
« em: Novembro 11, 2012, 14:14:33 »

3
Cuidados Gerais / Re: Guidelines
« em: Setembro 16, 2012, 18:09:09 »
Olá.
Dê uma olhadela aqui:

http://www.rncci.min-saude.pt/documentacao/Paginas/orientacoes.aspx

O site da rede nacional de cuidados continuados disponibiliza ligações para muitos documentos com informação pertinente para a nossa prática e conhecimento.

4
Olá. Vou-te falar da minha experiência. Fiz ensino clínico de integração à vida profissional em UCI de cirurgia cardio toracica do ex HUC. Foi muito bom em termos formativos e pessoal. Desenvolvi muitos conhecimentos e práticas, pelo que também pude ir executando muitos outros procedimentos, técnicas,...
A equipa dessa unidade que fazia também parte da intermédia e pontualmente da enfermaria sempre disponíveis e colaborantes, em especial a minha tutora. Bem, findo esse ensino clínico senti-me com outra "bagagem", outra postura, mas para te ser sincero com os dois meses de prática que lá tive devo reconhecer que não me sentia suficientemente equiparado a um enfermeiro que terminasse lá uma integração profissional, o que penso ser normal.
Fizeste uma boa escolha acredito, pelo que aproveita a mesma ao máximo e tenta aprender e fazer com empenho e de forma correta todos os procedimentos, técnicas, comportamentos a que te propores.
Considero que esse ensino clínico influenciou ao nível da procura de emprego, quer para fora (Inglaterra), quer em Portugal e um exemplo disso era que as pessoas em conversa sabiam da exigência imprimida num local tipo a UCI CCT.
A tua ultima pergunta leva a uma resposta pouco objectiva, porque é relativo. Há vários locais que podem dar-te bagagens de diferentes tipos, quer em Portugal, quer para o estrangeiro. Mas se pensas já no estrangeiro, se tens algum país em mente aconselho-te a trabalhares o domínio da língua desse, que é importante e a formares-te como um bom enfermeiro, que estará apto para saber como irá gerir as dificuldades do dia a dia que ai virão e a prestar bons cuidados.

Cumprimentos,

Vítor

6
Cuidados Gerais / Re: Horário de 12 h. É ou não legal?
« em: Julho 28, 2012, 12:27:55 »
Documento pertinente para a sua questão.

http://www.portugalglobal.pt/PT/Biblioteca/LivrariaDigital/PortugalSistemaLaboral.pdf

Cumprimentos,

Vítor

7
Cuidados Gerais / Re: Ordem de Colheita Tubos de Sangue
« em: Junho 16, 2012, 20:21:13 »
Boa tarde a todos.

Já por diversas vezes observei neste fórum afirmações ou trocas de palavras inadequadas e impróprias. Só quero ressalvar que para muitos a credibilidade e valorização do FE perde muito com este tipo de situações, e eu em parte compreendo e concordo com o pensamento. Porque tanto é atingido o utilizador que afirma algo insultuoso como é atingido aqueles para quem a mensagem é dirigida. E quantos utilizadores (externos e internos à enfermagem) observam e passam/refletem as palavras cá apresentadas.

Ou sabemos ser Pessoas sérias (adultos)/ Profissionais sérios na forma como usar as palavras, ou então é pertinente não fazer-mos uso delas.

Segundo as regras gerais:

Citar
"Art. 6 Após 3 avisos ao membro abusador, ser-lhe-á interdito o acesso com o seu login no site por o período de 1mês;"

Cumprimentos,

Vítor

8
Olá...

Concordo com os tópicos apresentados. Acrescentaria o papel do enfermeiro recem licenciado na Ordem dos Enfermeiros (e a sua importancia). E o papel da Ordem dos Enfermeiros face aos enfermeiros recem licenciados.
Penso que é o momento de transição para a vida profissional no qual se torna importante conhecer os regulamentos, estatutos e afins da OE...

9
Olá.

Colega PCBV, o soro a que se refere é o mesmo que utiliza para administração de medicação endovenosa?

O correto é utilizar-se um soro de lavagem neste caso especifico. 2 soros de lavagem de 100cc custam mais que um de lavagem de 500cc. E cada caso é um caso, no que se refere ao tipo de lavagem necessária. Um de lavagem de 500cc custa menos que um SF para preparação de medicação + administração EV.

São pormenores que a gestão não tem conhecimento e não é abordado na maioria dos serviços. Nós temos uma papel fulcral na gestão e os "mandantes" deviam saber isso, daí que o país não evolua.

Cumprimentos,

Vítor

10
Cuidados Gerais / Triturador
« em: Janeiro 05, 2012, 20:29:32 »
Ora, boa noite a todos.

No dia a dia uso com frequência triturador de medicação para alimentação por SNG. O mal é que existem medicamentos que são resistentes e o triturador (de plástico tipo vidro) acabar por não durar muito tempo, partindo. O que costumo usar é parecido com este , pelo que anteriormente já usei mais fracos.
O que aconselham/ utilizam? Conhecem algum de inox?

Cumprimentos,

Vítor

11
Olá a todos.

Após ler as diversas intervenções colocadas neste tópico, sinto-me na necessidade de dizer algo.

Basicamente o que discutem é sobre as eleições e o seu processo, mas com pouco conteúdo pertinente. Este processo tem sido discutido muitos meses antes das eleições ocorrerem. Tudo parte da elaboração dos estatutos e aprovação dos mesmos em AGE's. Era preciso um modelo, que foi elaborado, proposto e depois aprovado por quem esteve nessas AGE's. A própria duração da legislatura está definida e o acto eleitoral também o é definido previamente e aprovado em AGE. Nesses momentos foram discutidos os prós e contras do modelo, mas no final algo tinha de ser aprovado e foi. Eu concordo com os colegas (algo que já foi discutido aqui INÚMERAS vezes noutros tópicos) que é preciso desenvolver/evoluir em muitos aspectos dentro da OE. Alguns desses aspectos, objectivamente, até foram apontados por alguns candidatos. Mas tudo tem de partir de alterações bem estudadas e elaboradas, para posteriormente serem apresentadas e votadas a favor em AGE. E quem fala disto, fala de outros aspectos igualmente muito importantes como este, que é o caso do aumento das cotas, cortes na participação de jornadas internacionais/elaboração de revistas em suporte papel , a definição pormenorizada da operacionalização do MDP e o que este envolve, posições que a OE deve assumir e lutar (tal como foi/é o exemplo da luta pela realização de legislação para renovação de certos contratos nos Cuidados de saúde primários), entre muitos mais. Um ponto falado e muito enaltecido na Campanha, foi a importância de aproximar a OE dos enfermeiros. E quem tomou posse está a começar, pelo que não é correto que se comecem já a fazer juízos e pensamentos sobre tudo e mais alguma coisa que se fale ou surja na comunicação social (a meu ver). A meu ver um dos principais aspectos a mudar é o facto de as AGE's não serem sempre em Lisboa (e quem diz AGE's diz jornadas, conferências e outros realizados pela OE)! Mas pelos vistos até isso alguns, conseguiram propor e aprovar para os estatutos, de forma a que uma eventual alteração/marcação de assembleia esta-ordinária seja complexa. E isso já foi muito discutido aqui e entre muitos de nós, e tenho a certeza que os elementos presentes nos órgãos da OE, o sabem. Agora, aguarda-se por uma atitude de mudança.

Colega BV1, tenha atenção às palavras e a forma como as profere em relação ao colega Mauro. Uma coisa é opinião e visão, outra é denegrir, ofender, ameaçar e proferir ideias. Se isto fosse um fórum com acesso restrito a meu ver, o moderador teria uma posição correta em o excluir.

Agora um pensamento pessoal, é que os enfermeiros andam desmotivados face a importância da OE na sua vida profissional e que na actualidade, muitas vezes são obrigados a ter como prioridade lutar para obter algo na sua própria vida profissional, do que algo a favor da colectividade. Isto porque muitas vezes o que estão a fazer para "sobreviverem" individualmente, despersonaliza o colectivo. Mudança, tal como Lideres, precisam-se!

Cumprimentos,

Vítor

12
Cuidados Gerais / Re: Limpar tubladura interna de PEG
« em: Setembro 19, 2011, 23:24:28 »
gastrostomia percutanea

13
Cuidados Gerais / Limpar tubuladura interna de PEG
« em: Setembro 19, 2011, 21:44:35 »
Colegas o que pensam da utilização de coca cola para remover detritos alimentares que se acumulam nas PEG's.

Resulta?

Cumprimentos,

Vítor

14
Cuidados Gerais / Re: sonda vesical clampada
« em: Junho 25, 2011, 20:31:41 »
Olá...

Vou depreender que é enfermeira, uma vez que utilizou a palavra colegas...

Realmente o tema, ou questão que levanta é no mínimo estranho devido à sua lógica.

Ora a utente tem alta do hospital, com que informações, indicações para? Se não for um enfermeiro a fazer certo tipo de procedimentos deverá existir obrigatoriamente ensinos relativos ao acto que será necessário realizar. Porquê?! Porque outro que não um enfermeiro não é detentor dos mesmos conhecimentos de forma empírica. Podem ter pequenas formações, mas não têm competências para...

Neste caso, os auxiliares saberiam que se drenasse mais de 500 cc seguidos poderia ocorrer o colapso dos músculos vesicais, ou potenciar uma infecção urinária... Não... Nem lhes compete saber isso...

Ah, estamos a falar de Portugal, suponho...

Cumprimentos,

Vítor

15
Saúde Infantil e Pediátrica / Re: musicoterapia
« em: Maio 27, 2011, 03:13:22 »
Olá... Poderá encontrar muita informação útil neste livro:

"A influência da utilização da música na pessoa submetida a cirurgia cardíaca" (da Formassau)

Mesmo pela internet existe muito material neste contexto, é só fazer uma boa pesquisa.
http://www.alexandracaracol.com/Ficheiros/Jornal%20da%20fam%C3%ADlia.pdf

Cumprimentos...

Páginas: [1] 2 3 ... 7