Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - FábioVieirovsky

Páginas: [1] 2
1
Reabilitação sem dúvida!

Complementava uma das minhas áreas de actuação!

Saudações Profissionais!

2
Médico-Cirúrgica / Re: Especialidade médico-cirúrgica
« em: Abril 16, 2008, 17:46:53 »
e na católica...

3
Ensino e Atividades Académicas / Re: ENEE 2008
« em: Abril 16, 2008, 17:43:59 »
Lá estarei, pelos menos 2 dias!!!

4
Dicas de informática e internet / Re: Prontuário Terapêutico
« em: Abril 16, 2008, 17:41:42 »
Muito bom!

5
Posso concordar em parte ctg Nuno. Por vezes, dependendo da temática a abordar, é interessante envolver e alargar a discussão a profissionais de outras áreas, com o objectivo de enriquecer a discussão e tb as Classes intervenientes!

Contudo, não mudava em nada a palestra, nem mesmo a minha preparação prévia para o assunto a abordar, se lá estivesse um médico ou um nutricionista...

Saudações Profissionais!

6
Decorreu nos dias 14 e 15 Abril no Hotel Sharaton, no Porto!

Estive lá, fui palestrante na mesa NE em Cuidados Intensivos e apresentei o tema: Administração de Fármacos por Sonda Gástrica: Interacções, Incompatibilidades e Recomendações!

Gostei bastante da forma como estava organizado, refiro-me essencialmente ao facto de existir divisão entre parte Médica e de Enfermagem nas temáticas q foram abordadas ao longo do congresso...

Comentem se lá estiveram! Ah e já agora se viram, digam o q acharam do meu trabalho... lol!

Saudações Profissionais!

7
Cuidados Gerais / Re: 12 mandamentos do/a enfermeiro/a
« em: Abril 16, 2008, 16:51:56 »
13º mandamento:
Seremos felizes, fazendo os outros felizes! Ou pelo menos encontraremos muitas vezes na dor dos outros solução para a nossa dor, ou sofrimento. Aprendemos a valorizr a nossa vida!

Saudações Profissionais!

8
Cuidados Gerais / Re: Choque anafilático-Gabinete de Enfermagem
« em: Abril 16, 2008, 03:24:48 »
Agora percebo o âmbito da sua questão Margarida!

Certamente estará informada acerca das valências desse Gabinete De Enfermagem e consequentemente das funções que irá desempenhar, bem como da existência de outros profissionais na sua Equipa. Assim sendo, deverá equipar esse gabinete de todo o material necessário para dar resposta a eventuais situações emergentes q possam ocorrer, entre elas o choque anafilático...

Não vou fazer juízos de valor sobre as suas qualificações para abrir esse gabinete, revelaria má formação, porque nem sequer a conheço. Prefiro alertá-la para estes aspectos, ou pelo menos sublinhá-los! E claro, mostrar-me disponível para qualquer ajuda que precise. É assim que crescemos como Classe Profissional por Excelência!

Saudações Profissionais!

9
Gostei do tópico enfermeiredo!

Quem já não pensou complementar a sua formação pessoal com outro curso? Penso q muitos de nós, eu pelo menos já! Podem dizer-me q podemos sempre investir numa determinada área via pós-graduação, ou pós-especialização, mas penso q as ciências sociais são um forte contributo para a Enfermagem. Falo por exemplo das já mencionadas Psicologia e Sociologia.

Saudações Profissionais!

10
Cuidados Gerais / Re: Inglês
« em: Abril 12, 2008, 16:21:54 »
International House!

Saudações Profissionais.

11
Cuidados Gerais / Re: Choque anafilático-Gabinete de Enfermagem
« em: Abril 12, 2008, 16:21:06 »
Margarida, desconheço se existe alguma legislação sobre «choque anafilático-material obrigatório na sala de enfermagem»!

Como trabalho numa Unidade de Cuidados Intensivos, tenho «tudo à mão», bem como o carro de emergência! Esse sim disponível na maioria dos serviços (no meu hospital, em todos). Falo portanto da minha realidade!

Penso q o teu tópico terá um «porquê», gostaria de saber o seu contexto...

Saudações profissionais! Parabéns pelo lançamento do tópico Margarida!

12
Cuidados Gerais / Re: Acto de Enfermagem
« em: Abril 12, 2008, 11:10:37 »
Do Glossário para as Unidades Saúde Familiar, em Maio 2006 constam:
- Consulta de enfermagem:
«Intervenção visando a realização de uma avaliação, o estabelecer de plano
de cuidados de enfermagem, no sentido de ajudar o indivíduo a atingir a
máxima capacidade de autocuidado.»

- Acto de enfermagem:
«Prestação de cuidados realizada por um enfermeiro, que poderá ser
exercida de forma autónoma ou interdependente, de acordo com a
respectiva qualificação profissional.»


Ora bem, esta definição diz tudo, e não diz nada! Não é redutora, mas tb não se torna crucial para a afirmação da Enfermagem e defesa dos Enfermeiros.

Prometo em breve um novo comentário c uma proposta minha! lol

Este tópico foi «Magistral» Estratega!

13
Cuidados Gerais / Re: Enfermagem no Desporto
« em: Abril 12, 2008, 02:00:06 »
Pois eu sei da existência dessas pós-graduações... Já pensei nisso! Será para breve...
Será certamente um bom complemento para formação na área!

Boss_Nunes, concordo um pouco c o que dizes! Face a uma situação de lesão, seja ela qual for, o Enfermeiro é o profissional q possui as competências necessárias para prestar apoio imediato ao atleta. Posteriormente, na fase de recuparação, acho q tb podemos ser extremamente úteis, e nada melhor do q trabalharmos em equipa!

14
Cuidados Gerais / Enfermagem no Desporto
« em: Abril 11, 2008, 12:16:07 »
Colegas,
Interesso-me muito pela área da traumatologia e reabilitação no desporto (futsal).

Desempenho funções numa equipa de futsal já lá vão quase 5 épocas. Contudo por se tratar de uma equipa q milita os escalões distritais, deparo-me com mts dificuldades, nomeadamente económicas e r/c escassez de recursos humanos (outros ténicos saúde)!
O papel do Enfermeiro no desporto ganha cada vez maior destaque, embora seja imperativo o trabalho em equipa com médicos, fisioterapeutas... Reside neste ponto o motivo para a nossa discussão: Os meus colegas fisioterapeutas dizem q esta é uma área q lhes pertence e, embora alguns admitam q é importante e benéfico o trabalho em conjunto (Enfermeiro-Fisioterapeuta), outros... nem pensar!

Preciso da Vossa opinião e da Vossa ajuda! Acreditem q é uma luta, pelo menos todos os fins de semana, qd convivo c outros profissionais das equipas adversárias. O cúmulo: tive de encomendar uma braçadeira a dizer «Enfermeiro», não existem à venda com essa designação!

15
Colega,

Percebi perfeitamente aquilo a q se refria «quando falava em escalas», e tb sei o q elas permitem fazer «de uma forma científica»... O problema é q, como lhe disse, não usamos nenhuma escala no meu serviço para a avaliação da Nossa carga de trabalho! Com muita pena minha, visto q gostaria de ver implementada essa prática!

Até lá vai continuar o chefe de quipa a fazer essa avaliação de uma forma empírica, com o único objectivo de a usar para a gestão do trabalho e dos recursos humanos disponíveis no turno!

Tenho realizado até alguma pesquisa bibliografica sobre este assunto e estou disponível p o debater pessoalmente e porque não realizar um trabalho de investigação sobre esta temática?

Saudações Profissionais.

Páginas: [1] 2