Forumenfermagem

Áreas de Intervenção Clínica => Competência acrescida: Tratamento de Feridas => Tópico iniciado por: aNdR3 em Novembro 30, 2009, 19:41:27

Título: Ácido Fusídico ou Bupirocina?
Enviado por: aNdR3 em Novembro 30, 2009, 19:41:27
Já todos terão encontrado pelos carros de tratamento de feridas nos vários serviços Ácido Fusídico (Fucidine) e/ou Bupirocina (Bactrobam), ou mesmo por casa. Pois bem a minha questão é mesmo sobre estes dois anti-bacterianos de uso tópico, ambos tem acção sobre os conhecidos staphylococcus aureus e streptococcus pyogenes, por exemplo, dois dos mais frequentes microrganismos causadores de infecções cutâneas, tendo em conta uma lesão localizada em que se questionaria o uso de anti-bacterianos sistémicos como a Cloxacilina ou Eritromicina, pesando ou não a vossa experiência, qual a vossa opinião sobre os dois compostos e o seu uso?
Título: Re: Ácido Fusídico ou Bupirocina?
Enviado por: artur em Dezembro 03, 2009, 22:01:34
Antes de perguntar qual o antibíótico, acho que deveria pesquisar (no site do GAIF por exemplo) se deveria ou não aplicar antibióticos tópicos... :P
Título: Re: Ácido Fusídico ou Bupirocina?
Enviado por: aNdR3 em Dezembro 06, 2009, 15:16:28
Eu não questionei em que situações ou mesmo feridas usar ATBs tópicos porque sei que existem feridas que está contra-indicado o seu uso pelos mais variados motivos, questionei no caso de ser aconselhado o uso de um, qual deles optariam...outra coisa, agradeço a dica, mas o meu objectivo era mesmo partilhar e questionar colegas para obter outras opiniões e não restringir-me a literatura, pois isso faz-se bem em casa e sozinho.
Título: Re: Ácido Fusídico ou Bupirocina?
Enviado por: artur em Dezembro 14, 2009, 16:08:18
A questão é simples. Pura e simplesmente não se deve usar antibioterapia tópica.

Prática baseada na evidência...
Título: Re: Ácido Fusídico ou Bupirocina?
Enviado por: JUZITA em Dezembro 17, 2009, 23:03:15
olá
eu comecei à pouquissimo tempo a trabalhar num lar e apercebi-me que o fucidine é muito utilizado por lá.até agora nunca tinha visto a aplicação de antibioticos topicos nos estagios que efectuei durante a formação académica. o que me foi dito (por uma colega também enfermeira) é que a aplicação deste fármaco contribui bastante para a cicatrizaçao das feridas, mas apenas em feridas mais superficiais. nao sei ate k ponto sera benefico a aplicaçao do fucidine. ja agora também gostaria de obter mais opinioes dos colegas, sff

agradecida
Título: Re: Ácido Fusídico ou Bupirocina?
Enviado por: Caldas em Dezembro 18, 2009, 00:56:55
se a ferida evolui com o fucidine, que experimentem por um meio húmido, porque não o hidrogel e ver como evolui. Ou então se é para combater possíveis infecções, porque não usam um anti-séptico local?
Título: Re: Ácido Fusídico ou Bupirocina?
Enviado por: aNdR3 em Dezembro 21, 2009, 11:53:31
Ok, vou expor o caso doutra forma para ver se me faço entender...no caso de uma criança com impetigo bolhoso por exemplo, em que se pode evitar a carga da antibioterapia sistémica e optar-se por aplicação de antibioterapia tópica...eu sei perfeitamente que o uso de antibioterapia tópica e o uso de anti-sépticos locais estão cada vez mais contra indicados, mas há muitas lesões e feridas que se obtém bons resultados com o uso moderado dos mesmos.

Obrigado pelas opiniões.
Título: Re: Ácido Fusídico ou Bupirocina?
Enviado por: nunorodas em Janeiro 31, 2010, 23:30:51
Boa noite, a pomada nasal "Bupirocina" é na verdade Mupirocina e tem como nome comercial Bactroban.
Cumprimentos...
Título: Re: Ácido Fusídico ou Bupirocina?
Enviado por: Caldas em Fevereiro 01, 2010, 03:01:29
O uso de anti-septicos está cada vez mais contra-indicado?

Está a dar um grande novidade... Pensava que era o contrário.
Título: Re: Ácido Fusídico ou Bupirocina?
Enviado por: moutinho em Fevereiro 01, 2010, 11:27:05
Pelo contrário. A utilização de anti-sépticos tem sido das áreas mais estudadas e cada vez mais apoiadas e indicadas. As opiniões são dispares, por aqui...
Título: Re: Ácido Fusídico ou Bupirocina?
Enviado por: maria27 em Fevereiro 23, 2010, 19:23:52
Antibioterapia deve ser sempre prescrita pelo médico, quer seja tópica ou não. Por isso é que existem médicos e enfermeiros. Em Portugal os enfermeiros não prescrevem antibioterpia. Há que consultar sempre os protocolos do serviço e analisar o que está preconizado.
Infelizmente já tive alguns dissabores com antibioticos por via tópica e a pergunta é sempre a mesma : " Foi o médico que prescreveu?"
Em enfermagem há muitas outras coisas em que nos podemos preocupar...