Forumenfermagem

Áreas de Intervenção Clínica => Médico-Cirúrgica => Tópico iniciado por: arminda em Agosto 20, 2008, 22:27:39

Título: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: arminda em Agosto 20, 2008, 22:27:39
nestes poucos anos(7) de experiencia profissional já fiz um pouco de tudo, mas principalmente fui enfermeira de enfermaria como costumo dizer, mas actualmente e ja lá vão alguns anos, trabalho em diálise no público e no privado, e existindo mais de meia centena de clinicas de dialise pelo país fora e ilhas, provavelmente haverá mts enfermeiros a trabalhar em diálise, talvez muitos como part-time...mas voltando a minha questão, a nefrologia, nomedamente a diálise é uma area mt especifica, que depende mt dos enfermeiros nas suas intervenções autónomas e interdependentes, aliás uma das modalidades terapeuticas da dialise, a dialise peritoneal, depende quase inteiramente da acção do enfermeiro...deverá permanecer apenas uma técnica exercida pelos enfermeiros?? ou pegar nesta area e torna-la uma especialidade?
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: mariamariamaria em Agosto 20, 2008, 22:40:49
Olá,

A nefrologia deveria ser uma especialidade dado que os enfermeiros trabalham essencialmente em diálise (nas suas várias opções) e se deparam com doentes muito especiais.

Eu trabalhei em hemodiálise (onde é que ainda não trabalhei...) e tenho essa certeza.

A realidade que recordo (nestas coisas da saúde as evoluções são meteóricas) é de uma série de enfermeiros a trabalhar em duplo em clínicas e pouco competentes para ensinos, detecção de intercorrências e resolução de problemas de uma forma autónoma e fundamentada.

Não sei se a realidade mudou muito nestes anos.

Abraço.
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: arminda em Agosto 20, 2008, 23:02:03
Só posso falar nestes últimos 5 anos, comecei a trabalhar em diálise como duplo, depois consegui ir para um serviço de Nefrologia, e actualmente estou num serviço de diálise Público e trabalho também em diálise no privado, continua a haver mts colegas a trabalhar nas clinicas de diálise em duplo que sabem o básico, mas realmente não necessitam e talvez alguns não querem especializar-se mais, visto que o que os move são os parcos tostões que recebm, porque infelizmente ainda somos mt mal pagos no sector público, mas as coisas estão a mudar, as multinacionais estão  a fazer pior, estao a colocar enfermeiros mais novos(a menos dinheiro) em detrimento dos mais experientes, provocando uma diminuíção na qualidade dos cuidados prestados ao doente renal em hemodiálise, este é apenas uma aspecto entre muitos...Hoje sinto necessidade de me especializar em Nefrologia, por esta area compreender a hemodiálise, a diálise peritoneal, a transplantação renal, áreas tão especificas, mas que necessitam muito dos enfermeiros, somos os primeiros na linha de cuidados do utente, é com ele que passamos muitas das vezes 4h 3x semana.
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: mariamariamaria em Agosto 20, 2008, 23:10:48
Olá,

Pois é...

Mais uma vez tenho mais uma "confissão" de quem conhece profundamente a realidade e contribui para a minha eterna luta pelas especialidades em Enfermagem.

Tu que sabes do que falas actualmente em hemodiálise (diálise, etc...), podes estar amanhã na obstetrícia a "apanhar bonés" só porque alguem precisa de um enfermeiro lá para cumprir com os mínimos...

É ridículo mas é a nossa realidade.

Abraço.
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: enfermeiredo em Agosto 21, 2008, 22:05:36
Interrogo-me se a Enfermagem deverá seguir os grandes campos da Medicina, por especialidades médicas. Creio que não. Já andamos muito e desde há muito atrás dos médicos. Sem dúvida que a hemodiálise, a diálise peritoneal e campos afins têm conhecimentos muito especificos (que certamente desconheço). Estará na área da Enfermagem médico- cirurgica, que creio ser uma classificação possível para esses conhecimentos (muito) específicos. E a pessoa que está em torno dos rins, quem cuida dela?
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: arminda em Agosto 21, 2008, 22:38:08
Num insuficiente renal, já n ha rins....só existe a pessoa  e os cuidados apesar de especificos são unico e exclusivo direccionados para a pessoa, eu compreendo o colega, e também não entendo as especialidades de enfermagem como meras "partes", mas medico-cirurgica é muita coisa e não é nada, eu entendo as especialidades de enfermagem, como por exempo...e é so um exemplo...imaginemos...Especialidade de enfermagem em Saúde do Adulto - área de Nefrologia.  O que nós temos hoje, n é nada....os especialistas muitos deles não estão a exercer a especialidade em que se formaram, estão sim empenhados em papeis e mais papeis, cada vez mais distantes dos doentes. Na area de Nefrologia, os enfermeiros estão na primeira linha do ensino ao doente desde a alimentação, á promoção do autocuidado, e mesmo no tratamento, somos nós, e na minha opinião devia-se abrir uma excepção e criar a especialidade de nefrologia..e as clinicas privadas e as unidades de dialise publicas deviam ter um x nº de enfermeiros especialistas de nefrologia por y nº de doentes, porque só assim, se teriam ganhos em saúde e se evitava muitas complicações durante os tratamentos dialiticos do doente.
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: enfermeiredo em Agosto 24, 2008, 09:26:06
O facto dos enfernmeiros especialistas estarem a fazer alternancia de decúbitos a papeis atrás de uma secretária como chefes deve-se ao facto das especialidades terem estado fechadas durante muito tempo e também ao facto da carreira estar estruturada como está. A chefia podia ser uma comissão de serviço, temporária por 3 anos, por exemplo.
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: arminda em Agosto 26, 2008, 19:53:58
adorei a parte da alternância de decúbitos....eu tive uma colega que era a "balconista" docilmente apelidada por um utente....

A nossa carreira esta mal, mal estruturada, mal paga, não serve os enfermeiros, nem serve os cidadãos que são o centro dos nossos cuidados, mas tenho de perguntar se todos pensamos assim, se pensamos, porque não agimos?
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: mariamariamaria em Agosto 28, 2008, 20:15:40
Olá,

Ninguém se atreve a desafiar aquilo que os que mandam acham politicamente correcto.

Vivemos num mundo globalizado, dizem eles, mas é globalizado por economias como EUA que são uns selvagens em termos de economia e por contingências de sermos um país sem recursos e condenados, mais tarde ou mais cedo, a uma União Ibérica para sobreviver.

Não há dinheiro produzido cá, logo não pode haver despesas feitas cá!

Só se descobrirem forma de rentabilizar a nossa área marítima enorme ou o espaço acima!

Abraço.
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: Zeus-electro em Março 14, 2009, 10:45:56
Citação de: enfermeiredo
Interrogo-me se a Enfermagem deverá seguir os grandes campos da Medicina, por especialidades médicas. Creio que não. Já andamos muito e desde há muito atrás dos médicos. Sem dúvida que a hemodiálise, a diálise peritoneal e campos afins têm conhecimentos muito especificos (que certamente desconheço). Estará na área da Enfermagem médico- cirurgica, que creio ser uma classificação possível para esses conhecimentos (muito) específicos. E a pessoa que está em torno dos rins, quem cuida dela?
Não vejo mal nenhum em "copiar" os bons exemplos. Porque não haver especialidades (ou especializações como quiserem) por área médica? Não é assim que estão organizados os serviços? Desculpem-me a franqueza, mas sou muito pragmático na minha visão da enfermagem e há que ter a coragem de o assumir. Não concordo com as actuais "especialidades" e a forma como estão estruturadas. Desculpem-me os colegas especialistas, mas a verdade é aquilo que vejo no meu dia-a-dia. É a "alternância de decúbitos" dos papéis como tão bem foi aqui descrito que rege o trabalho diário das especialidades. Então pergunto-me se não seria mais económico contratar um secretário para auxiliar o chefe?
A "especialidade" supostamente deveria conferir ao "especialista" habilitações profissionais que os outros não detêm... será este o caso da médico-cirúrgica? E a reabilitação? Porque razão está o enfº de reabilitação tão sobrecarregado de burocracia que tem de ser o fisioterapeuta a vir ao seu serviço fazer a reabilitação aos seus doentes? E será que o doente só precisa de reabilitação de manhã? Enfim... haveriam concerteza outros exemplos, mas isto apenas para dizer o quê? Será que os enfermeiros de cada serviço não são eles próprios "especialistas" na área onde desempenham as suas funções há tantos anos? Não será que a experiência e o saber destes enfermeiros não lhes confere habilitações para fazer coisas que outros de outras áreas não sabem ou nunca viram sequer?
Um exemplo, sendo enfermeiro da nefrologia tenho de dar apoio aos vários serviços de cuidados intensivos do hospital onde trabalho, isto é, sou responsável pelas terapias de substituição renal que vierem a ser prescritas nesses serviços e vou lá executá-las porque os nossos colegas não têm esse conhecimento, mas da mesma forma, os colegas que estão nesses serviços, detêm o saber específico dessas mesmas áreas, que eu desconheço. Por conseguinte, interrogo-me se não seremos então especializados nas áreas onde trabalhamos e investimos o nosso tempo e dedicação e obtemos cada vez mais informação e formação? O mesmo é extensível a qualquer outro serviço.

Ao contrário do que foi proferido pelo Ex.mo Enf. Director desta instituição (porventura também ele Prof. numa escola de enfermagem) a quando da necessidade de "pagar folgas" noutros serviços e ter recrutado uma nossa colega recém-formada, ao que esta respondeu que tinha feito a sua integração na nefrologia e que estava em plena aquisição de saberes específicos e que não via razão para os interromper, este respondeu que era só por 3 meses e que na medicina (para onde seria recrutada), "... aquilo é só dar uns banhos... não custa nada e depois volta para a nefrologia...", esta não é de todo a minha visão da enfermagem!!!

Mas esta é apenas a minha opinião... mas estou contigo, colega Arminda. Acho que a nefrologia devia ser uma especialidade, assim como a cirurgia, a medicina, a oftalmologia... etc... etc...
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: moutinho em Março 14, 2009, 14:04:57
Concerteza que seria viável "separar" a Enfermagem por especialidades e, inevitavelmente, expor o risco de saber imenso de uma coisa e ter opinião sobre outras tantas.

Penso que de nada se assemelha a uma cópia da Medicina, até porque o nosso curso não é uma cópia.

Estou em diálise, e tenho imensas dificuldades a aprender quer as técnicas, super específicas, quer o "porquê" de todos os precalços que vão surgindo durante a sessão, no entanto, tento não mecanizar os passos que sigo, mas por outro lado, reflectir neles.

Quando iniciei, um colega disse-me que, apesar de já ter, na altura, 10 anos de experiência em S.U., demorou cerca de 2 anos a sentir-se totalmente habilitado a exercer funções em técnicas dialíticas...

A nefrologia surge como uma das urgências em tornar-se especialidade, visto ser muito específico, não ser abordado no curso base (ou pelo menos no meu não foi...) e ser, principalmente uma área não tão "en vogue", como por exemplo e pré e o intra-hospitalar.

Na minha opinião a Nefrologia é ainda um campo a ser explorado pela Enfermagem em Portugal e a melhor forma de se concretizar, seria a criação de uma Especialidade.
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: Zeus-electro em Março 14, 2009, 17:02:47
Como a Guida diz, e muito bem, não tente mecanizar as coisas, pois isso é o que a distingue de um outro técnico qualquer, senão vejamos o exemplo do Gervásio: só demorou uma hora a aprender a separar o lixo. Isto para dizer que qualquer macaco ensinado aprende a fazer uma qualquer tarefa, mas não significa que saiba o que está a fazer, nem porquê, e em especial na diálise isto assume um papel preponderante já que aqui os enfermeiros gozam de uma autonomia acrescida, como tal também uma responsabilidade acrescida pelo que precisa de estar amplamente à vontade não só com as várias terapias de substituição renal, mas com tudo o que lhes diz respeito, nomeadamente os acessos vasculares.

Não partilho exclusivamente da sua opinião quando diz que é uma urgência tornar a nefrologia numa especialidade, antes acho que a urgência passa por toda a estrutura da carreira que deve ser reformulada para que todos os enfermeiros sejam especialistas (ou especializados - como queiram). Não acredito no elitismo que algumas especialidades (por exemplo: BO, UCI's, Diálise, entre outras) teimam em construir à sua volta, acho antes que todos têm é saberes diferentes e ninguém é mais do que ninguém, como tal, oportunidades iguais para todos.

PS: a "cópia" a que me refiro é apenas relativo à estrutura, a divisão por especialidades médicas.
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: Son_Goku em Março 14, 2009, 22:28:10
Se psiquiatria, pediatria, etc são uma especialidade, porque não Nefrologia, Urologia, Emergência, Geriatria, etc também o serem? As especialidades são criadas mediante o reconhecimento de conteúdos funcionais e de conhecimento distintos  no exercício do profissional nas várias áreas de prestação de cuidados. As especialidades devem então ser o reflexo da especificidade e singularidades dos diversos compartimentos de exercício.
Por isso, deveriam-se criar algumas especialidades com base no modelo de caracterização dos diversos cenários de exercício, em muitos casos derivados da categorização médica, de modo a que toda e qualquer especificidade do trabalho de enfermagem numa qualquer a´área fosse englobado por uma especialidade.
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: Herodes em Março 26, 2009, 02:43:40
Acho que sim.
Simplesmente, ao haver enfermeiros altamente especializados, tem de haver uma "negociação" com a classe médica no que diz respeito a funções que possam ser asseguradas por enfermeiros.
Caso contrário, será investir na formação, sem tradução real na prática.
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: PEMO em Março 27, 2009, 19:57:57
Pela experiência "ainda que curricular" 3 meses, penso que Nefrologia muito devido à Hemodialise poderia e deveria ser uma especialidade, nunca em contexto hospitalar senti tanta dificuldade na integração ao serviço e nas especificidades do mesmo.
Pensando em psiquiatria, a vertente comportamental do enfermeiro , em pediatria a responsabilidade acrescida,o relacionamento com crianças..etc.....
Bem..em nefrologia....
hemodialise..na qual "estagiario"..quase nem toca...e o enfermeiro tem uma formação especial ate iniciar funções....
Fistulas...uma especificidade em tecnicas de punções....riscos e ensinos ao paciente.....
Transplantes renais....que nomeadamente em materia de electrolitos...sinais de rejeição....etc.....
Dialise peritoneal...cuidados ao local de inserção da sonda..etc..etc....
Ainda que numa abordagem bastante simples...e incompleta.....defendo a posição de especialização da área....
Cumprimentos a todos.....da "especialidade" e fora dela...
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: Boo em Junho 25, 2009, 19:52:41
indubitavelmente
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: Caldas em Agosto 01, 2009, 12:25:33
E quais serão as intervenções autonomas de enfermagem que o enfermeiro especialista prestará? Que cuidados especializados faz que são autonomos do enfermeiro e não são competências do enfermeiro geral? O que o vai distinguir de um enfermeiro que faz instrumentação no BO e não é especialista também?
Título: Re: Nefrologia, deverá ser uma especialidade??
Enviado por: arminda em Outubro 16, 2009, 19:13:28
ola, colegas, estive um pouco ausente, mas i'm back. E voces perguntam? onde andas-te este tempo todo?? A beber toda a informação necessária, para reflectir junto dos meus pares a existencia ou não da especialidade de nefrologia....Eu compreendo quando os colegas dizem que não se podem criar especialidades de tudo o que existe...e actualmente com a nova carreira em negociação a alteração dos estatutos da ordem, a definição das novas especialidades pela ordem dos enfermeiros, realmente chego á conclusão que temos como enfermeiros ter areas mais abrangentes de especialização. Decidi ir tirar a especialidade de médico-cirurgica e direccionar toda a minha formação e desenvolvimento para a area da nefrologia. No entanto, quanto mais pesquiso, leio, vejo, visito (ESPANHA E EUA), continuo que o nosso caminho será de especializarmo-nos apenas numa area da nossa preferencia, acho que no futuro a minha especialidade irá se chamar: Especialidade de enfermagem da sáude do adulto: área da Nefrologia??!! o problema é que também cuido de jovens e crianças em diálise e transplantadas...então é melhor escolher pela especialidade infantil e pediatrica? ou essa é só para quem trabalha no pediatrico?
 é muito confuso....
por agora fico-me pela medico-cirurgica