Forumenfermagem

Áreas de Intervenção Clínica => Competência acrescida: Tratamento de Feridas => Tópico iniciado por: joo em Agosto 02, 2008, 22:12:24

Título: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: joo em Agosto 02, 2008, 22:12:24
Olá
mudei recentemente de serviço e deparei-me com um novidade/dúvida: A desinfecção de suturas operatórias com acetona.
Até agora trabalhei no bloco operatório e a desinfecção era realizada com iodopovidona (e mais recentemente com gluconato de clorohexidina) ou clorohexidina, por isso a desinfecção  da sutura não se punha em causa.
Já vi e ouvi falar de muitas formas de desinfecção/lavagem: NaCl, iodopovidona, clorohexidina, soluto de Dakin, mas acetona nunca (para mim só serve para retirar o verniz das unhas  ;D e a cola dos adesivos).
Podem ajudar-me?
Joo
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: andremh em Agosto 03, 2008, 21:58:25
Pela primeira vez ouço falar do uso de acetona numa ferida operatória.
A ferida operatória normalmente demora cerca de 24-48 horas para se tornar impermeável, pelo que muitos autores referem que a simples limpeza com Soro Fisiológico é o suficiente.
Eu muito sinceramente faço a limpeza com S.F e se apresentar sinais inflamatórios faço a desinfecção com iodopovidona.
 ;D
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: Tissue em Agosto 04, 2008, 00:53:06
Também desconhecia a utilização do uso de acetona na desinfecção de suturas operatórias.
Tal como Andremh realizo a limpeza das mesmas com S.F. e a desinfecção com iodopovidona, no entanto, durante um e.c. em Ortopedia observei que o éter é também utilizado em alternativa ao S.F.
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: carlaandreia em Agosto 04, 2008, 15:46:04
Só uma correcção. Não devíamos dizer desinfecção de feridas mas sim, antissépsia das feridas. O termo desinfecção refere-se a limpeza de materiais e equipamentos.
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: blocohosa em Setembro 02, 2008, 18:03:47
Não sei onde o colega viu essa aplicação da acetona nas feridas mas era procedimento habitual em alguns serviços. Com a evolução dos estudos sobre feridas, cirurgicas ou não, foi práticamente abolido mas existem alguns locais onde se continua a usar metodologia antiga.
Apesar de não ser correcto, sabemos que os estudos são dinâmicos e não estáticos e pode ser que daqui a algum tempo cheguemos à conclusão que afinal já não se deve utilizar o Soro fisiológico.  Trabalho como enfermeira há muitos anos e já passei pela fase em que o betadine servia para tudo, mudam-se os tempos ...
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: mariamariamaria em Setembro 02, 2008, 19:43:58
Olá,

Tal como outros colegas, é a primeira vez que leio que a acetona serve para desinfecção das suturas operatórias...

Estamos sempre a aprender, mas gostaria de ouvir mais acerca das experiências de quem usa e onde e quando se usa.

Obrigada e abraço.
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: enfarfr em Setembro 02, 2008, 19:53:57
Essa da acetona...

Evidências cientificas alguém tem?
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: jo@n@_FGENTIL em Setembro 02, 2008, 20:09:16
Olá a todos!

Frequentei recentemente um curso sobre feridas, no que toca a uma abordagem de boas práticas, e de facto as guidelines apontam para: limpeza com S.F.; a verdade é que para uma desinfecção é habitualmente usada a iodopovidona, mas apontam as mesmas que está cada vez mais em desuso, por um lado porque o seu tempo de acção é curto e porque tem algumas propriedades citotóxicas. Por outro lado a iodopovidona actua somente em bactéricas à superficie, razão pela qual na desinfecção/antissépsia de uma ferida operatória pode ser usada, o que já não acontece em outro tipo de lesões mais profundas.
Durante o curso não foi mencionado como boa prática a utilização de outro agente de desinfecção.
Mas como já questionaram...suporte teórico? Quel tenha e queira e/ou possa facultar...a Enfermagem agradece  8)

Espero ter ajudado...

Beijinhos
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: enfsergio em Setembro 02, 2008, 20:13:22
Nunca tinha ouvido falar da acetona para este fim...

sempre vi e fiz...com SF e iodopovidona (apesar do seu uso estar em desuso).

Mas se existirem estudos científicos que expliquem o uso da acetona na desinfecção de feridas operatórias...então eu rendo-me às evidências...
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: PCBV em Outubro 03, 2008, 21:01:30
Olá! Já tenho algum tempo de enfermagem e já muito se usou para a desinfecção de feridas, mas vão aparecendo novos estudos e os tratamentos vão sendo alterados. Realmente a Iodopovidona está em desuso, embora ainda seja utilizada para determinadas situaçôes. Agora o que está a prevalecer é realmente o SF. Agora acetona nunca ouvi, mas talvez até seja algum novo estudo, não sei. Bjs  ;)
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: Miss Nurse em Outubro 03, 2008, 22:49:18
Pelo k me disse a minha formadora ainda ontem, em feridas limpas só SF e não se deve usar nenhum tipo de desinfectante pois a maioria tem efeitos tóxivos para as células saudáveis...numa ferida cirurgica preconiza-se k o penso seja aberto apenas às48/72h...altura em k já criou uma pelicula protectora que impede os microorganismos de entrar...daí k já não seja necessário desinfectar...em feridas infectadas o importante é a antibioterapia sistémica porque antibiotico lcal tem tempo de acção mt curto...quando usarem a iodopovidona devem deixar actuar e dp retirar com soro pois o efeito desinfectante desaparece mas o iodo k é tóxico não e não deve ser deixado lá...isto é o k sei até agora...a acetona...só p verniz das unhas ;D
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: Tucha em Outubro 03, 2008, 23:44:30
Vou de encontro com as opiniões já aqui deixadas, limpeza com SF e se necessário antissepsia com iodoprovidona.

No Wikipédia na definição de acetona pode-se encontrar várias utilizações, mas nada que corroborasse o seu uso para esse fim, aliás:

"Os efeitos a longo prazo da exposição a acetona são bem conhecidos de estudos de animais. Danos nos rins, figado, e nervos, aumento de malformações congénitas, e redução da capacidade de reprodução dos machos (somente) ocorrem em animais expostos a longo prazo. Não se sabe se estes mesmos efeitos seriam exibidos em humanos."
at http://pt.wikipedia.org/wiki/Acetona (http://pt.wikipedia.org/wiki/Acetona)
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: Son_Goku em Outubro 04, 2008, 00:43:24
De certeza que essá ideia da acetona só pode ter vindo da cabeça de um cirurgião iluminado, pois os enfermerios não produzem uma ideia com essa concentração de estupidez por m2
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: Vasco_enf em Outubro 08, 2008, 02:25:59
Nao inventem colegas...e não deixem inventar!

"Não são recomendadas, para a finalidade de anti-sepsia da pele, as formulações contendo mercuriais orgânicos, acetona, quaternário de amônio, líquido de Dakin, éter e clorofórmio."

vide:  http://www.cih.com.br/controle_de_infec%C3%A7%C3%A3o_em_odontolo.htm (http://www.cih.com.br/controle_de_infec%C3%A7%C3%A3o_em_odontolo.htm)


"Além disso de acordo com Kazuko et cols na página 302 do livro "Infecção Hospitalar e suas Interfaces na Área da Saúde" a acetona tem menor ação germicida que o álcool, além de apresentar maior irritabilidade tópica."

vide: http://www.ccih.med.br/cgi-bin/forum/board-auth.cgi?file=/19/663.html (http://www.ccih.med.br/cgi-bin/forum/board-auth.cgi?file=/19/663.html)


E isto foi apenas em 5 minutos de pesquisa. Opte por pesquisar mais e afixe, como quem não quer a coisa, lá no jornal de parede.

Cumprimentos
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: Red Fish em Outubro 09, 2008, 20:05:20
No meu serviço, para feridas operatórias à mama e histerectomia, laporatomias exploradoras entre outras, é utilizado única e exclusivamente o éter... SF qd se tem alergia ao éter... O que voces pensam neste soluto para Desinfecção de feridas operatórias??
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: Son_Goku em Outubro 09, 2008, 22:05:22
O éter é muito bom para ser usado como solvente na bricolage. Em 1917 um estudo aconselhava a desinfectar as feridas com éter, mas algumas mentes clínicas ainda estão congeladas nesse tempo.
Título: Re: Desinfecção de feridas opertaórias
Enviado por: gerard em Fevereiro 14, 2009, 13:47:50
Concordo com tudo o que se disse em favor da não utilização de eter,iodopovidona, acetona,  (pareceme ridiculo), etc são sempre agentes obrigatoriamente citotoxicos portanto didficultam a normal cicratização, estar atento sim a sinais infecciosos porque sinais inflamotorios havera sempre porque se trata de uma das fases(das primeiras) a ocorrer na cicratização de uma ferida aguda, o melhor "desinfectante" é o propio sistema imunitario porque  é esse que tem de "chegar" primeiro e realizar o seu papel, neste sentido estar atento a diversos sinais de alarme na realização de cada penso e não colocar obstaculos á cicratização. Saudações a todos