Estive a ler este tópico desde o inicio, e este é um tema que se fala há anos e pelos visto se vai continuar a falar.
Queria dizer, em resposta às várias mensagens aqui deixadas:
- Se hoje, existem produtos que não causam dor, porquê usar dakin?
- "O dakin fecha feridas". OK, vamos aceitar isso, mas em quanto tempo, meses?, será que não há produtos mais rápidos e mais baratos (menos pensos diários)?
- O dakin a desbridar? Hummm, aquilo evapora rápido?!?!?!?
- Garrafas de 1/2 litro de dakin (não encontrei para colocar aqui, mas acho que já li um estudo em que cresceram bactérias em culturas de dakin).
- Fazer estudos com dakin, e ligaduras de compressão e hidrocolóides, nunca se vai saber qual deles fechou a ferida, se é que fechou.
- Os cirurgiões prescrevem dakin. Claro, poucos são os que voltaram a ler alguma coisa sobre feridas após a faculdade.
- Tratar UP's e UV's - não há volta a dar: 1º eliminar a causa. UP's "engordar" o doente e tirá-lo da cama, UV's: terapia de compressão.
- Desbridamento: c/ Dakin?! = dor, com bisturi = talvez dor, logo eu prefiro o bisturi (rápido e barato)
Eu não uso o dakin, e ainda não vi nenhum estudo sério e controlado (não digo que não haja), que jogue a favor do Dakin.
P.S.: Espero, relançar o debate

Eu sou um "aprendiz" sobre feridas, porque qt mais estudo, mais me convenço que sei pouco, mas não é por se fazer à muitos anos, que é essa a maneira correcta.