Autor Tópico: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas  (Lida 18256 vezes)

Offline AnitaB

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
« em: Maio 10, 2007, 18:06:24 »
olá!
precisava da vossa ajuda pra escolher os pensos mais eficazes para umas úlceras de pressão. gostaria que me dessem a vossa opinião e a fundamentassem.

1. Ulcera de grau IV da regiao sacro, cavitária de grande dimensão, com exsudado abundante e cheiro fetido, infectada, maioritariamente com tecido de granulação e algum fibrinoso, pele circundante integra.

2. ulcera de grau III com exsudado moderado purulento, cheiro suisgeneris, com tecido necrotico humido e de granulação e pele circundante macerada.

3. ulcera de grau III com exsudado em quantidade moderada, purulento e cheiro fetido, com tecido necrotico humido e granulação, infectada e pele circundante integra.

Obrigado desde já pela ajuda.

Offline Boss_Nunes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #1 em: Maio 10, 2007, 20:33:36 »
Olá, não querendo cair em qualquer tipo de erro, apenas com as caracteristicas textuais, sem visualização da ulcera recomendaria Alginato com Prata para todas as situações.
NOTA: Estou apenas a supor
Hugo Santos
AKA bossnunes

Offline susy4

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 10, 2007, 22:33:06 »
Podes utilizar allevyn cavity mais o alginato como sugerido pelo colega, promovendo melhor absorção e realizando melhor preenchimento da cavidade, isto para a da região sagrada. Tenho tido excelentes resultados com o allevyn cavity.
O alginato de prata é um excelente desbridante. O actisorb talvez funcionasse mas terias de deixar o penso humedecido.
Podes aplicar nos tecidos envolventes uma pasta de vit A e fucidine (recomendações de um serviço de dermatologia) para ajudar a aliviar a maceração.
Seria interessante fazer zaragatoa para  ver os microorganismos presentes :!:
Depois conta como evoluiu

Offline Boss_Nunes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 10, 2007, 22:46:22 »
Coloque o actisorb humedecido está contraindicado pois a sua capacidade de absorção de exsudado é pequena e se humedecer irá saturar mais rápido. Vitamina A tudo bem, agora o fucidine....., com certeza que foi um médico que prescreveu.
Hugo Santos
AKA bossnunes

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 10, 2007, 23:07:45 »
O alginato de prata parece-me uma boa escolha.

Quanto ao actisorb, segundo o que tenho ouvido e lido ultimamente, não deve ser humedecido. Mas é muito bom para a absorção do exsudado e do cheiro fétido

Penso que a vitamina A é uma excelente solução para os bordos das úlceras.

Em relação ao fucidine...nunca tal tinha ouvido...mas se resultar...

Vai dando informações sobre o que estás a usar, e qual a evolução das úlceras.

Podias fazer um estudo e posteriormente apresentar resultados num artigo no forumenfermagem.

Offline clara l

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Maio 11, 2007, 11:29:45 »
olá pessoal!
deixo aqui também a minha opinião acerca desses produtos referenciados...
como experiência, verifico que o actisorb deve ser usado húmido, para não aderir à ferida, mas também, porque, colocado seco, é muito agressivo para o tecido de granulação, nomeadamente, podendo causar pequenos pontos de necrose.Mas como as feridas referidas têm grande quantidade de exsudado, penso que a sua aplicação em seco não trará este tipo de consequência, contudo, ao contrário do que aqui já foi dito, o actisorb não é absorbente!! Portanto, sou da opinião da utilização de alginato de prata, que também poderá ser associado a um hidrogel, ou em partes de necrose, a ulcerase.
Para feridas em que o exsudado seja pequeno a moderado, também reconheço o benefício do carboflex, que tem carvão e alguma capacidade absorvente.
Quanto à vitamina A, mais conhecido pelo Halibut, penso que a sua utilização é benéfica, já que promove a recuperação da maceração da pele, como também a protege da humidade causada pelo exsudado da ferida, contudo sou d aopinião que deve ser colocada apenas uma fina camada e não "pastas" de vit A, que só vão aumentar a humidade
espero que isto ajude

Offline AnitaB

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Maio 11, 2007, 12:54:41 »
o alginato com prata também me parece uma boa escolha  :)
mas para a ulcera que não está infectada penso que não será o mais indicado...

e quando uma ulcera apresenta tecido de granulação e exsudado moderado? que aconselhariam?

Offline clara l

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Maio 11, 2007, 14:04:40 »
para uma ferida com tecido de granulação, mas com exsudado moderado, axo que beneficiaria com um penso absorvente, mas não muito, ou seja evitar p.e. o aquacel. Talvez o Allevyn

Offline AlexandreG

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Maio 11, 2007, 22:54:15 »
Sou da opinião da susy4, em primeiro lugar eu sugeria uma zaragatoa às ferias, com a finalidade de isolar um microorganismo e combate-lo com antibioterapia oral. Acredito que estas ferias com exsudado muito purulento e odor fétido devem ter como primeiro plano de interveção a antibioterapia oral e só depois a aplicação de produtos para tratamento das feridas... isto porque podemos criar uma ferida crónica como resultado da aplicação de inumeros produtos farmacológicos!
Tendo em conta que nao estou a visualizar as feridas, e partindo do pressuposta que já existe prescrição e cumprimento de antinioterapia oral ou EV, o seguinte tratamento:

1- Aconselharia a limpeza com soro fisiologico aquecido, posteriormente a colocação de um colagenase(ulcerase) + Askina Gel para destacar a fibrina, colocaria um Allevy Cavvity e encerraria a ferida com ActisorbPlus + compressas de protecção, para combater o odor!;

2- Aconselharia a limpeza com soro fisiológico, aplicação de Carboflex (combinação de prata, carvão e alginato). Na pele circindante nao colocaria nada, uma vez que considero contra indicado a colocação de produtos em redor das feridas. Traçaria um plano de cuidados com vista a alternãncia de decubitos em maior numero de vezes por turno/hora, minimizando assim a pressão exercida sobre os bordos e consequente maceração;

3- Aplicaria o mesmo tratamento que na ferida 2.

Consederaria, depois da análise visual das UP a colocação ou nao em primeira instancia de sulfadiazina de prata como meio de combate à infecção. Depois passaria sim à actividade desbridante... Selecciono assim as minhas prioridades, primeiro combato a infecção e só depois me dedico ao tecido e caracteristicas da ferida, o que seria diferente, se a ferida nao estivesse infectada!
3-

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Maio 14, 2007, 00:50:59 »
em combate á infecção o mais eficaz é desbridar, sem remoção de tecido inviável o combate á infecção não é efectivo!

protecção dos bordos da ferida, utiliza-se cavilon, mesmo que entre no leito da ferida não afecta a sua evolução, pois só adere onde existe camada côrnea. Vit. A ou pomadas à base de óxido de zinco estão contra-indicadas.
 Um abraço a todos :D

Offline clara l

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Maio 14, 2007, 17:17:10 »
paulo,
dizes que se deve colocar cavilon nos bordos da ferida. Não conheço, podes m falar um pouco disso?
e já agora, qual a contra-indicação da vit A? Conheces algum estudo?
Obrigado

Offline Enf. Nilk

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Maio 14, 2007, 17:53:06 »
Como uma mais valia para o trabalho de todos quero pedir aos colegas que defendem que a aplicação de vitamina A nos bordos das feridas está contra-indicada que divulguem o estudo cientifico que o comprova.
Muito obrigado

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Maio 14, 2007, 18:19:43 »
sim...pq sempre ouvi dizer que se devia proteger os bordos das feridas com vitamina A

o cavilon tb tem bons resultados...pelo menos começou-se a usar à pouco tempo no meu serviço e é muito bom

:)

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Maio 14, 2007, 22:38:59 »
Caros amigos, a vit. A e pomadas similares estão contra-indicadas por as seguintes razões:
podem mascarar os sinais de evolução dos bordos da ferida;
para se proceder à sua remoção é necessária uma força mecanica que pode macerar os bordos, mesmo que para se proceder á sua remoção se "dilua a vit.A" com vaselina líquida ou oleo de amendoas doces;
não permite que os adesivos colem sobre a pomada.

O cavilon têm várias vantegens em relação á vit.A:
não colora;
dependendo da humidade local garante uma protecção até 72 horas;
Pode-se colar os adesivos depois de aplicar o cavilon evitando maceração traumática pelos adesivos, e prevenindo eventuais reacções alérgicas;
aplicação profilática em regiões com uma constante humidade previne a maceração (região perianal, periestomal, peritraqueostoma);
não necessita de ser removido pois naturalmente se remove com a regeneração da camada côrnea da pele;
Previne o aparecimento de eritema de fralda;
deixa a pele transpirar.

Estes são alguns dos argumentos para a utilização do cavilon. no meu serviço, já praticamente não se utiliza vitA, temos exelentes resultados. Contudo gostaria de deixar bem expresso que não sou fundamentalista, se não temos Cavilon utilize-se outros produtos.

Quanto a estudos só posso aconselhar a visita ao site da 3M que é detentora da patente do produto e ver o que eles lá publicaram.

Uma última palavra já que este post vais longo, o tratamento local de feridas é uma das áreas em que a enfermagem tem de se afirmar como aconteceu em outros países (Reinio unido ex.), e temos como tal marcar a diferença o que nos obriga a acompanhar as mais recentes evoluções para melhor servimos os nossos clientes.

Obrigado pela vossa paciência.

Um abraço Paulo Ramos :D

Offline FysGa

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
« Responder #14 em: Junho 02, 2007, 12:39:04 »
Citação de: "AnitaB"
olá!
precisava da vossa ajuda pra escolher os pensos mais eficazes para umas úlceras de pressão. gostaria que me dessem a vossa opinião e a fundamentassem.

1. Ulcera de grau IV da regiao sacro, cavitária de grande dimensão, com exsudado abundante e cheiro fetido, infectada, maioritariamente com tecido de granulação e algum fibrinoso, pele circundante integra.

2. ulcera de grau III com exsudado moderado purulento, cheiro suisgeneris, com tecido necrotico humido e de granulação e pele circundante macerada.

3. ulcera de grau III com exsudado em quantidade moderada, purulento e cheiro fetido, com tecido necrotico humido e granulação, infectada e pele circundante integra.

Obrigado desde já pela ajuda.

O conhecimento da sua localização e condição do doente é fundamental para se estabelecer o material para tratamento da ferida mais adequado. Ou seja, o emprego de x material em detrimento de y não é tão linear quanto possa parecer.

Contudo, e responderei à primeira situação: Dado que a prioridade neste caso é o controlo da infecção e exsudado, utilizaria um material que preenchesse a cavidade, com grande capacidade de absorção de exsudado e com propriedades anti-microbianas (e desodorizantes de preferencia). O tratamento seria efectuado diariamente com vista a proteger os bordos da ferida.