Autor Tópico: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas  (Lida 18310 vezes)

Offline x0321267

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Escolha dos produtos mais indicados nestas feridas
« Responder #15 em: Julho 06, 2007, 23:31:40 »
Em vez de dizerem tantas asneiras já se preocuparam em fazer uma avaliação global do doente. Voces ainda acreditam no produto milagroso .....

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Julho 10, 2007, 19:49:18 »
Caro Xo...,

O teu nome é mesmo complicado...

Somos todos enfermeiros, todos olhamos para o doente de forma global, ou não seria necessário andarmos por aqui. Bastava uma lista de lesões e medicamentos e pronto!

Todos sabemos que a idade, o estado nutricional, patologias associadas influenciam o tratamento das feridas. E cada pessoa reage à sua maneira aos produtos.

Mas a experiência de outro colega pode ajudar-nos, já que mais não seja a conhecer alguma coisa da qual nunca tínhamos ouvido falar... Então vamos tentar saber mais, trocamos mais informação e experiências, pesquisamos, estudamos. E tentamos ser melhores.

A menos que estejas a falar de algum tratamento alternativo que inclua a concentração no doente, coisa que também não rejeito à partida, não entendo muito bem o que queres dizer...

Abraço.

Offline nellyrest

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Julho 14, 2007, 15:15:21 »
Concordo com o XO, em relação a que antes de olhar para a ferida devemos ver o doente, avaliando o seu estado de nutrição e hidratação! Pois se queremos uma boa cicatrização das feridas devemos ter sempre isso em conta.
Em primeiro lugar eu iria proporcionar ao doente uma boa ingestão de uma dieta rica em proteinas, ao então a ingestão de suplemestos proteicos, e uma boa hidratação oral. Posteriormente, para as lesões faria o seguinte esquema de tratamento:
1. Para a lesão da sacro utilizaria um alginato com prata, e para isolar a ferida usaria o carvão, mas sem nunca tapar a placa de carvão por completo, apenas nas extremidades com uma pequena quantia de adesivo, pois se o "tapasse" todo iria perder a sua capacidade de absorção de maus odores, e sempre colocando a parte mais escura do carvão para baixo; realizaria este penso diáriamente. Ou então utilizaria um penso novo que há que é feito de alginato+Prata+Carvão, tem uma cor acinzentada e parece um "minhoca", uma vez que é apropriado para locas. Tendo sempre em atenção em não exteriorizar o alginato para os bordos da ferida para que com o excesso de exsudado estes não macerarem. Não esquecendo que se deveria limpa a lesão com soro fisiológico morno, uma vez que o frio atrasa o processo de cicatrização. ::)
2. Para esta lesão de grau III, também fazia irrigação com SF morno, nunca limpando a parte interior da ferida após a irrigação, mas sim os bordos desta, pois a boa cicatrização das feridas requer um ambiente húmido. Também utilizaria como desbridante o alginato associado com aprata para a infecção. Teremos sempre que ter em atenção que o alginato nunca deverá tocar nos bordos da ferida. Na pele circundante utilizaria Halibut em spraY, uma vez que as pomadas de vit.A muitas vezes maceram mais. Penso diário.
3.Utilizava também a associação de Alginato+Prata+Carvão, limpeza com SF morno e penso diário.
Este tratamento apenas deveria ser utilizado durante 15 dias, após estes 15 dias deveria ser feita uma avaliação da situação e posteriormente mesmo que o tratamento estivesse a fazer efito deveria ser remodelado, se continuassem exsudativas optar por uma hidrofibra, se forem pouco exsudativas por uma espuma. Se mantesse o tecido necrótico ou fibrina optar um desbridamento cirurgico em vez de autolitico.
Espero que tenhas bons resultados. Eu costumo ter ;D :-*
Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje

Offline x0321267

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Julho 16, 2007, 15:27:39 »
Cara mariarebelo.
O meu nome é Manuel Cruz e sou enfermeiro no Centro de Saúde de santa Comba Dão
1º Somos todos enfermeiros , mas nem todos olhamos para o doente de uma forma global .
2º O tratamento deve ser baseado na evidencia - não precisamos de inventar nada .
3º essa historia de que tive bons resultados com este ou aquele produto para mim tem validade 0
4º quando falo em avaliação global do donte sei o que estou a dizer.
- Se estiveres interessada e conhecer o projecto de tratamento de ulceras de perna em que estou envolvido é só combinarmos o dia e a hora .
- serviço este com tudo  documentado e muito bem organizado
se estiveres envolvida em alguma experiencia que queiras partilhar teremos todo o interesse em conhecer .

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Julho 16, 2007, 19:35:10 »
Olá Manuel Cruz,

Não ponho em dúvida que a maioria dos enfermeiros olha para o doente de forma global.

Gostaria muito que partilhasses em linhas gerais, o tratamento de úlcera na perna, com todos nós e felicito-te e ao teu serviço pelo bom funcionamento.

A última coisa de que ouvi falar em termos de feridas em fase de granulação é o Sucralfate, numa pomada que tem uma concentração superior àquela que está presente no medicamento usado para protecção gástrica; o laboratório ficou de deixar umas pomadas, mas ainda não usei, não tenho experiência.

Abraço.

Offline x0321267

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Julho 17, 2007, 14:04:34 »
Olá mariarebelo1
em relação à minha experiencia no tratamento de ulceras de perna está para ser publicado aqui no forum um resumo da comunicação livre apresentada no congresso do Gaif em Lisboa (1º premio nas comunicações livres) com o titulo "terapia Compressiva -um ano de experiencia

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Julho 17, 2007, 19:12:30 »
Olá Manuel,

Estou certa que é um asunto que vai agradar, pois as úlceras da perna são difíceis de tratar.

Felicidades.

Offline larinem

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Julho 18, 2007, 22:34:36 »
1. Ulcera de grau IV da regiao sacro, cavitária de grande dimensão, com exsudado abundante e cheiro fetido, infectada, maioritariamente com tecido de granulação e algum fibrinoso, pele circundante integra.
Tratamento: em 1º lugar uma zaragatoa para identificar qual o microorganismo presente e se a ferida está realmente infectada, ou apenas colonizada; Lavagem com SF por irrigação, aplicação de aquacel Ag, allevin cavity e mepilex border pois é impermeável e evita o contacto com as fezes e urina.Nos bordos colocaria cavilon spray, pois deixa a pele respirare protege-a do exsudado que, provavelmente terá sido o que provocou a maceração. A vitamina A ou halibut não é muito aconselhado pois não deixa a pele respirar podendo atrasar o desenvolvimento da ferida. Mto importante será hidratar bastante o utente tanto topicamente como oralmente e posicionar!!!

2. ulcera de grau III com exsudado moderado purulento, cheiro suisgeneris, com tecido necrotico humido e de granulação e pele circundante macerada. ;mesmo tratamento excepto allevin cavity

3. ulcera de grau III com exsudado em quantidade moderada, purulento e cheiro fetido, com tecido necrotico humido e granulação, infectada e pele circundante integra. igual

Bem, algumas destas "coisas" aprendi num curso de feridas do IFE
Se tiverem oportunidade é um optimo curso para investir, muito bom mesmo

Offline KelyMely

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://www.kely-mely.blogspot.com
« Responder #23 em: Agosto 17, 2007, 00:51:51 »
Caro Colega Paulo,

fiquei com uma dúvida qto ao Cavilon, até pq nunca uilizei...
Qual é o processo de protecção da pele? É impermeável? Uma vez que se auto-remove, como protege?

Obrigada, bjs

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Agosto 17, 2007, 14:19:19 »
Olá Raquel.

O cavilon existe em várias formas de aplicação, Spray (a mais utilizada), cotonete impregnado e agora em creme (ainda não disponível em Portugal). Após a sua aplicação forma um filme transparente que adere apenas à camada córnea da pele, é impermeável e resistente à água. Degrada-se com a constante renovação da camada córnea da pele, a sua protecção pode ir até 72 horas no entanto em zonas em que exista uma constante humidade (região perineal e periestomal EX, deve ser aplicado diáriamente), dado que a pele desses zonas também se renova a uma maior velocidade. A minha experiência com o produto é muito boa... ;D :D

Mais informações em http://solutions.3m.com/wps/portal/3M/e ... rier-film/

Abraço e bjs :)

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Setembro 19, 2007, 22:11:43 »
A primeira questão que se coloca é que não há pensos mais ou menos eficazes para umas úlceras de pressão.
Para chegar às situações descritas infere-se que os cuidados de Enfermagem não devem ser grande coisa.
Face às situações apresentadas, independentemente do produto/s  a utilizar, a primeira medida que se impõe é uma alternância de decúbitos , bem como a utilização de  material de protecção adequado (almofadas de gel, pele de carneiro etc) pois serão os primeiros a produzir algum efeito. ou seja o aumento /agravamento  Podem usar tudo e mais alguma coisa se não aliviarem a zona de pressão foi um mau serviço prestado ao utente e recursos gastos inutilmente.
Sempre me convenci que cada caso é um caso,  mas assim parece que caminhamos para tratamentos ”à la Carte”
Eu contudo começaria por usar um bisturi e tentar fazer uma limpeza cirúrgica seguida duma prolongada lavagem com S. F e numa situação concreta de acordo com o material que tivesse ao meu dispor poderia usar algum tipo de material do anteriormente descrito, mas nunca actisorb húmido. Diz-me a minha experiência e nunca vi o contrário, numa ferida infectada o penso ficar aderente.

Offline clara l

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Setembro 21, 2007, 23:22:17 »
Amatosa, desculpa que te diga, mas a indicação do actisorb é para ser molhado com SF antes da apliacação e não seco (precisamente porque adere muito à ferida). e esta informação não é fruto da minha experiência, mas sim da indicação do fabricante

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Setembro 25, 2007, 22:03:13 »
O carissima colega Clara , se ler bem diz " PODE ser impregnado com SF.Apesar de poder ser "molhado "a minha experiência diz-me para o não fazer.Se tudo o que as bulas dos medicamentos diz fosse verdade ,poucas doenças não teriam cura.

Offline ruipintos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Outubro 08, 2007, 19:57:43 »
caros colegas,

De tudo aquilo q foi dito, se calhar todos temos um pouco de razão pelo que não vou repetir o que foi dito.
Apenas acho que devemos ter em consideração 2 factores:

- será importante proteger os bordos da ferida com vit. A? Penso não haver estudos realizados com informação de que a vit. A exerce algum tipo de protecção, apenas talvez a de impermeabilizar, mas mesmo essa... Porque se formos a ver, de todas as vezes que realizamos um penso devemos retirar essa vit A. Será que ao fazê-lo não estamos a macerar a pele integra? será que ao realizarmos o penso não conseguiremos, com os produtos diversos existentes, proteger os bordos prevenindo a drenagem do exsudado para este local?

- Outro aspecto que penso ser relevante é a periodicidade de realização de um penso. Nestes casos apresentados, possivelmente ter-se-ia q realizar diariamente, pela quantidade de exsudado que seria grande. Mas em pensos com menos exsudado, temos que ter em atenção às indicações dos laboratórios e não realizar pensos todos os dias sem necessidade, como muitas vezes, inclusivamente no meu serviço (estamos a tentar alterar esta situação). A informação do laboratório ou dos serviços farmaceuticos deve ser utilizada de forma a que se optimize o produto ao máximo. E não devemos estar constantemente a alterar o produto, uma vez que este só trará resultados positivos ao fim de uns dias de utilização. No meu serviço estipulámos, na realização de pensos (consoante o tipo), a alteração do produto após 5 utilizações (penso não diário) e 7 dias nos pensos diários.

Cumprimentos
Rui Pinto

Offline luisavdias

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Outubro 28, 2007, 23:55:27 »
olá colegas
1º concordo com a amatosa quando diz que é fundamental o alívio de pressão. sendo úlceras de pressão parece-me importante que a 1ª abordagem seja essa. COLHÃO DE PRESSÕES ALTERNAS.(É MAIS BARATO QUE APÓSITOS) Depois qualquer apósito que dê cabo da contaminação.