Autor Tópico: Olá! Planeio entrar no curso de enfermagem mas faltam-me bases do secundário  (Lida 24311 vezes)

Offline scruz

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Parabéns ;) Vais gostar muito vais ver

Olha não fiques ansiosa e já sabes se precisares de alguma coisa diz, que eu estou aqui para ajudar, e conheço alguns dos teus professores que também já foram meus e vais ver que são EXCELENTES pessoas.

Fica bem e força, vai haver momentos menos bons mas tudo o que merece a pena na vida requere esforço e dedicação ;)

Offline Eneritz2009

• Membro
    • Ver Perfil
Obrigada Scruz!

Agora já passou a anciedade! segunda-feira [dia 17] já vou fazer a matricula. saiu o peso da cabeça, LOL!
? ??* ??????*:*????* by  Eneritz *????????*:*??*???

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: vmacs
Olá vitorfior e Eneritz, eu concordo plenamente contigo Eneritz... também já sou casada e tenho uma bebé, no entanto o querer move mesmo montanhas... eu concorri no regime para licenciados pois já sou professora de 1º ciclo, ou seja, sou de humanidades...
Sei k vai ser uma batalha dura, mas tudo se consegue quando keremos realmente e lutamos pelas coisas, eu sei o stress que é estar à espera de resposta para saber se entramos ou não, no meu caso só havia 2 vagas e graças a Deus entrei :)
Agora estou anciosa para que comece... Boa sorte para vocês também :)

Obrigado vmacs! :) Felicidades!

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: AMAC
e esquecime :
parabéns Eneritz2009  por teres conseguido :D
e espero que os outros colegas consigam também
 :-* :-*

Eu também espero que consiga AMAC! Obrigado ;))

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: lidia_lc
Citação de: Eneritz2009
Citação de: vitorfior
Citação de: lidia_lc
Oi!

Não há matemática mas há estatistica ! Há bioquimica e biofisica... E sinceramente sem bases de biologia esquece ! É a minha mais sincera opinião...

O que me estás a dizer, se não me engano, é que preciso de estudar química, física e biologia do secundário a fundo não é? :)

Olá Vitorfior... :D

Eu fiz a prova de biologia pelo programa maiores de 23, e deixei noutro post, os meus apontamentos. A tua faculdade, dispõe de um portal do candidato, onde colocam os tópicos que tens de estudar para essa prova. No meu caso eu tive ajuda de um professor particular para fazer o repasso da matéria toda, e como anteriormente disse, coloquei esses apontamentos para que possam servir a outras pessoas do regime m23.
Tens a hipótese de estudar os tópicos de quimica ou de biologia, e no meu caso preferi a biologia.

a instituição para a qual me inscrevi [IPB-Bragança] tambem me facilitou as disciplinas do curso de enfermagem...

8) Passo a citar:

1º. ano:        [1º semestre]
AnatomohistofisiologiaI; bioquimica e biofísica; bioetica e deontologia; psicologia do desenvolvimento; fundamentos de enfermagemI; microbiologia

[2º semestre]
socioantropologia; enfermagem em cuidados de saude primários; anatomohistofisiologia II; fundamentos de enfermagem II; farmacologia.

2º. ano:
Pedagogia; gestão e administração; enfermagem medico cirurgica; enfermagem de reabilitação; enfermagem de emergencias e catastrofes......   ENSINOS CLINICOS

3º. ano:
epidemiologia; enfermagem de saude materna e obstetrica; métodos e técnicas de investigação; enfermagem de saude mental e psiquiatrica.....  ENSINOS CLINICOS

4º. ano:
ENSINOS CLÍNICOS...... estagio de integração á vida profissional

as colegas falaram de estatística... não sei qual destas cadeiras é que tem estatística :-[
mas como ves a bioquimica e a biofisica é so no 1º ano!

espero ter aclarado alguma coisa! ;)

Boa noite,

A estatística é um módulo incluído na disciplina "métodos e técnicas de investigação" :)
Tal como a disciplina de "fundamentos de enfermagem I e II" tem módulos como nutrição, enfermagem perioperatória, enfermagem geriátrica e gerontologica, enfermagem comunitária, entre outras...

Obrigado pela dica Lídia_lc! :)

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: Eneritz2009
Olá a todos!

Desde já tenho a agradecer-vos a todos pelas palavras de optimismo...
Voçês são deveras fantásticos, obrigada!

Amac: desculpa lá a confusão! LOL!... não sei como pude postar isso, heheh!

Scruz: há uns dias que venho lendo os teus posts, e na verdade, identifico-me bastante com a tua forma de pensar. Gostaria imenso de te conhecer como pessoa, pois deves de ser alguém de ideias bem vincadas e admiro muito isso numa pessoa.

Vmacs: também estou nas tuas circunstâncias; também sou casada e mãe de família, e tal como tu tambem venho de humanidades [só pela diferença de que já tens outro curso!.. LOL!]...

Vitorfior: estou contente que os meus apontamentos te sirvam de ajuda...

Lidia_lc: obrigada pela informação, mas realmente estou um pouco "ás escuras" quanto ás matérias!

DITO ISTO: ... estou super, mega, hiper... contente! hoje saíram as pautas e consegui entrar na primeira fase!... ainda nem acredito!agora só resta esperar por segunda feira para fazer a matrícula! ;D ^-^ ^-^ ^-^

Força e ánimo a quem queira concurrer!
um abraço companheiros!

*eramos 25 alunos e só passamos 7 [3 dos quais entrarão no 2º. semestre]

Muito obrigado e Parabéns pela entrada! :) Tenho a certeza que vais fazer o curso sem problemas, com essa iniciativa toda!

Grande abraço!

Offline Eneritz2009

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: vitorfior
Muito obrigado e Parabéns pela entrada! :) Tenho a certeza que vais fazer o curso sem problemas, com essa iniciativa toda!

Grande abraço!

Obrigada companheiro!!! ^-^

Offline vmacs

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Olá bom dia Eneritz2009

Fiquei muito feliz por saber que hoje é um dia especial para ti... eu já fiz a minha matrícula no dia 13  ;)

É uma sensação de alívio imensa, eu penso que sei o k estás a sentir pk eu sinto-me igual, no meu caso, para licenciados haviam apenas 2 vagas e eu entrei  :D

Força e para a frente é k é o nosso caminho... Beijinhos!

Offline Eneritz2009

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: "vmacs"
Olá bom dia Eneritz2009

Fiquei muito feliz por saber que hoje é um dia especial para ti... eu já fiz a minha matrícula no dia 13  ;)

É uma sensação de alívio imensa, eu penso que sei o k estás a sentir pk eu sinto-me igual, no meu caso, para licenciados haviam apenas 2 vagas e eu entrei  :D

Força e para a frente é k é o nosso caminho... Beijinhos!

Obrigada e parabens a ti tambem! ^-^
As minhas aulas estão a correr bem... ando é um pouco cansada devido ás praxes, mas quem corre por gosto......  >:D
a unica dificuldade para mim neste momento é a bioquimica da qual não pesco nada de nada :'(
quanto ao resto das cadeiras não vejo muita dificuldade, gosto de todas em geral... estou a adorar microbiologia e anatomia, se bem que é uma cadeira bastante compacta e com muitos términus difíceis de pronunciar, mas com estudo penso que se fará bem.
Não estou a trabalhar assim que tenho toda a obrigação de queimar as pestanas com os apontamentos ;D
temos uma professora de nutrição que é uma bruxa autêntica, tipo ela vai muito por caras, mas dá igual! eu na minha com o meu estudo e já está!... as colegas tãopouco gostam muito dela mas é a que temos e isso não podemos de facto mudar...
Mas no geral estou a adorar o curso, os profs, os colegas, e a vida académica, lol!!!
boa sorte para ti companheira, já nos contarás mais coisas.

:-*

Offline vmacs

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Olá  Eneritz2009
Eu também estou a adorar, mas tem sido puxado  :-
Ainda agora começámos e já estou cheia de trabalhos e frequências já para este mês... mas lá está quem corre por gosto não cansa...
Vamos dar conta do recado vais ver  ;) e depois vamos falando por aqui também para trocar ideias... Beijinhos e boa continuação!

Offline marryse

• Membro
    • Ver Perfil
Então colegas, como vão os primeiros tempos dessa vida de estudantes de enfermagem?
Vitorfior, já conseguiste saber alguma coisa do concurso M23?
Staff Nurse @ Southampton General Hospital

Offline Eneritz2009

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: marryse
Então colegas, como vão os primeiros tempos dessa vida de estudantes de enfermagem?
Vitorfior, já conseguiste saber alguma coisa do concurso M23?

Olá Marryse...

Por aqui está tudo bem, se bem que com os recortes que o IPB fez no aquecimento, estamos a ter aulas ao frio... nesta proxima semana vamos manifestar-nos levando cada um de nós um cobertor para a escola como meio de protesto...

enfim... Portugal tá de tangas!...
De resto está tudo bem, adoro a cadeira de anatomia. Temos um prof médico que nos da essas aulas e explica muitoooo bem!... a nossa 1ª. frequencia é a Psicologia e daí em diante é sempre a abrir... vêm frequencias atras de frequencias!...

Vmacs, que tal está a correr para ti?
Vitorfior: já sabes alguma coisa mais? quando começam as inscrições e tal? ... mas acho que agora só vais ter a partir de 2013 [penso eu]

bjs! companheir@s!!

Offline Innes

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Olá a todos, estou a pensar ingressar no curso de Enfermagem no próximo ano lectivo, em Bragança! Infelizmente também não tenho grandes bases (venho da área das artes). Os licenciados têm de fazer algum exame ou requisito para entrar no curso?!!

Offline Eneritz2009

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: Innes
Olá a todos, estou a pensar ingressar no curso de Enfermagem no próximo ano lectivo, em Bragança! Infelizmente também não tenho grandes bases (venho da área das artes). Os licenciados têm de fazer algum exame ou requisito para entrar no curso?!!

Olá Innes...

Eu entrei em setembro e estou já no segundo semestre. Tá a correr bastante bem! no unicio até tinha bastante receio á bioquimica mas afinal fiz!... aliás fiz todas as cadeiras do 1º. semestre sem grande dificuldade...

Fixe... vais concurrer para a ESSA!!!... ainda nos vemos na Saúde, lol!... tenho apontamentos do que nos requere o IPB para a prova de acesso. No teu caso já que és de outra area tb terás (como eu) k fazer a prova de biologia... já te inscreste?... se necessitas esses apontamentos eu arranjo-te... e tb te posso emprestar o livro de biologia pelo qual estudei. Manda-me uma MP e conbinamos :D

Vitorfior: que tal migo?... concurreste afinal??

Vmacs: e quanto a ti? que tal vão as unidades curriculares? continuas a gostar do curso?

Scruz: um beijinho grande prá ti!!!...

++++++++++++++++++++++++++++++++
Não tenho entrado no forum ultimamente... é estudar, ir prá casa, cuidar das filhad e da casa, etc... não dá tempo prá nada... lol!

Offline Mfreire

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Olá a todos :)

Decidi vir até aqui para procurar a ajuda que tanto preciso e acho que melhor que ninguem voces, enfermeiros ou futuros enfermeiros, me podem ajudar.
Sou uma aluna mediana do 12º ano. Quando entrei para o secundário escolhi humanidades apesar de na altura já querer ser enfermeira mas tinha (e tenho) imensas dificuldades a matemática e a física e os meus pais nao tinham dinheiro para me pagar explicações ou aulas particulares, entao meio contrariada, mas sempre pensando que estava a fazer o melhor para mim, escolhi humanidades com vista a entrar futuramente em psicologia.
Infelizmente a minha mãe adoeceu à cerca de um ano, tem cancro. passou a ter que fazer vários tratamentos no hospital, esteve varias vezes internada, enfim, o hospital passou a ser um bocadinho a nossa "2ª casa". ao longo de todo este processo o bichinho da enfermagem voltou! Passei a ter ainda mais noção do quanto é importantíssimo o trabalho de um enfermeiro, o quanto eles ajudam os doentes a ultrapassar estas fases tao dificeis não só fisicamente como psicologicamente. Agora quando olho para o meu futuro nao me vejo a fazer outra coisa para alem disso! é isto que eu quero!! Mas tenho medo que a falta de bases me atraiçoe e que me prejudique... o que estou a pensar fazer é agora ficar um ano "parada" e arranjar um part-time para pagar algumas explicações de biologia e depois propor-me como externa a exame no proximo ano. Acham uma ideia demasiado louca?? :P Desde já obrigada, e espero que me consigam ajudar!  :)