Ola mfreire quanto à profissão que escolhemos só te posso dizer que paixão é tudo e desafios vais encontrar em qualquer uma que escolhas, por isso o importante é teres a certeza de que realmente queres enfermagem.
Dito que descobriste recentemente que é aquilo que te vês a fazer então força, inscreve te porque com dedicação tudo se consegue!
O facto de não teres tido bases não me parece um problema, pois as poucas disciplinas em que me serviram as minhas bases forma para bioquimica e estatistica! No entanto penso que o que te ensinam na universidade se te esforçares e não deixares acumular matéria sem a perceber não haverá problema! Eu sei que este é o maior desafio do estudanteÂ

Se te inscreves pelos maiores de 23, não sei como funciona a forma de concorrer ou os exames mas já vi aqui alguns posts de uns colegas sobre isso!
Se te inscereves pelo concurso normal então é uma questão de te informares que exames pedem para a uni que queres concorrer e começar.
Se escolheres biologia acho que com esforço e umas horas por dia de dedicação não precisarás de explicação uma vez que é decorar, já quimica e matemática aconselho que peças ajuda.Â

Bom, quanto a ir para fora, eu estive a trabalhar no estrangeiro por uns meses pois não arranjava nada em Portugal e adorei, desde que se goste do que se faz e se tenha um espirito aberto tudo corre bem! É tudo uma questão de como se encara a vida, se vês num obstáculo um problema a resolver ou um desafio a conquistar!
Espero ter ajudado!Â