Autor Tópico: Olá! Planeio entrar no curso de enfermagem mas faltam-me bases do secundário  (Lida 21655 vezes)

Offline Eneritz2009

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: scruz
Amac desculpa pensei que era mais uma piada de mau gosto sobre a Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros.

Amaritiz vais ver que vai correr bem quanto a Bragança, vais ter ótimos professores já saíram as classificações e se tinhas 14 entras-te, parabéns.

Vais gostar do pólo, não tenhas medo por vires de Humanidade 50% das disciplinas, em Enfermagem são relacionadas com teorias da psicologia, filosofia, antropologia de campo, entre outras.

O curso de enfermagem é muito diversificado e exigente, mas gostar é a base, depois é como tudo preserverância, auto estima, acreditares em ti mesma, na vida temos momentos bons e maus, ao longo da carreira é igual, vais ter momentos fantásticos e péssimos.

Se vires que tens dificuldades e em Bragança, existe uma abertura e espontaneidade que é bem aceite, que eu sou de lá estudei em Macedo e ia estudar à biblioteca de Bragança, pedes ajuda ao professor que te ajuda, não deixes acumular o que tens dificuldade senão vais ter uma valente dor de cabeça.

Sabes que a crítica construtiva é bem aceite em Trás os Montes, por isso vive a vida académica e como te ensinaram ao longo do secundário, auto e hetero avaliação.

Mas vais adorar o Prof. Carlos Magalhães faz apresentações interactivas com desenhos nos slides vais gostar muito, e outros docentes que lá exercem em regime de exclusividade também,  ;D
Citação de: otnemeM
Citação de: scruz
Amac desculpa pensei que era mais uma piada de mau gosto sobre a Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros.

Amaritiz vais ver que vai correr bem quanto a Bragança, vais ter ótimos professores já saíram as classificações e se tinhas 14 entras-te, parabéns.
12,40 por M23. E eu nem sabia que era possível entrar no segundo semestre por M23. No Porto e em Aveiro as condições do regime são bem mais apertadas pelos vistos.

Olá Scruz! obrigada! mas o meu nick não é "Amaritiz!!!...  ;D é Eneritz!
Quanto á minha classificação, bem... acho que leste mal! de facto estou esperando o dia 14 para saber em que fase entrei, mas a minha nota da pauta é um 12,40... 50% foi considerada a nota do exame e 50% a nota da entrevista [um desastre! :-[ ).
No entanto na prova escrita errei apenas uma pergunta, e a julgar por uma amiga que trabalha ao balcão do IPB (que conseguiu ver o meu exame), consegui uma classificação de 17,20 ... pena que contem tambem os 50% da entrevista :-
Estou muito anciosa por começar... sempre achei uma profissão linda. No entanto estive alguns anos em Espanha, e com poucos recursos para começar antes...
Esta não é a minha cidade, mas é onde vivo, e digamos de passagem; é a cidade do meu marido.
Acho que vou adorar o curso, porque tenho força de vontade para o conseguir e porque acima de tudo adoro tudo o que se relacione com a enfermagem!

otnenM: de facto aqui em Bragança sempre existiu a segunda fase para maiores de 23, se bem que com número reduzido de vagas: 3 para a 1ª fase e outras 3 para a segunda...
não penses que é facil o acesso aos maiores de 23!... a prova tãopouco foi assim tão acessivel; de 23 alunos, apenas 2 de nós tivemos classificação final de 13 e de 12,40 valores... o restante dos alunos tiveram desde 4,35 até aos 11,10 valores!
Foi preciso por mãos á obra e estudar muito (pelo menos no meu caso) para chegar aqui :P

Um abraço companheiros!
? ??* ??????*:*????* by  Eneritz *????????*:*??*???

Offline scruz

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Eu sei que as provas não devem ter sido fáceis sei o grau de exigência de se estudar em Bragança e muito bem, não tivesse eu sido aluna da Paulo Quintela e da Emídio Garcia, mas vale a pena, exigência leva-te a esforço e dedicação.

Por isso tem calma, claro que é complicado os dias de espera mas não adianta de nada andares sem dormir.

Cuida de ti e da tua família o resto vem por acréscimo.

Offline otnemeM

• Membro
    • Ver Perfil
Preferia ver as 6 vagas apenas para uma fase, a primeira, que penso fazer bem mais sentido, mas sendo o nível de exigência como dizes ainda bem então! ;)
Eu por mim fiquei muito agradado com o que observei tanto em Aveiro como no Porto. Não facilitam e não há pudor em rejeitar ou massacrar na entrevista quem não tem perfil ou mostra fraqueza. Devia ser assim para todos os regimes - pré-requisitos e com entrevista a fazer média com nota de candidatura.

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: marryse
Olá vitorfior.

Em relação ao plano de estudos da ESEL, tem em atenção que quando ingressares no CLE já estará em vigor o novo plano de estudos (2012: http://www.esel.pt/ESEL/PT/Formacao/Lic ... ra/PE2012/). Este ano lectivo 2012/2013 vai ser o primeiro ano em que este Plano de Estudos é implementando, por isso ainda não se sabe com plena certeza o conteúdo de cada uma dessas Unidades Curriculares, se bem que algumas é fácil compreender do que se tratam.

Da minha experiência no plano de estudos anterior (2008-2012) não é o facto de não teres essas "bases" do ensino secundário que te vai impedir de frequentar o curso. Em relação a bioquímica e biofísica, não são Unidades Curriculares da ESEL. De vez em quando aparece uma fórmula química, claro, por exemplo quando estudamos o Equilíbrio Ácido-Base, mas acredito que com algum estudo não terás grandes dificuldades em acompanhar estas matérias. Estatística também não é Unidade Curricular da ESEL. O único contacto que tivemos com estatística foi na Unidade Curricular de Investigação, mas as bases de estatística que eu trazia do secundário não me foram de todo fundamentais para compreender essa matéria.

Até ao ano passado, umas das Provas de Ingresso (Exames Nacionais) para a ESEL era a disciplina de Economia, e o contacto com Economia no curso também não justificava a necessidade de bases do Ensino Secundário, por isso, não te preocupes. Há mais colegas na tua situação, que entram pelo concurso M23 e concluem a licenciatura com sucesso.  ;)

Tem em atenção que na ESEL costumam haver cursos de preparação para as provas de acesso, se achares que necessitas de investir nisso. No site da Escola estão disponíveis também algumas provas realizadas em anos anteriores que dão para perceber o que é avaliado e como é avaliado. Também tens disponíveis os Exames Nacionais das disciplinas que

Se precisares algum esclarecimento ou se tiveres alguma dúvida em que eu possa ajudar, contacta-me por aqui ou por Mensagem Privada  :D

Prepara-te bem para as provas e não te esqueças que podes resolver também os exames nacionais das disciplinas, que te ajudam a perceber o que é que precisas de estudar melhor ^-^

Grande resposta marryse! Muito obrigado! :) Consultar-te-ei muito provavelmente!

Offline Eneritz2009

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: vitorfior
Citação de: lidia_lc
Oi!

Não há matemática mas há estatistica ! Há bioquimica e biofisica... E sinceramente sem bases de biologia esquece ! É a minha mais sincera opinião...

O que me estás a dizer, se não me engano, é que preciso de estudar química, física e biologia do secundário a fundo não é? :)

Olá Vitorfior... :D

Eu fiz a prova de biologia pelo programa maiores de 23, e deixei noutro post, os meus apontamentos. A tua faculdade, dispõe de um portal do candidato, onde colocam os tópicos que tens de estudar para essa prova. No meu caso eu tive ajuda de um professor particular para fazer o repasso da matéria toda, e como anteriormente disse, coloquei esses apontamentos para que possam servir a outras pessoas do regime m23.
Tens a hipótese de estudar os tópicos de quimica ou de biologia, e no meu caso preferi a biologia.

a instituição para a qual me inscrevi [IPB-Bragança] tambem me facilitou as disciplinas do curso de enfermagem...

8) Passo a citar:

1º. ano:        [1º semestre]
AnatomohistofisiologiaI; bioquimica e biofísica; bioetica e deontologia; psicologia do desenvolvimento; fundamentos de enfermagemI; microbiologia

[2º semestre]
socioantropologia; enfermagem em cuidados de saude primários; anatomohistofisiologia II; fundamentos de enfermagem II; farmacologia.

2º. ano:
Pedagogia; gestão e administração; enfermagem medico cirurgica; enfermagem de reabilitação; enfermagem de emergencias e catastrofes......   ENSINOS CLINICOS

3º. ano:
epidemiologia; enfermagem de saude materna e obstetrica; métodos e técnicas de investigação; enfermagem de saude mental e psiquiatrica.....  ENSINOS CLINICOS

4º. ano:
ENSINOS CLÍNICOS...... estagio de integração á vida profissional

as colegas falaram de estatística... não sei qual destas cadeiras é que tem estatística :-[
mas como ves a bioquimica e a biofisica é so no 1º ano!

espero ter aclarado alguma coisa! ;)

Offline Eneritz2009

• Membro
    • Ver Perfil
[quote author=AMAC link=topic=9916.msg138771#msg138771 date=1346928088
eu, na minha opinião biologia 10 11 e 12  é o mais importante quimica e fisica acho que nao tem nada a ver ..e matemática talvez a parte de estatistica do 10 ano :D
[/quote]

Olá Lidia...

Desculpa o que vou dizer; não concordo com o que escreveste! de novo te peço desculpa, mas eu sou um claro exemplo disso:
Sou da area de humanidades, e quando me candidatei ao curso de enfermagem, não tinha quaisqueres bases de biologia. No entanto, o querer move montanhas e com muito empenho, dedicação, estudo, e com ajuda de um prof particular, consegui meter 3 anos de biologia na cabeça em apenas 3 meses...

Quem quer mesmo, pode mesmo! esse é o meu lema ;D
fiz a prova, apenas errei 1 pergunta e classifiquei-me com nota mais que suficiente para entrar.
Dito isto, e sem bases de biologia... hoje em dia estou bastante satisfeita com tudo o que aprendi, e posso dizer que adoroooo biologia!

um abraço, linda!

Offline Eneritz2009

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: Lidia_lc
eu, na minha opinião biologia 10 11 e 12  é o mais importante quimica e fisica acho que nao tem nada a ver ..e matemática talvez a parte de estatistica do 10 ano :D

Olá Lidia...

Desculpa o que vou dizer; não concordo com o que escreveste! de novo te peço desculpa, mas eu sou um claro exemplo disso:
Sou da area de humanidades, e quando me candidatei ao curso de enfermagem, não tinha quaisqueres bases de biologia. No entanto, o querer move montanhas e com muito empenho, dedicação, estudo, e com ajuda de um prof particular, consegui meter 3 anos de biologia na cabeça em apenas 3 meses...

fiz a prova, apenas errei 1 pergunta e classifiquei-me com nota mais que suficiente para entrar.
Dito isto, e sem bases de biologia... hoje em dia estou bastante satisfeita com tudo o que aprendi, e posso dizer que adoroooo biologia!

um abraço, linda!

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: Eneritz2009
Oi!

Não há matemática mas há estatistica ! Há bioquimica e biofisica... E sinceramente sem bases de biologia esquece ! É a minha mais sincera opinião...

O que me estás a dizer, se não me engano, é que preciso de estudar química, física e biologia do secundário a fundo não é? :)

Eu fiz a prova de biologia pelo programa maiores de 23, e deixei noutro post, os meus apontamentos. A tua faculdade, dispõe de um portal do candidato, onde colocam os tópicos que tens de estudar para essa prova. No meu caso eu tive ajuda de um professor particular para fazer o repasso da matéria toda, e como anteriormente disse, coloquei esses apontamentos para que possam servir a outras pessoas do regime m23.
Tens a hipótese de estudar os tópicos de quimica ou de biologia, e no meu caso preferi a biologia.

a instituição para a qual me inscrevi [IPB-Bragança] tambem me facilitou as disciplinas do curso de enfermagem...

8) Passo a citar:

AnatomohistofisiologiaI; bioquimica e biofísica; bioetica e deontologia; psicologia do desenvolvimento; fundamentos de enfermagemI; microbiologia

[2º semestre]
socioantropologia; enfermagem em cuidados de saude primários; anatomohistofisiologia II; fundamentos de enfermagem II; farmacologia.

2º. ano:
Pedagogia; gestão e administração; enfermagem medico cirurgica; enfermagem de reabilitação; enfermagem de emergencias e catastrofes......   ENSINOS CLINICOS

3º. ano:
epidemiologia; enfermagem de saude materna e obstetrica; métodos e técnicas de investigação; enfermagem de saude mental e psiquiatrica.....  ENSINOS CLINICOS

4º. ano:

as colegas falaram de estatística... não sei qual destas cadeiras é que tem estatística :-[

Olá mais uma vez Eneritz2009!

Eu tenho andado a ver os tópicos de trás para a frente (este foi o último que vi até agora heheheh). Muito obrigado pela informação que disponibilizaste anteriormente e também por esta informação que disponibilizaste agora! :) Tal e qual como disseste, ao tomar a decisão de me canditatar aos maiores de 23, sentia-me completamente desamparado em relação àquilo que é preciso fazer, mas graças a ti e também às outras pessoas que me ajudaram neste forum, já começo a sentir-me mais orientado!

Muchas gracias! :)

Offline vmacs

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Olá vitorfior e Eneritz, eu concordo plenamente contigo Eneritz... também já sou casada e tenho uma bebé, no entanto o querer move mesmo montanhas... eu concorri no regime para licenciados pois já sou professora de 1º ciclo, ou seja, sou de humanidades...
Sei k vai ser uma batalha dura, mas tudo se consegue quando keremos realmente e lutamos pelas coisas, eu sei o stress que é estar à espera de resposta para saber se entramos ou não, no meu caso só havia 2 vagas e graças a Deus entrei :)
Agora estou anciosa para que comece... Boa sorte para vocês também :)

Offline scruz

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Eneritz2009, tens toda a razão querer é poder, esforço e dedicação, mas também estás em Bragança onde as pessoas te levam a acreditar que nada é impossível.

Uma cidade onde recebes viagens e medalhas no público por tirares notas de mérito, era super divertido e medalhas por jogares em alta competição.

Quando tiravas tudo 5 eras chamado ao palco e entregavam-te um envelope com dinheiro e davam-te uma carta de parabéns, entre outras muitas prendas pelo teu esforço e dedicação.

Eu tive o privilégio de aprender química com pessoas brilhantes aí e tenho a dizer-te que a Euracema, metia-te o ano todo de 12º ano na cabeça numa semana, intensiva era uma pessoa fantástica, orgulhosa mas uma craque no que fazia, SUBLIME.

É por isso que eu digo estudar, ajudar os outros, e ter orgulho na pessoa que és não tem mal nenhum.

E um filho é um presente de Deus não é uma limitação nem impedimento para trilhar um caminho melhor para nós mesmos, tem de se coordenar melhor o tempo, pedir às pessoas amigas e à família uma mãozinha, mas a família e os amigos estão lá para isso mesmo para amparar os embates quando precisamos.

Boa sorte e continuem com essa auto estima, motivação, responsabilidade perante os objectivos, poder de concentração, espírito de sacrifício e ambição, porque esses são os  PILARES para chegar à meta.

Offline EnfermeiroAC

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Citação de: Lidia_lc

Olá Lidia...

um abraço, linda!

olá Eneritz2009
existe aqui uma confusão: Não me chamo lídia, eu é que disse o que citaste, o meu nick é AMAC e não sou rapariga  ;D
mas voltando ao que interessa  disseste uma coisa que admitiste que eu tinha razão ..o facto de eu dizer que o colega  precisava de estudar biologia é um facto ... claro que podem muito bem concorrer sem estudos de quaisquer áreas faladas como foi o teu caso e de outros mas o facto é que tiveram de fazer exame a biologia, ou seja, é necessário saber biologia como tinha referido.
Nurses]

Offline EnfermeiroAC

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
e esquecime :
parabéns Eneritz2009  por teres conseguido :D
e espero que os outros colegas consigam também
 :-* :-*
Nurses]

Offline lidia_lc

• Membro
    • Ver Perfil
Oi!

8) Passo a citar:

[2º semestre]

2º. ano:

3º. ano:

4º. ano:

Boa noite,

A estatística é um módulo incluído na disciplina "métodos e técnicas de investigação" :)
Tal como a disciplina de "fundamentos de enfermagem I e II" tem módulos como nutrição, enfermagem perioperatória, enfermagem geriátrica e gerontologica, enfermagem comunitária, entre outras...
“Nós não somos o que sabemos. Somos o que estamos dispostos a aprender.”

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: vmacs
Olá vitorfior e Eneritz, eu concordo plenamente contigo Eneritz... também já sou casada e tenho uma bebé, no entanto o querer move mesmo montanhas... eu concorri no regime para licenciados pois já sou professora de 1º ciclo, ou seja, sou de humanidades...
Sei k vai ser uma batalha dura, mas tudo se consegue quando keremos realmente e lutamos pelas coisas, eu sei o stress que é estar à espera de resposta para saber se entramos ou não, no meu caso só havia 2 vagas e graças a Deus entrei :)
Agora estou anciosa para que comece... Boa sorte para vocês também :)

Obrigado vmacs! E boa sorte no curso! :)

Offline Eneritz2009

• Membro
    • Ver Perfil
Olá a todos!

Desde já tenho a agradecer-vos a todos pelas palavras de optimismo...
Voçês são deveras fantásticos, obrigada!

Amac: desculpa lá a confusão! LOL!... não sei como pude postar isso, heheh!

Scruz: há uns dias que venho lendo os teus posts, e na verdade, identifico-me bastante com a tua forma de pensar. Gostaria imenso de te conhecer como pessoa, pois deves de ser alguém de ideias bem vincadas e admiro muito isso numa pessoa.

Vmacs: também estou nas tuas circunstâncias; também sou casada e mãe de família, e tal como tu tambem venho de humanidades [só pela diferença de que já tens outro curso!.. LOL!]...

Vitorfior: estou contente que os meus apontamentos te sirvam de ajuda...

Lidia_lc: obrigada pela informação, mas realmente estou um pouco "ás escuras" quanto ás matérias!

DITO ISTO: ... estou super, mega, hiper... contente! hoje saíram as pautas e consegui entrar na primeira fase!... ainda nem acredito!agora só resta esperar por segunda feira para fazer a matrícula! ;D ^-^ ^-^ ^-^

Força e ánimo a quem queira concurrer!
um abraço companheiros!

*eramos 25 alunos e só passamos 7 [3 dos quais entrarão no 2º. semestre]