Autor Tópico: Olá! Planeio entrar no curso de enfermagem mas faltam-me bases do secundário  (Lida 24587 vezes)

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: Ana Correia
Bioquímica pelo menos no meu curso tinha poucas formulas,e eram mesmo básicas,o resto era mesmo coisas de compreensão e estudo...consultas os livros da faculdade ou compras anatmofisiologia de Selley,passo a publicidade.lol. e safas te bem..se estudares um bocadinho tudo se faz como dizia um professor meu!

obrigado Ana! :)

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: lidia_lc
Citação de: vitorfior
Citação de: lidia_lc
Oi!

Não há matemática mas há estatistica ! Há bioquimica e biofisica... E sinceramente sem bases de biologia esquece ! É a minha mais sincera opinião...

O que me estás a dizer, se não me engano, é que preciso de estudar química, física e biologia do secundário a fundo não é? :)

obrigado!

Não é necessário estudar a fundo... Mas tens de ter bases... Não é apenas estudar para enfiar a matéria na cabeça mas sim entender em que consiste aquilo que estás a estudar... Tenho uma colega que entrou sem nenhuma dessas bases e vê-se à rasca, já devia ter acabado o curso o ano passado... Mas cada um é como cada qual...

Cumps

Compreendi-te Lidia!

obrigado!

Offline scruz

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Tens força de vontade certo, pois aí está tudo a chave motivação, à pessoas que se "baldam" e depois fazem a faculdade com uma perna às costas, e outras que foi o caso do "amarelo" da minha turma que andava ali vai não vai, e agora é um dos Enfermeiros Nacionais mais bem sucedidos, mas quem o conhecesse pelo seu carisma percebia evidentemente como é que ele foi tão longe, chama-se educação e diplomacia.

Disciplinas que vais ter de "marrar"

Biogenética: as teorias de Mendel da secundária dão um certo jeito, vai revê-las  e aprende a fazer os problemas

Anatomia

Biofísica, bioquímica e física (exemplo princípios básicos se uma pessoa for impactada a determinada velocidade, o que implica isso para o organismo humano, lê Einsten)

Patologia

Microbiologia

Farmacologia

Estas vais precisar das bases mas depende de ti e do teu esforço pessoal, e querer é poder, eu acabei química e biologia na Emídio Garcia de Bragança com média de 18 valores e calro que me facilitou a vida, porque as bases já eram muito boas.

Mas olha na mesma escola o meu mano não conseguiu foi para o Porto e acabou no externato com 15 valores, e veio para Lisboa fez a tese no Instituto de Medicina Tropical com 19 valores, e quando estava em minha casa aprendeu finalmente que estudar e ser responsável, tem os seus lucros.

O meu conselho entra se gostares, e quiseres porque todos os cursos superiores são complicados por isso temos de saber muito bem o que queremos fazer, porque no fundo é a nossa vida profissional que terá implicações para a nossa vida pessoal.

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: scruz
Tens força de vontade certo, pois aí está tudo a chave motivação, à pessoas que se "baldam" e depois fazem a faculdade com uma perna às costas, e outras que foi o caso do "amarelo" da minha turma que andava ali vai não vai, e agora é um dos Enfermeiros Nacionais mais bem sucedidos, mas quem o conhecesse pelo seu carisma percebia evidentemente como é que ele foi tão longe, chama-se educação e diplomacia.

Disciplinas que vais ter de "marrar"

Biogenética: as teorias de Mendel da secundária dão um certo jeito, vai revê-las  e aprende a fazer os problemas

Anatomia

Biofísica, bioquímica e física (exemplo princípios básicos se uma pessoa for impactada a determinada velocidade, o que implica isso para o organismo humano, lê Einsten)

Patologia

Microbiologia

Farmacologia

Estas vais precisar das bases mas depende de ti e do teu esforço pessoal, e querer é poder, eu acabei química e biologia na Emídio Garcia de Bragança com média de 18 valores e calro que me facilitou a vida, porque as bases já eram muito boas.

Mas olha na mesma escola o meu mano não conseguiu foi para o Porto e acabou no externato com 15 valores, e veio para Lisboa fez a tese no Instituto de Medicina Tropical com 19 valores, e quando estava em minha casa aprendeu finalmente que estudar e ser responsável, tem os seus lucros.

O meu conselho entra se gostares, e quiseres porque todos os cursos superiores são complicados por isso temos de saber muito bem o que queremos fazer, porque no fundo é a nossa vida profissional que terá implicações para a nossa vida pessoal.

obrigado pelas dicas scruz! Muito úteis mesmo!

Offline EnfermeiroAC

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Citação de: AMAC
olá
como vários colegas disseram existem biofisica bioquimica estatística entre outras que contém bases do 12 ano

eu, na minha opinião biologia 10 11 e 12  é o mais importante quimica e fisica acho que nao tem nada a ver ..e matemática talvez a parte de estatistica do 10 ano :D

Mas para estudar biofisica e bioquimica não é importante ter, pelo menos, bases de química e biologia AMAC?

obrigado!

de biologia sim mas quimica e fisica nem tanto.. safaste como vários colegas disseram :D
biologia engloba várias cadeiras de enfermagem : nutrição, alguma bioquimica, até mesmo anatomia ..
psicologia também pode ser importante pex : piaget
Nurses]

Offline scruz

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Psicologia é fulcral principalmente em pessoas que vão cuidar de outras e lidar com uma equipa multidisciplinar e não só na Jean Piaget.

Mais quem não fosse uma pessoa bastante equilibrada não deveria concorrer, e para mim forte apologista de psicotécnicos de personalidade para os cursos de saúde, torna-se importante não só a média mas o curriculum escolar como membro activo em actividades extra escolares.

Que transpareçam uma pessoa activa, responsável, dinâmica e pro activa, e ser bom aluno implica por vezes pessoas que decoram vomitam e já nem se lembram de nada que estudaram depois do teste.

Que são incapazes de conviver em sociedade seja no grupo de teatro, em futebol, em música, quem não sabe dar o exemplo não deveria concorrer  a cursos onde a psicologia de grupo, é uma base da boa convivência.

Offline otnemeM

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: otnemeM
Através de que regime pretendes candidatar-te?

Predendo-me candidatar através do "maiores de 23 (tenho 32 anos...)
Começa por ver os editais da(s) faculdade(s) a que te queres candidatar relacionados com a candidatura por esse regime. O mais provável é que encontres lá grande parte da informação que procuras.
De seguida arranja tantos exames dos anos anteriores quanto possível e tenta entrar em contacto com alunos que tenham entrado por esse regime em anos anteriores. Isso deve resolver-te o que os editais não resolvam.

Em princípio a tua preocupação inicial deve focar-se na Biologia do secundário. Dependendo da faculdade podes também ter de estudar matemática (equações de primeiro e segundo grau, estatística e pouco mais), química, português, filosofia, psicologia... mas isso encontras nos editais.

Quanto ao curso em si, atravessas essa ponte quando lá chegares. Entrar já é difícil qb para estares preocupado com daqui a um ano e tal.

Offline EnfermeiroAC

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Psicologia é fulcral principalmente em pessoas que vão cuidar de outras e lidar com uma equipa multidisciplinar e não só na Jean Piaget.

Mais quem não fosse uma pessoa bastante equilibrada não deveria concorrer, e para mim forte apologista de psicotécnicos de personalidade para os cursos de saúde, torna-se importante não só a média mas o curriculum escolar como membro activo em actividades extra escolares.

Que transpareçam uma pessoa activa, responsável, dinâmica e pro activa, e ser bom aluno implica por vezes pessoas que decoram vomitam e já nem se lembram de nada que estudaram depois do teste.

Que são incapazes de conviver em sociedade seja no grupo de teatro, em futebol, em música, quem não sabe dar o exemplo não deveria concorrer  a cursos onde a psicologia de grupo, é uma base da boa convivência.

scruz eu nao falei em escolas  ^-^ eu dei um exemplo de um PSICÒLOGO que é necessário saber como piaget freud etc
eu nunca falo mal ou bem de outras escolas só falo bem e mal da minha !
Nurses]

Offline Eneritz2009

• Membro
    • Ver Perfil
Olá a tod@s!

Sou nova por aqui, e sou uma mais das alunas que começam enfermagem este ano.
Venho da área de humanidades mas concurri com exame de biologia para o qual me fartei de estudar e pagar aulas particulares. Inscrevi-me no programa de "maiores de 23" no IPB de Bragança. Neste momento estou á espera do dia 14 com impaciencia; já que só então saberei se entrei nesta fase ou no segundo semestre...
A minha dúvida é que sendo aluna de humanidades, tenho bastante medo á bioquimica e biofísica... Pode acompanhar-se tendo poucas bases na matéria?

Agradeço desde já as vossas opiniões!
? ??* ??????*:*????* by  Eneritz *????????*:*??*???

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
olá
como vários colegas disseram existem biofisica bioquimica estatística entre outras que contém bases do 12 ano

eu, na minha opinião biologia 10 11 e 12  é o mais importante quimica e fisica acho que nao tem nada a ver ..e matemática talvez a parte de estatistica do 10 ano :D

Mas para estudar biofisica e bioquimica não é importante ter, pelo menos, bases de química e biologia AMAC?

obrigado!

de biologia sim mas quimica e fisica nem tanto.. safaste como vários colegas disseram :D
biologia engloba várias cadeiras de enfermagem : nutrição, alguma bioquimica, até mesmo anatomia ..
psicologia também pode ser importante pex : piaget

Muito obrigado AMAC!  :)

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil

Estou-te a compreender scruz! Obrigado! :)

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Através de que regime pretendes candidatar-te?

Predendo-me candidatar através do "maiores de 23 (tenho 32 anos...)
Começa por ver os editais da(s) faculdade(s) a que te queres candidatar relacionados com a candidatura por esse regime. O mais provável é que encontres lá grande parte da informação que procuras.
De seguida arranja tantos exames dos anos anteriores quanto possível e tenta entrar em contacto com alunos que tenham entrado por esse regime em anos anteriores. Isso deve resolver-te o que os editais não resolvam.

Em princípio a tua preocupação inicial deve focar-se na Biologia do secundário. Dependendo da faculdade podes também ter de estudar matemática (equações de primeiro e segundo grau, estatística e pouco mais), química, português, filosofia, psicologia... mas isso encontras nos editais.

Quanto ao curso em si, atravessas essa ponte quando lá chegares. Entrar já é difícil qb para estares preocupado com daqui a um ano e tal.

Muito obrigado pelas dicas otnemeM!

Offline scruz

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Amac desculpa pensei que era mais uma piada de mau gosto sobre a Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros.

Amaritiz vais ver que vai correr bem quanto a Bragança, vais ter ótimos professores já saíram as classificações e se tinhas 14 entras-te, parabéns.

Vais gostar do pólo, não tenhas medo por vires de Humanidade 50% das disciplinas, em Enfermagem são relacionadas com teorias da psicologia, filosofia, antropologia de campo, entre outras.

O curso de enfermagem é muito diversificado e exigente, mas gostar é a base, depois é como tudo preserverância, auto estima, acreditares em ti mesma, na vida temos momentos bons e maus, ao longo da carreira é igual, vais ter momentos fantásticos e péssimos.

Se vires que tens dificuldades e em Bragança, existe uma abertura e espontaneidade que é bem aceite, que eu sou de lá estudei em Macedo e ia estudar à biblioteca de Bragança, pedes ajuda ao professor que te ajuda, não deixes acumular o que tens dificuldade senão vais ter uma valente dor de cabeça.

Sabes que a crítica construtiva é bem aceite em Trás os Montes, por isso vive a vida académica e como te ensinaram ao longo do secundário, auto e hetero avaliação.

Mas vais adorar o Prof. Carlos Magalhães faz apresentações interactivas com desenhos nos slides vais gostar muito, e outros docentes que lá exercem em regime de exclusividade também,  ;D

Offline otnemeM

• Membro
    • Ver Perfil
Amac desculpa pensei que era mais uma piada de mau gosto sobre a Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros.

Amaritiz vais ver que vai correr bem quanto a Bragança, vais ter ótimos professores já saíram as classificações e se tinhas 14 entras-te, parabéns.
12,40 por M23. E eu nem sabia que era possível entrar no segundo semestre por M23. No Porto e em Aveiro as condições do regime são bem mais apertadas pelos vistos.

Offline marryse

• Membro
    • Ver Perfil
Olá vitorfior.

Em relação ao plano de estudos da ESEL, tem em atenção que quando ingressares no CLE já estará em vigor o novo plano de estudos (2012: http://www.esel.pt/ESEL/PT/Formacao/Lic ... ra/PE2012/). Este ano lectivo 2012/2013 vai ser o primeiro ano em que este Plano de Estudos é implementando, por isso ainda não se sabe com plena certeza o conteúdo de cada uma dessas Unidades Curriculares, se bem que algumas é fácil compreender do que se tratam.

Da minha experiência no plano de estudos anterior (2008-2012) não é o facto de não teres essas "bases" do ensino secundário que te vai impedir de frequentar o curso. Em relação a bioquímica e biofísica, não são Unidades Curriculares da ESEL. De vez em quando aparece uma fórmula química, claro, por exemplo quando estudamos o Equilíbrio Ácido-Base, mas acredito que com algum estudo não terás grandes dificuldades em acompanhar estas matérias. Estatística também não é Unidade Curricular da ESEL. O único contacto que tivemos com estatística foi na Unidade Curricular de Investigação, mas as bases de estatística que eu trazia do secundário não me foram de todo fundamentais para compreender essa matéria.

Até ao ano passado, umas das Provas de Ingresso (Exames Nacionais) para a ESEL era a disciplina de Economia, e o contacto com Economia no curso também não justificava a necessidade de bases do Ensino Secundário, por isso, não te preocupes. Há mais colegas na tua situação, que entram pelo concurso M23 e concluem a licenciatura com sucesso.  ;)

Tem em atenção que na ESEL costumam haver cursos de preparação para as provas de acesso, se achares que necessitas de investir nisso. No site da Escola estão disponíveis também algumas provas realizadas em anos anteriores que dão para perceber o que é avaliado e como é avaliado. Também tens disponíveis os Exames Nacionais das disciplinas que

Se precisares algum esclarecimento ou se tiveres alguma dúvida em que eu possa ajudar, contacta-me por aqui ou por Mensagem Privada  :D

Prepara-te bem para as provas e não te esqueças que podes resolver também os exames nacionais das disciplinas, que te ajudam a perceber o que é que precisas de estudar melhor ^-^
Staff Nurse @ Southampton General Hospital