Autor Tópico: Olá! Planeio entrar no curso de enfermagem mas faltam-me bases do secundário  (Lida 21656 vezes)

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Olá!

Estou a planear entrar no curso de enfermagem para o ano (no ESEL) mas faltam-me bases do secundário. As minhas perguntas são as seguintes:

Em termos de Matemática, Química, Física, e Biologia. Quais destas é necessário estudar para o curso de enfermagem? Ou seja, por outras palavras... Temos alguma destas disciplinas/ cadeiras (ou variantes) no curso?

Neste momento, estou praticamente nulo a tudo. Daí a importância de saber quais delas me devo empenhar-me a estudar...

Há cadeiras de matemática no curso de Enfermagem, por exemplo? Ou de química ou biologia? Ou é apenas necessário estudar estas disciplinas para os exames de admissão? 

Muito obrigado!

Offline otnemeM

• Membro
    • Ver Perfil
Através de que regime pretendes candidatar-te?

Offline lidia_lc

• Membro
    • Ver Perfil
Oi!

Não há matemática mas há estatistica ! Há bioquimica e biofisica... E sinceramente sem bases de biologia esquece ! É a minha mais sincera opinião...
“Nós não somos o que sabemos. Somos o que estamos dispostos a aprender.”

Offline EnfermeiroAC

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
olá
como vários colegas disseram existem biofisica bioquimica estatística entre outras que contém bases do 12 ano

eu, na minha opinião biologia 10 11 e 12  é o mais importante quimica e fisica acho que nao tem nada a ver ..e matemática talvez a parte de estatistica do 10 ano :D
Nurses]

Offline CatarinaCB

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Olá!
O melhor mesmo seria consultares o plano de estudos para a escola que pretendes concorrem porque, em função da escola, as unidades curriculares podem diferir um pouco.
A partir daí, será mais fácil perceberes quais serão as bases necessárias.

Espero ter ajudado.
Catarina Brito.

Offline Ana Correia

• Membro
    • Ver Perfil
Olá,eu era do agrupamento de artes e não tive essas disciplinas,apenas estudei biologia e psicologia para os exames...a mim não me fez diferença alguma não ter essas disciplinas...consegui fazer com facilidade Bioquímica e afins... Estatística tive umas explicações no 4º ano e safei-me, e só tive as explicações pk sempre tive dificuldades na matemática..tirei o curso na Escola Superior Enfermagem do Porto

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Olá outra vez!

Primeiro que nada deixem-me dizer que só me apetece escavar um buraco na areia e enfiar lá a cabeça: estive este tempo todo a pensar que não tinha recebido respostas (pensava que ia receber email)...

Vou ler todas as respostas com atenção! Peço desculpa e agradeço o tempo que perderam a responder!

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: otnemeM
Através de que regime pretendes candidatar-te?

Predendo-me candidatar através do "maiores de 23 (tenho 32 anos...)

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: lidia_lc
Oi!

Não há matemática mas há estatistica ! Há bioquimica e biofisica... E sinceramente sem bases de biologia esquece ! É a minha mais sincera opinião...

O que me estás a dizer, se não me engano, é que preciso de estudar química, física e biologia do secundário a fundo não é? :)

obrigado!

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: AMAC
olá
como vários colegas disseram existem biofisica bioquimica estatística entre outras que contém bases do 12 ano

eu, na minha opinião biologia 10 11 e 12  é o mais importante quimica e fisica acho que nao tem nada a ver ..e matemática talvez a parte de estatistica do 10 ano :D

Mas para estudar biofisica e bioquimica não é importante ter, pelo menos, bases de química e biologia AMAC?

obrigado!

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: CatarinaCB
Olá!
O melhor mesmo seria consultares o plano de estudos para a escola que pretendes concorrem porque, em função da escola, as unidades curriculares podem diferir um pouco.
A partir daí, será mais fácil perceberes quais serão as bases necessárias.

Espero ter ajudado.

Olá CatarinCB! Não sei se percebi bem a tua resposta.

Referes-te à universidade a que me pretendo candidatar? Isso seria a ESEL.  Eu já consultei as cadeiras mas pelos títulos não percebo bem os conteúdos já que nem sequer estou familiarizado com a matéria do secundário (já foi há uns bons bons anos atrás...) ;)

obrigado!

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: Ana Correia
Olá,eu era do agrupamento de artes e não tive essas disciplinas,apenas estudei biologia e psicologia para os exames...a mim não me fez diferença alguma não ter essas disciplinas...consegui fazer com facilidade Bioquímica e afins... Estatística tive umas explicações no 4º ano e safei-me, e só tive as explicações pk sempre tive dificuldades na matemática..tirei o curso na Escola Superior Enfermagem do Porto

Ana, sempre tiveste dificuldades a matemática? Já somos dois heheh.

A tua resposta alivia-me, mas continuo preocupado com a questão de ser necessário entender química do secundário para entender Bioquímica e física do secundário para entender biofísica...

obrigado! :)

Offline vitorfior

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: vitorfior
Citação de: AMAC
olá

Mas para estudar biofisica e bioquimica não é importante ter, pelo menos, bases de física e de química AMAC?

obrigado!

Offline Ana Correia

• Membro
    • Ver Perfil
Bioquímica pelo menos no meu curso tinha poucas formulas,e eram mesmo básicas,o resto era mesmo coisas de compreensão e estudo...consultas os livros da faculdade ou compras anatmofisiologia de Selley,passo a publicidade.lol. e safas te bem..se estudares um bocadinho tudo se faz como dizia um professor meu!

Offline lidia_lc

• Membro
    • Ver Perfil
Citação de: vitorfior
Citação de: lidia_lc
Oi!

O que me estás a dizer, se não me engano, é que preciso de estudar química, física e biologia do secundário a fundo não é? :)

obrigado!

Não é necessário estudar a fundo... Mas tens de ter bases... Não é apenas estudar para enfiar a matéria na cabeça mas sim entender em que consiste aquilo que estás a estudar... Tenho uma colega que entrou sem nenhuma dessas bases e vê-se à rasca, já devia ter acabado o curso o ano passado... Mas cada um é como cada qual...

Cumps
“Nós não somos o que sabemos. Somos o que estamos dispostos a aprender.”