Autor Tópico: Hemoglobina e PCR  (Lida 1957 vezes)

Offline nurse in training

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Hemoglobina e PCR
« em: Setembro 04, 2012, 19:05:22 »
Boa tarde colegas
Tenho uma dúvida a qual já tentei esclarecer com alguns médicos e colegas e não consegui.
Já fiz pesquisas e também não cheguei a nenhuma conclusão.
Tinha uma doente internada com suspeita de perfuração uterina  a qual a nível analitico tinha hemoglobina baixa (cerca de 8.6) e uma PCR alterada (cerca de 27) não tinha leucocitose e apresentava picos febris (contudo encontrava-se a fazer misosprostol).
A doente já se encontrava medicada com AB e uma das médicas sugeriu que a PCR alterada se devia à baixa de hemoglobina.
Qual é então a relação entre PCR e hemoglobina?
Desde já agradeço a vossa disponibilidade.
...Nurse in Trainning...

Offline elektrica

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Hemoglobina e PCR
« Responder #1 em: Setembro 04, 2012, 23:44:38 »
Na minha opinião a PCR aumentada nada tem a ver com o nivel de hemoglobina, mas com a perfuração uterina em si que pode desencadear um processo inflamatório.

Não sabes como eram os valores de glóbulos brancos anteriores à perfuração uterina, podem perfeitamente ser inferiores ao dito "normal", e se apresentar um processo inflamatório no momento, pode aparentar o valor indicado para a idade da senhora.

Contudo não podemos esquecer que cada caso é um caso. Pode ser isso, ou então, o que a médica quererá dizer é que como a utente se encontrava com perdas sanguineas, o corpo estaria a tentar combater a lesão/perfuração, apenas aparentemente pelo sinal e sintoma observável: hipertermia e PCR aumentada.

NB. A termos de exemplo, existem pessoas que fazem amigdalites com direito a abcessos com necessidade de drenagem, sem apresentar picos febris e só aumenta ligeiramente a PCR, outras altera a formula leucocitária e a PCR sem hipertermia, e ainda temos as que só alteram ligeiramente a PCR e apresentam hipertermia. :P

N.B.1. Esta é apenas a minha opinião.
Boa pesquisa! ;)