Autor Tópico: Licenciatura em Enfermagem na Universidade Católica (Lisboa)  (Lida 2586 vezes)

Offline ACJA

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Boa tarde,

Gostaria de saber se alguém aqui frequenta ou frequentou a Universidade Católica de Lisboa no curso de Enfermagem...

Vou-me candidatar à ESEL, porém, a prova de ingresso (Bio&Geo) estraga-me a média e duvido que entre... Por isso, virei-me para as opções privadas e, após alguma pesquisa, fiquei indecisa entre a S. Francisco das Misericórdias e a Universidade Católica de Lisboa.

Pessoas que conheço formadas em Enfermagem, orientaram-me mais no sentido da Universidade Católica.
E, de facto, a Católica tem muito boa fama, dizem estar ao nível da ESEL. E, até há quem diga que o curso de Enfermagem ainda é mais organizado na Católica, e que existe um maior acompanhamento por parte dos professores.

Gostaria de saber opiniões em relação a esta Universidade :)

P.s. - Escusam de falar no desemprego, porque serei Enfermeira aqui ou noutro lugar do mundo. Não tenho palas nos olhos e o futuro está lá fora :D

Cumprimentos a todos

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Licenciatura em Enfermagem na Universidade Católica (Lisboa)
« Responder #1 em: Agosto 22, 2012, 15:11:52 »
Hello! Aconselho-te vivamente a universida católica. Eu estou no porto e acredita que é top o ensino. Começas a prática logo no 2º ano da licenciatura e no fim da licenciatura tens uma grande bagagem!

Pagamos muito mas acredita que é um bom investimento se gostares mesmo da área de Enfermage.

Isso do desemprego... felizmente existem outros "horizontes" por isso não vás abaixo com esse tipo de comentário e segue em frente. A mim também me diziam o mesmo e continuam a dizer, acredita em ti e faz as coisas com gosto... depois quando acabares o curso logo se verá... se não arranjares aqui sais de portugal (é o que estou a pensar) mas eu sou daquelas que defendo que quando uma pessoa brilha haverá um "lugarzinho"

Boa Sorte :D

Offline ACJA

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Agosto 22, 2012, 16:07:22 »
Olá! :D

Pois, exacto... Já me disseram muito, muito bem da qualidade de ensino na Católica. Penso que, por esse motivo, o investimento monetário deve valer a pena até ao último cêntimo!

Diz-me uma coisa sff, como nos avaliam a cadeiras como anatomia, fisiologia, etc? Temos que fazer testes e no fim exame? Só exame? É que por exemplo, no S. Francisco das Misericórdias o pessoal tinha que ter nota contínua mínima de 12 às não específicas e de 14 às específicas para passarem à disciplina.. Caso não tivessem essas notas, teriam que fazer (aí sim) um exame de passagem... No qual teriam que ter essas mesmas notas ou superiores.

Quanto ao desemprego, existe obviamente, mas existe em todo o lado! O único curso que penso ainda não ter sido afectado é Medicina. De resto, não conheço outro curso em que o desemprego não seja uma realidade. Aliás, falam muito de Enfermagem mas, mesmo assim, não somos dos que estamos pior. E o pessoal de Biologias, Geologias, Sociologias, Psicologias, Direito, etc etc etc (faria uma lista interminável)?! Esses ainda estão pior que nós... Mas enfim.
Como tu dizes, faço o curso primeiro. Depois quero o mestrado... Por fim, logo se vê. Se tiver que sair saio, sem qualquer problema. Conheço muitas pessoas que arranjaram trabalho em Cabo Verde, Inglaterra, Brasil, com muita facilidade... É uma questão de ser aventureiro e let's go! :D

Muito obrigada linda :D E um resto de bom curso para ti também!

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Agosto 22, 2012, 20:43:53 »
Não é por eu estar lá, mas eu acho o ensino muito bom mesmo! Acho que a nossa mais valia é começarmos o Ensino Clínico logo no 2º ano, e o que mais admiro é que tens um percurso gradual... Ouço coisas de outros colegas que no só começam a estagiar no 3º ano e que fazem praí um mês em cada sítio, na UCP não é assim. Começas mais cedo e evoluis com tempo e cada vez mais atinges a perfeição (isto para quem se aplica e leva o curso sério).

Nesse tipo de cadeiras, no Porto, nem todas fazes por avaliação continua. Depende do nº de créditos (normalmente a de 7,5 dão esse oportunidade) e do Professor permitir ou não a realização desse tipo de avaliação.

Uma coisa muito importante, muita gente diz que por ser privada que nos dão as notas, mas acredita que é muito complicado tirares uma nota alta lá. Tens que te aplicar a 100% e um conselho é dedicares-te totalmente ao estágio... para teres uma noção, no 3º ano o estágio vale 25 créditos, tendo como valor total 30. O primeiro ano é muita teoria mesmo, o 2º é o mais dificil (na minha opinião), uma vez que tens uma dose de teoria que é incrivel. Os profs exigem muito de ti! 

Não tens nada que agradecer :D desejo-te uma boa sorte ehhehe

Sim isso do desemprego tens toda a razão... uma pessoa tem que ter a noção da realidade mas não vamos desistir de tudo por causa de esse "Fenómeno"... Se precisares de mais alguma coisa é só mandar mensagem ;) ehhehe