Autor Tópico: Estágio de Integração à Vida Profissional  (Lida 3290 vezes)

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Estágio de Integração à Vida Profissional
« em: Agosto 13, 2012, 00:19:14 »
Pessoal, na vossa opinião quais são os melhores serviços para se fazer o estágio de integração à vida profissional?
Consideram que o facto de se optar pelo serviço x ou pelo serviço y tem influencia na empregabilidade do recém-licenciado?
Para quem tenha como objectivo ir trabalhar para fora do país, qual o serviço que consideram que mais pode ajudar à adaptação ao método de trabalho lá fora?
Obrigado. ^-^

Offline AnaZu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Estágio de Integração à Vida Profissional
« Responder #1 em: Agosto 14, 2012, 09:53:55 »
No meu caso em particular, o Ensino Clínico de Integração à Vida Profissional não influiu positiva nem negativamente na procura do primeiro emprego...

Fiz no Centro de Atendimento a Toxicodependentes de Coimbra... Foi um muito bom estágio! Tanto que fiquei no verão a fazer voluntariado (ainda tinha o projecto de investigação para apresentar no ano seguinte)! E quando por fim acabei o curso abriu um concurso para o CAT... Foi o único concurso em que entrei em Pt, e não fiquei com nenhuma das (acho que) 4 vagas que havia...

Quando depois comecei a procurar trabalho fora de Portugal não me pareceu que importasse muito a ninguém que experiência tinha eu de Ensinos Clínicos... Acho que procuravam gente com vontade de trabalhar e aprender mais...

Hoje em dia não sei que influência pode ter...

E quanto ao melhor serviço para quem pretenda emigrar.... Não há UM local de estágio que eu pense que me ajudou muito mais do que qualquer outro, em que tenha aprendido muito mais que noutro, que tenha contribuído mais para uma adaptação à Enfermagem além fronteiras. Todos foram importantes!
E acho que é óbvio também que isso tem que depender da área em que vais querer trabalhar (dentro ou fora de Portugal)...

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Agosto 20, 2012, 22:23:02 »
Olá AnaZu, obrigado pela resposta. :)

Realmente ando um bocado inceciso sobre que serviço escolher, sei que quero fazer em Hospital e já exclui alguns serviços, mas mesmo assim não é fácil escolher. É como abrir as portas da Toys'R'us a um miudo e dizer-lhe que pode escolher o que quiser. :P
Tenho estado inclinado para a Medicina Interna, porque me parece um serviço onde há uma grande diversidade de cenários e patologias e requer alguma dinâmica de gestão de cuidados, mas por outro lado também gostava de experimentar outras áreas por onde não passei ao longo do curso, mas que me parecem específicas demais...
Enfim, é uma escolha realmente dificil.  ^-^

Offline scruz

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Setembro 08, 2012, 23:04:55 »
Experimenta a unidade de cuidados intensivos do Covões

Unidade de cuidados intensivos cárdio torácicos de Santa Marta

Unidade de cuidados intensivos pediátrico da Estefânia

Hoje em dia deve-se procurar a melhor experiência de aprendizagem possivél.

Não concordo com os estágios voluntários pois a pessoa que desenvolve o trabalho de voluntariado exerce actividades de Enfermagem, trabalha e empenha-se muito e a instituição ou empregador "aproveita-se" da situação e contrata menos um profissional.

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Setembro 15, 2012, 15:49:08 »
Citação de: scruz
Experimenta a unidade de cuidados intensivos do Covões

Unidade de cuidados intensivos cárdio torácicos de Santa Marta

Unidade de cuidados intensivos pediátrico da Estefânia

Hoje em dia deve-se procurar a melhor experiência de aprendizagem possivél.

Não concordo com os estágios voluntários pois a pessoa que desenvolve o trabalho de voluntariado exerce actividades de Enfermagem, trabalha e empenha-se muito e a instituição ou empregador "aproveita-se" da situação e contrata menos um profissional.

Obrigado S. Cruz. Acabei por ficar numa Unidade de Cuidados Intensivos, daqui a sensivelmente um mês início o estágio.  :)

Offline vitorefo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Setembro 16, 2012, 01:03:14 »
Olá. Vou-te falar da minha experiência. Fiz ensino clínico de integração à vida profissional em UCI de cirurgia cardio toracica do ex HUC. Foi muito bom em termos formativos e pessoal. Desenvolvi muitos conhecimentos e práticas, pelo que também pude ir executando muitos outros procedimentos, técnicas,...
A equipa dessa unidade que fazia também parte da intermédia e pontualmente da enfermaria sempre disponíveis e colaborantes, em especial a minha tutora. Bem, findo esse ensino clínico senti-me com outra "bagagem", outra postura, mas para te ser sincero com os dois meses de prática que lá tive devo reconhecer que não me sentia suficientemente equiparado a um enfermeiro que terminasse lá uma integração profissional, o que penso ser normal.
Fizeste uma boa escolha acredito, pelo que aproveita a mesma ao máximo e tenta aprender e fazer com empenho e de forma correta todos os procedimentos, técnicas, comportamentos a que te propores.
Considero que esse ensino clínico influenciou ao nível da procura de emprego, quer para fora (Inglaterra), quer em Portugal e um exemplo disso era que as pessoas em conversa sabiam da exigência imprimida num local tipo a UCI CCT.
A tua ultima pergunta leva a uma resposta pouco objectiva, porque é relativo. Há vários locais que podem dar-te bagagens de diferentes tipos, quer em Portugal, quer para o estrangeiro. Mas se pensas já no estrangeiro, se tens algum país em mente aconselho-te a trabalhares o domínio da língua desse, que é importante e a formares-te como um bom enfermeiro, que estará apto para saber como irá gerir as dificuldades do dia a dia que ai virão e a prestar bons cuidados.

Cumprimentos,

Vítor
Devemos aprender com o passado, mas viver na realidade do presente e pensar no que poderá ser o futuro.

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Setembro 16, 2012, 12:31:16 »
Citação de: vitorefo
Olá. Vou-te falar da minha experiência. Fiz ensino clínico de integração à vida profissional em UCI de cirurgia cardio toracica do ex HUC. Foi muito bom em termos formativos e pessoal. Desenvolvi muitos conhecimentos e práticas, pelo que também pude ir executando muitos outros procedimentos, técnicas,...
A equipa dessa unidade que fazia também parte da intermédia e pontualmente da enfermaria sempre disponíveis e colaborantes, em especial a minha tutora. Bem, findo esse ensino clínico senti-me com outra "bagagem", outra postura, mas para te ser sincero com os dois meses de prática que lá tive devo reconhecer que não me sentia suficientemente equiparado a um enfermeiro que terminasse lá uma integração profissional, o que penso ser normal.
Fizeste uma boa escolha acredito, pelo que aproveita a mesma ao máximo e tenta aprender e fazer com empenho e de forma correta todos os procedimentos, técnicas, comportamentos a que te propores.
Considero que esse ensino clínico influenciou ao nível da procura de emprego, quer para fora (Inglaterra), quer em Portugal e um exemplo disso era que as pessoas em conversa sabiam da exigência imprimida num local tipo a UCI CCT.
A tua ultima pergunta leva a uma resposta pouco objectiva, porque é relativo. Há vários locais que podem dar-te bagagens de diferentes tipos, quer em Portugal, quer para o estrangeiro. Mas se pensas já no estrangeiro, se tens algum país em mente aconselho-te a trabalhares o domínio da língua desse, que é importante e a formares-te como um bom enfermeiro, que estará apto para saber como irá gerir as dificuldades do dia a dia que ai virão e a prestar bons cuidados.

Cumprimentos,

Vítor

Olá Vitor,

Muito obrigado pela resposta. Também acho que fiz uma boa escolha e estou ansioso por começar, já ando a ver que livros comprar para estudar, porque a área dos cuidados intensivos sempre me interessou bastante e é daquelas que até me dá gozo estudar.
Quanto a sair do país, faz parte do meu projecto de vida, tenho Inglaterra planeada e estou à vontade com o inglês, excepto no que diz respeito aos termos técnicos, mas tenho procurado colmatar isso lendo artigos em inglês e visitando sites de enfermagem nessa mesma língua.  ;D

Offline scruz

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Setembro 16, 2012, 23:59:18 »
Boa sorte no teu estágio se tiveres dúvidas.

Faz perguntas que assim nós revemos matérias, e actualizamos conhecimentos.

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Setembro 17, 2012, 14:03:21 »
Citação de: scruz
Boa sorte no teu estágio se tiveres dúvidas.

Faz perguntas que assim nós revemos matérias, e actualizamos conhecimentos.

Obrigado Scruz, assim farei.  ;D

Já agora, não querendo ser chato, nenhum de vocês me consegue dar uma opinião neste tópico?

Obrigado desde já.  ;)