Olá. Vou-te falar da minha experiência. Fiz ensino clínico de integração à vida profissional em UCI de cirurgia cardio toracica do ex HUC. Foi muito bom em termos formativos e pessoal. Desenvolvi muitos conhecimentos e práticas, pelo que também pude ir executando muitos outros procedimentos, técnicas,...
A equipa dessa unidade que fazia também parte da intermédia e pontualmente da enfermaria sempre disponíveis e colaborantes, em especial a minha tutora. Bem, findo esse ensino clínico senti-me com outra "bagagem", outra postura, mas para te ser sincero com os dois meses de prática que lá tive devo reconhecer que não me sentia suficientemente equiparado a um enfermeiro que terminasse lá uma integração profissional, o que penso ser normal.
Fizeste uma boa escolha acredito, pelo que aproveita a mesma ao máximo e tenta aprender e fazer com empenho e de forma correta todos os procedimentos, técnicas, comportamentos a que te propores.
Considero que esse ensino clínico influenciou ao nível da procura de emprego, quer para fora (Inglaterra), quer em Portugal e um exemplo disso era que as pessoas em conversa sabiam da exigência imprimida num local tipo a UCI CCT.
A tua ultima pergunta leva a uma resposta pouco objectiva, porque é relativo. Há vários locais que podem dar-te bagagens de diferentes tipos, quer em Portugal, quer para o estrangeiro. Mas se pensas já no estrangeiro, se tens algum país em mente aconselho-te a trabalhares o domínio da língua desse, que é importante e a formares-te como um bom enfermeiro, que estará apto para saber como irá gerir as dificuldades do dia a dia que ai virão e a prestar bons cuidados.
Cumprimentos,
Vítor