Autor Tópico: Ajuda sobre ser enfermeira  (Lida 2387 vezes)

Offline susana.raq

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Ajuda sobre ser enfermeira
« em: Agosto 05, 2012, 14:32:22 »
Ja tenho esta mensagem noutro sitio aqui do fórum, mas acho que este sitio é mais adequado.

Bom dia, encontro-me no 12º e estou com dúvidas na vocação a seguir. Uma das possibilidades que considero é enfermagem, no entanto quando penso em enfermagem cativa-me mais a ideia de ir para países desfavorecidos , como países em África, ajudar por exemplo crianças, não digo fazer lá toda a carreira mas pelo menos alguns anos. No entanto não sei até que ponto esta ideia de se poder ajuda é "ilusória". Digo isto pois não sei se existe a possibilidade de fazer este trabalho recebendo um ordenado, ou se é só apenas em voluntariado. Gostaria também de saber que associações estão ligadas a este tipo de trabalho , como por exemplo médicos do mundo , que outras existem ? E que condições são oferecidas ao profissionais.  Aguardo respostas, estou mesmo a considerar esta hipótese. Obrigada :-D

Offline AnaZu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Enfermagem
« Responder #1 em: Agosto 06, 2012, 22:44:23 »
Há uns anos (ainda como estudante) fui a uma conferência sobre a Enfermagem Humanitária... E uma das grandes verdades que se percebeu ali foi de que esse sonho humanitário não se realiza só além fronteiras, no mais árido terreno, sob as piores condições atmosféricas, etc.... Não é só em condições desfavorecidas ou catástrofes atmosféricas que se faz/deve fazer enfermagem humanitária.... Muitas vezes está ao virar da esquina! E houve alguns testemunhos nesse sentido... Que para mim não foram surpresa pela experiência que tive como estudante de enfermagem e caminheira (escuteira) que sempre interveio na comunidade....

E porquê todo este discurso?!

Para desmistificar essa ideia do enfermeiro que participa em acções humanitárias além fronteiras!! Sem menosprezar o trabalho dos colegas que assim vivem (porque o admiro muito!!), acho que ser enfermeiro tem que ser mais do que gostar dessa vida!!

cativa-me mais a ideia de ir para países desfavorecidos , como países em África, ajudar por exemplo crianças

Podes ir como enfermeira ou quase qualquer outra profissão.... As necessidades são "gerais"....

Gostaria também de saber que associações estão ligadas a este tipo de trabalho , como por exemplo médicos do mundo , que outras existem ? E que condições são oferecidas ao profissionais.

Tens muitas associações.... Mas as poucas com que tive contacto para trabalhar como enfermeira, mesmo em regime de voluntariado, pediam experiência profissional....

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
Re: Enfermagem
« Responder #2 em: Agosto 06, 2012, 23:32:52 »
Aqui em Portugal tens muito para onde te virar. Se pudéssemos ver através das paredes iríamos ver condições que envergonhariam um governo do Sudão ou da Somália...

Se é essa a tua motivação não precisas de percorrer milhares de km... Cá tens pessoas a viver abaixo da dignidade que atribuímos a um animal. Aliás... tratamos melhor os nossos animais do que os nossos miseráveis...

Offline scruz

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Ajuda sobre ser enfermeira
« Responder #3 em: Agosto 14, 2012, 23:39:37 »
Vais longe se te esforçares, e um dia se correr bem, mais há frente na tua velhice vais poder dizer eu estive lá, falar das tuas histórias pessoais com um carinho tremendo, se me disseres que as pedras são muitas

eu respondo como o campeão olímpico da Croácia, que não disse bem isto por estas palavras mas fartei-me a rir;)

"pressão eu aqui em Londres estive super bem, não tinha de escapar aos tijolos que me atiravam;) lá no meu País na Croácia

Um campião não se faz em dois jogos, somam-se todos os pontos da LIGA, carago O0