Autor Tópico: Transfusao de sangue  (Lida 4510 vezes)

Offline aclau

• Membro
    • Ver Perfil
Transfusao de sangue
« em: Julho 15, 2012, 21:51:13 »
Boa noite colegas.
Esclareceçam-me se possivel uma duvida.... No caso das transfusões de sanguineas o motivo pelo qual não se aconselha a ingestão de alimentos enquanto decorre a transfusao sanguinea é o facto de caso surja qualquer reacção não se saber se foi devido ao sangue ou à ingestão de qualquer alimento .... correcto? Ou Existe mais alguma justificação para este facto?

Outra questão ainda aquando da transfusão sanguinea existe alguma consequencia da perfusão simultanea do sangue com o soro ??

Offline aclau

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Transfusao de sangue
« Responder #1 em: Julho 15, 2012, 21:53:33 »
pelo mesmo acesso....

Offline aclau

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 18, 2012, 13:41:26 »
Colegas... gostaria que alguem tivesse disponibilidade para me esclarecer. Obrigado

Offline Ark

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 18, 2012, 17:04:45 »
Olá Colega,

Agora não trabalho muito com transfusões de CE, portanto não sei como está o estado da "arte".
Mas não deve estar muito diferente: sempre administrei soro fisiológico 0,9% (porque não pode ser um soro qualquer! pelo risco de coagulação e outras reacções mais adversas) em simultâneo pelo mesmo acesso com o sangue (diminui a viscosidade).
E também há os dextranos...

Offline scruz

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 20, 2012, 01:30:00 »
Durante a transfusão sanguínea pode-se e deve-se colocar um SF a correr, À excepções mas deves fazê-lo.

Comer depende do estado clínico do paciente.

Interacção tens de fazer uma monitorização correcta ou seja:

1) deves confirmar com o doente se possível o seu grupo, antes de iniciar, confirma sempre religiosamente a etiqueta com  a bolsa de sangue;

2) mantém-te informado sobre os papéis e protocolos da instituição;

3) já vi doentes com a PEP e a fazer transfusão sanguínea;

4) de preferência tenta que a TRANSFUSÃO e o Sf, corram isolados de outras drogas;

5) Faz numa folha os sinais vitais antes, durante e após;

6) Em caso de reacção activa o pedido de ajuda, e informa-te sobre o protocolo de actuação do teu serviço, bem amanhã tento publicar na APEARTD um artigo mais elaborado sobre esta temática, que hoje já são as duas e tenho os neurónios queimados;)

Offline aclau

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Julho 24, 2012, 12:42:59 »
Obrigado scruz agradecida

Offline aclau

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Julho 24, 2012, 12:47:22 »
Não existe protocolo no serviço.

Offline aclau

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Julho 24, 2012, 13:02:23 »
e transfusões por CVC sim ou não ???

Offline scruz

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Julho 25, 2012, 12:42:07 »
Sim, mas nunca com drogas, principalmente aminas tens de fazer uma vigilância mais atenta, pois o calibre do vaso é maior.

É uma grande controvérsia, mas eu acho que se não temos vias periféricas, é uma solução.

De qualquer das maneiras devias falar com a tua chefe e com a tua equipa e elaborar um protocolo de uniformização e boas práticas;)

Assim toda a gente sabe que se trabalha dessa forma e evitam-se os conflitos dentro da equipa.

Fica a proposta pensa nisso.

Offline Rayna

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Julho 25, 2012, 15:52:45 »
Olá , eu assisti uma formação aqui há uns 3 anos dada pelo Serviço de HemoImunoterapia do meu centro hospitalar e na altura eles recomendavam apenas a não ingestão de alimentos nos primeiros 30minutos à administração de sangue... Pela razão já indicada... Caso ocorra alguma reacção, não sabermos se é pela alimentação ou pela transfusão...

Relativamente ao SF 0.9% a correr ao mesmo tempo que a transfusão, foi uma duvida também apresentada por nós, que eles disseram estar contra indicado... Pode ser usado sim após a transfusão, nunca durante (assim como a admnistraçao de medicação pelo mesmo acesso)

Vou ver se acho a documentação fornecida, para postar aqui...

Offline scruz

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Julho 26, 2012, 00:55:02 »
Eu peço desculpa mas pelo projecto da mentolhouse ainda não tive tempo de colocar um artigo científico acerca disto, eu tive formação com o Hospital Ramón y Cajal. e com o instituto português do sangue.

Mas assim que poder eu envio-te isso, mas tenho que por as minhas horas de sono em dia;)