Forumenfermagem

Autor Tópico: greve dos médicos e consequencias para os enfermeiros  (Lida 4306 vezes)

Offline Mar84

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
greve dos médicos e consequencias para os enfermeiros
« em: Julho 11, 2012, 22:11:58 »
Caros colegas e membros desta comunidade,
trabalho num BO de um hospital público e perante a greve dos médicos destes dias as entidades superiores do meu local de trabalho exerceram pressão para ficarmos de folga hoje e amanha, pois não haveria movimento cirúrgico. Alguns dos meus colegas, eu inclusive, não aceitamos e então fui distribuida para outro serviço para ajudar os colegas.
Pretendo saber o que aconteceu hoje pelos restantes BO deste país e com os colegas que lá trabalham.

Offline GuidaFawkes

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: greve dos médicos e consequencias para os enfermeiros
« Responder #1 em: Julho 11, 2012, 22:55:43 »
Certamente é um hospital público de gestão privada! ;D tem de se rentabilizar a mão de obra....
 Eu pessoalmente concordo com ser-se polivalente num hospital... há demasiadas "barreiras" entre serviços, as pessoas ficam demasiado atadas para fazer outras coisas...
"para ser grande, sê inteiro..."

Offline GuidaFawkes

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 11, 2012, 23:01:35 »
Ahh e seguramente que quem paga impostos em Portugal, ficará super contente de saber que não se paga um dia de trabalho em vão aos funcionários...
"para ser grande, sê inteiro..."

Offline Kronnuz

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 14, 2012, 13:40:39 »
Caro colega, a "mobilidade" tem as suas particularidades.

Não sou contra a ideia da mobilidade, mas em condições que permitam salvaguardar, simultaneamente, profissional e utente.
Sabemos muito bem que não é isto que acontece!

Não é minimamente aceitável (nem racionalmente expectável) que uma pessoa saia do serviço em que trabalha para, ao final de um ou dois turnos de integração, assegurar a prestação de cuidados de acordo com os requisitos presentes no código deontológico e REPE. Basicamente, e perdoe-me a expressão, é-se lançado aos bichos!

O argumento mais falacioso e manipulado para justificar o que não tem justificação é o seguinte: "Ah, mas é enfermeiro generalista!" 

E então?!
Num Hospital, os serviços não estão estruturados por especialidades?!
Necessariamente, isto obriga (ou deveria obrigar) a um período de adaptação que permitisse ao profissional a integração na equipa, nas dinâmicas e rotinas do serviço, bem como o desenvolvimento de novas aptidões/conhecimentos técnicos, de forma a poder exercer a sua profissão sem colocar em risco a si próprio e ao utente.

Sim, porque se um enfermeiro comete um erro e é instaurado um processo (seja de que natureza for), quem nos mete a mão por baixo? A OE? Os Sindicatos? Querem lá as pessoas saber se esse profissional está ali há dois dias, dois meses ou dois anos?! E quanto a mim muito bem, diga-se de passagem! Porque a responsabilidade deveria recair nas chefias! Mas quem é o prejudicado? Adivinhe-se lá...

Por isso digo, a mobilidade até poderia ser benéfica, mas quando efectuada de acordo com uma data de pré-requisitos que visem a defesa dos direitos (e deveres, claro), tanto do profissional como do utente.

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #4 em: Setembro 19, 2012, 14:11:17 »
Citação de: Kronnuz
Caro colega, a "mobilidade" tem as suas particularidades.

Não sou contra a ideia da mobilidade, mas em condições que permitam salvaguardar, simultaneamente, profissional e utente.
Sabemos muito bem que não é isto que acontece!

Não é minimamente aceitável (nem racionalmente expectável) que uma pessoa saia do serviço em que trabalha para, ao final de um ou dois turnos de integração, assegurar a prestação de cuidados de acordo com os requisitos presentes no código deontológico e REPE. Basicamente, e perdoe-me a expressão, é-se lançado aos bichos!

O argumento mais falacioso e manipulado para justificar o que não tem justificação é o seguinte: "Ah, mas é enfermeiro generalista!" 

E então?!
Num Hospital, os serviços não estão estruturados por especialidades?!
Necessariamente, isto obriga (ou deveria obrigar) a um período de adaptação que permitisse ao profissional a integração na equipa, nas dinâmicas e rotinas do serviço, bem como o desenvolvimento de novas aptidões/conhecimentos técnicos, de forma a poder exercer a sua profissão sem colocar em risco a si próprio e ao utente.

Sim, porque se um enfermeiro comete um erro e é instaurado um processo (seja de que natureza for), quem nos mete a mão por baixo? A OE? Os Sindicatos? Querem lá as pessoas saber se esse profissional está ali há dois dias, dois meses ou dois anos?! E quanto a mim muito bem, diga-se de passagem! Porque a responsabilidade deveria recair nas chefias! Mas quem é o prejudicado? Adivinhe-se lá...

Por isso digo, a mobilidade até poderia ser benéfica, mas quando efectuada de acordo com uma data de pré-requisitos que visem a defesa dos direitos (e deveres, claro), tanto do profissional como do utente.

Concordo!!! Isto muitas vezes é esquecido pelos chefes e pelos próprios profissionais, mas não deveria acontecer!!!!!
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline Sumer009

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 24, 2015, 20:59:25 »
Já comniquei essas duvidas à Ordem ois conheço uma farmácia que paraalé da vacinação da gripe (que julgo é o permitio) administram outras mediações via IM (que jugo não ser permitido. Mas até agora pediram número de membro sem resposta.
We offer best quality testking's ccna test papers and test-king ielts dumps materials. You can get our 100% guaranteed questions pittstate to help you in passing the real exam of www.mica.edu