Autor Tópico: Perfusões  (Lida 3906 vezes)

Offline caramulo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Perfusões
« em: Junho 27, 2012, 12:35:03 »
Boa Tarde!

Tenho uma dúvida, e agradecia imenso se me pudessem esclarecer.

É assim, uma pessoa tem como prescrição terapêutica uma perfusão de Soro Fisiológico 1000cc de 12/12h e KCL 20ml. No entanto, no serviço apenas existem embalagens de Soro Fisiológico de 500cc. Como procederiam para administrar tendo em conta o tempo de perfusão (ml/h) e gts/min.

Agradeço em avanço

Offline anya_Skywalker

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Perfusões
« Responder #1 em: Junho 30, 2012, 12:09:30 »
500cc a cada 6 horas, cada um com 10mmol de KCL - cerca de 83ml/h idealmente por bomba infusora (método que permite maior controlo) ou sistema microgota se existir. Se tiveres mesmo de contar gots/minuto, é mais complicado... Primeiro tens de verificar quantas gotas equivalem a 1ml - a embalagem do sistema infusor deve ter a informação escrita. Em segundo lugar, usas esse valor para calcular quantas gotas precisas para administrar 83ml numa hora, e depois divides por 60.

Por isso se forem 20 gotas por 1ml (exemplo dos sistemas de infusão que tneho no meu serviço), vais precisar de cerca de 28 gotas por minuto. Claro que este método é o que dá menos garantias de ser bem sucedido, já que é difícil controlar a quantidade dada desta forma. Mas se não há mais nenhuma opção, então é assim que pode ser calculado.

Offline caramulo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Julho 02, 2012, 14:51:49 »
Muito obrigada! :D

Dúvida esclarecida.

Offline AnaZu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 03, 2012, 20:43:31 »
Seriously?! Ensinar a fazer regras de 3 simples?!  :o

Offline Sampaio Rita

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 29, 2012, 16:56:15 »
Boa tarde :)

Já agora aproveito este topico para colocar tambem uma pequena duvida. Terminei agora mesmo o estagio de fundamentos (sou aluna do 2º ano) e num dos serviços onde estagiei (gastro) ao contrario do anterior (endocrinologia) utilizavam-se imensos soros para perfusao (polieletroliticos, glucose, cloreto de sodio, etc). Ao longo do estagio fui aprendendo a colocar essas soluçoes em perfusao mas era sempre o enfermeiro que me dizia o tempo em que a soluçao deveria perfundir e eu calculava, obviamente. No entanto o estagio terminou e fiquei sem saber se a velocidade de perfusao destes soros é fixo e portanto o enfermeiro ja o sabe, ou se é prescrito pelo medico em ml/h em função de cada pessoa.

Obrigada *

Offline AnaZu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Julho 31, 2012, 22:23:34 »
Como já alguém disse antes deverias esclarecer essas dúvidas "in loco" com os profissionais que te acompanham... (Assumir a postura de que não fazes nada sem saber porquê é a melhor forma de aprenderes!)

Relativamente aos soros... São prescritos pelo médico. Quantidade, "qualidade" e tempo de perfusão, e sempre considerando a pessoa a quem se destinam (quanto pesa? que patologias? que sinais vitais? alimenta-se ou está em jejum? etc.).

Como enfermeira deves ter um pensamento crítico sobre as prescrição de soros (da mesma forma que sobre qualquer outra prescrição). E é nesta altura que as aulas de bioquímica, biofísica, fisiologia, etc. ganham sentido  :o ;D