Boa noite
O outro dia fui abordada por uma representante de uma empresa de criopreservação de células estaminais para me dar a conhecer os serviços da referida empresa. No meio da conversa informou-me que se eu "angaria-se" clientes que ganharia determinada quantia em dinheiro. Já tinha ouvido falar nisso mas nunca tinha pensado muito sobre isso.
Agora o a minha dúvida: nós como enfermeiros, especialistas ou não, podemos vender produtos e recolher ganhos com isso?
Por um lado, todos nós trabalhamos com inúmeros materiais (pomadas, pensos...) e por vezes os utentes solicitam-nos um parecer nosso. Sinceramente não acho mal nenhum dizer que gosto mais de X do que Y, porque vejo melhores resultados. E não ganhamos nada com isso.
No entanto, a criopreservação de células estaminais não é nenhum tipo de produto ou tratamento, é um serviço. E ainda por cima ganhamos dinheiro com isso. Já várias grávidas me questionaram sobre se deveriam fazer a criopreservação de células estaminais. Claro que fornecia a minha opinião PESSOAL (e sempre bem sublinhada como pessoal) mas reforçei que a escolha é do casal, sem nunca referir empresas. Agora estar a trabalhar e aproveitar e ainda receber um trocos por fora para recomendar determinada empresa acho éticamente questionável.
O que acham?