Autor Tópico: Ajuda Cicatrização Cisto Pilonidal  (Lida 20326 vezes)

Offline Floyd

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Ajuda Cicatrização Cisto Pilonidal
« em: Maio 24, 2012, 07:03:49 »
Olá fui operado à um mes e meio gostaria de saber a melhor e mais rápida forma de cicatrização desta ferida.
Pergunto isto porque vejo muitas abordagens diferentes de vários colegas vossos ao meu caso.
Uns colocam aquacel, outros apenas gaze, ou espuma etc.
Tenho feito agora curativo dia sim dia não e cada um coloca uma coisa diferente.
Não é desconfiar da competência deles mas por vezes já ouvi um enfermeiro a dizer que não entendia como o colega colocou o penso sem aquacel...
Parece-me que não há uma regra e estou com medo pois tenho que trabalhar e isto parece que não evolui, ainda mais hoje tive uma pequena impressão contínua que me assustou um pouco.
Foi fechado com pontos interiores e exteriores e qd tiraram os exteriores abriu um pouco.
Gostava de saber a vossa opinião.
Aproveito para colocar uma foto tirada ontem.

Obrigado

Offline RitzEnf

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Ajuda Cicatrização Cisto Pilonidal
« Responder #1 em: Maio 24, 2012, 08:01:24 »
Bom dia!

Da minha experiência sempre fiz limpeza com SF, betadine nos locais de inserção dos pontos e aquacel no leito da ferida. Obtive sempre bons resultados. Penso que ao colocar gaze correr-se-á o risco de aderência aos tecidos e a um traumatismo maior aquando da sua retirada. è necessário avaliar, no seu caso, qual dos tratamentos tem surtido uma evolução mais efectiva.

Cumprimentos

Offline MOFS

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 25, 2012, 15:14:12 »
Recentemente tive que proceder ao tratamento de uma ferida semelhante. Fiz limpeza com SF e aplicada compressa de Inadine na loca de deiscência. Resultou muito bem. Mas cada caso é um caso...

Offline hgamito

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 30, 2012, 17:12:53 »
Olá

Fui operado a 3 semanas e o tratamento que me fazem diáriamente é com Aquacel Ag
Desde a dois dias fazem-me com aquacel simples ( não sei o que é ) porque dizem que a ferida não está infetada, não está amarela mas sim muito vermelha, onde por vezes sangra um pouco., dizem que tenho uma ferida muito sensível, por isso me estão a aplicar outro tipo de Aquacel. ( explicações dadas pelas enfermeiras )
Uma delas referiu me no inicio do tratamento que ao longo de 20 anos de experiencia e sempre trabalhou com médicos cirurgiões que operavam este tipo de intervenções, que o masis correto seria aplicar as tais compressas de Inadine, onde a cicatrização ocorre mais rápida. Foi o que sempre lhe ensinaram ao longo destes 20 anos.
Esta ainda me referiu que a medicina era como a moda, ou seja, hoje ésta ém voga um tipo de tratamento amanhã está outro.
Na primeira consulta de acompanhamento que tive com a médica que me operou, pós operação, mal me falou como estava a ferida a recuperar.  Porque é que os mádicos nunca gostam muito de falar?
Hoje ainda estou a fazer um penso diário , ainda tenho algum exudado a sair, não sei se com  tempo vai diminuindo ou não, as enfermeiras dizem que não visto ser uma ferida bastante exdudativa.
Mes e meio ainda não consegues ir trabalhar?

Obrigado.

__________________________________________________________________________________________

Olá fui operado à um mes e meio gostaria de saber a melhor e mais rápida forma de cicatrização desta ferida.
Pergunto isto porque vejo muitas abordagens diferentes de vários colegas vossos ao meu caso.
Uns colocam aquacel, outros apenas gaze, ou espuma etc.
Tenho feito agora curativo dia sim dia não e cada um coloca uma coisa diferente.
Não é desconfiar da competência deles mas por vezes já ouvi um enfermeiro a dizer que não entendia como o colega colocou o penso sem aquacel...
Parece-me que não há uma regra e estou com medo pois tenho que trabalhar e isto parece que não evolui, ainda mais hoje tive uma pequena impressão contínua que me assustou um pouco.
Foi fechado com pontos interiores e exteriores e qd tiraram os exteriores abriu um pouco.
Gostava de saber a vossa opinião.
Aproveito para colocar uma foto tirada ontem.

Obrigado
[/quote]

Offline LuisMatos&JoanaOliveira

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Junho 08, 2012, 12:39:16 »
Boa tarde colega hgamito,

de facto os quistos pilonidais são das feridas que têm mais probabilidade de infetar, deiscência da sutura e mais moroso em cicatrizar.
Uma questão:
1 - referiste que as colegas dizem que sangra um bocado. Como e quando?Isto é, após remoção do penso devido ao traumatismo?ou sem ser da remoção? é que caso ela sangre espontaneamente poderá ser sinónimo de infeção.
Cada caso é um caso, e há alturas que procedemos de uma forma e noutros outra. Na minha opinião, quando se se trata de uma ferida a cicatrizar por 2ª intenção, profunda e algo exsudativa:
- penso que realmente a utilização de compressas, como penso primário,  não vão ajudar em nada na cicatrização da ferida, como tal, utilizaria como penso primário, talvez uma hidrofibra, um alginato sem prata (se não tivesse suspeita/presença de infeção) - aquacel, atrauman (muito bom), kaltostat; ou uma espuma para absorção do exsudado : mepilex, permafoam, tielle...
- se houvesse suspeita de infeção (cor, quantidade do exsudado, rubor na pweriferia, friável, optaria por um aposito com prata (hidrofibra, espuma, ou película) - aquacel ag, mepilex ag, atrauman ag, ou outros.
- caso o penso primário fosse insuficiente, para redução de custos utilizava as compressas como penso secundário.

Não há uma solução, existem várias alternativas que podem ou não levar à cicatrização.
As melhoras.
Cumprimentos,

LuIs FiLiPe MaToS

Offline ebarroso

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 02, 2013, 22:09:34 »
Tecidos friáveis e com sangramento por toda a superfície é sinónimo de infecção. Digo isto por experiência própria, pois fui  também operado a um quisto pilonidal e só agora se detectou uma infecção através de um exame bacteriológico. A minha ferida apresentou sempre tecido friável e sempre sagrou um pouco. Os enfermeiros sempre disseram que era uma ferida muito exsudativa/sangrante mas que era "normal". Fiquei desconfiado e pedi um exame bacteriológico ao médico. Qual não é o meu espanto quando ele me diz o resultado: INFECÇÃO POR 2 BACTÉRIAS. Uma delas diz o médico que pode até ter vindo ainda do bloco operatório...enfim, 3 meses sem um diagnóstico correcto e a cicatrização muito atrasada.
Os enfermeiros deveriam seguir algum tipo de "manual de práticas correntes", também informarem-se através de artigos cientificos internacionais da especialidade. Foi lá que eu tirei a minhas dúvidas e que para argumentar com o médico para que me mandasse fazer o exame. Aqui vai o link do artigo que li e que é excelente. Chama-se "Twelve Common Mistakes in Pilonidal Sinus Care": http://www.nursingcenter.com/pdf.asp?AID=1365502
Espero ter contribuido  ;D

Offline enf.jsantos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Março 12, 2013, 12:28:42 »
Muitas vezes o problema não é o material de penso a utilizar no caso de feridas crónicas muitas vezes deve-se pensar se a utilização de antibioterapia como coadjuvante não será uma mais valia para potenciar o processo de cicatrização.

Offline Hip

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Junho 30, 2013, 21:19:45 »
Boas, ja li o topico todo, e ainda nao percebi o que é melhor para o meu caso, se Aquacel, ou Inadine. Meteram-me sempre inanide tirando uma vez ou outra que nao havia, mas alguns dizem que é melhor Aquacel. No meu caso fui operado dia 5 deste mês, em que no primeiro penso levava 7 compressas inadine ca dentro, agora está a levar 3, sempre penso diário, os enfermeiros, que nunca são os mesmos dizem sempre, está bonito, mas está sangrante ainda, sera que com Aquacel ja nao fica sangrante?

Obrigado pela atenção.