Boa Noite!
Eu sou uma das enfermeiras portuguesas que integra o grupo que foi recrutado pela ZORGFIXPRO para trabalhar na Holanda. Felizmente a minha experiência é bastante diferente das que foram anteriormente aqui descritas. Em Janeiro respondemos a um anúncio divulgado pelo IEFP, no qual pediam enfermeiros para trabalhar na Holanda. No final do mesmo mês fomos chamados para uma entrevista no Porto. Antes das entrevistas individuais foi realizada uma sessão de esclarecimento acerca do projecto que provavelmete viriamos a integrar. Nessa altura foram-nos esclarecidas as condições que iriamos encontrar. E isto significa, que iriamos frequentar um curso de holandês durante 4 meses, já na Holanda. Além disso iriamos assinar um contrato com a empresa Zorgfix Thuiszorg, contrato este de 0 horas, ou seja, recebemos o que trabalhamos. Além disso facilitar-nos-iam alojamento e transporte. A viajem de ida para a Holanda também seria gratuita.
A carreira de Enfermagem na Holanda é consideravelmente diferente da nossa, divide-se em 6 níveis. Apesar de internacionalmente a um enfermeiro licenciado ser atribuido o nível 5, na Holanda este nível corresponde ao nível 4.
O que nos foi explicado na sessão de esclarecimento, foi que inicialmente não poderiamos exercer como enfermeiros no nosso nível porque não dominamos o idioma, como é lógico!!!!!!!Então foi-nos explicado que nos primeiros 2 meses iriamos trabalhar em níveis inferiores ao nosso. O que inclui por exemplo, lavar loiça e aquecer comida para os clientes que não são capazes de o fazer sozinhos. Como devem calcular, mais de metade das pessoas que foram contactadas para a entrevista desistiram após a sessão de esclarecimento.
Inicialmente foi-nos dito que o contrato seria assinado em Portugal, o que não aconteceu, no entanto assinamo-lo no primeiro mês na Holanda. O contrato era em holandês, mas foi-nos integralmente traduzido por um dos professores, que era português. E mais, não foi um contrato de 6 meses, como tinha sido falado anteriormente, mas sim de um ano.
Neste momento, encontramo-nos na Holanda à 3 meses e meio, tudo o que foi prometido pela empresa ZORGFIXPRO, foi CUMPRIDO. Continuamos com aulas de holandês, estamos desde o primeiro mês a trabalhar como enfermeiros de nível 3 e daqui a 2 semanas iniciaremos um estágio numa das maiores cadeias de lares da Holanda. É verdade que há falta de enfermeiros, é verdade que há muito trabalho, mas também é verdade que devemos escolher bem a empresa para nos ajudar a dar este passo.Â
Temos que agradecer o profissionalismo e seriedade da empresa e da directora da mesma, Susana Carvalho, que foi incansável durante todo este processo e nos permitiu uma melhor integração.
Lamentamos a má experiência dos colegas, mas esperamos que isso não seja impeditivo de se candidatarem e de virem trabalhar para cá!!!
Para mais esclarecimentos podem sempre contactar-nos por aqui ou através do facebook da empresa
http://www.facebook.com/zorgfixpro. Neste momento a página oficial da empresa encontra-se em remodelação, mas brevemente estará disponível em
www.zorgfixpro.com.