Forumenfermagem

Autor Tópico: Recrutamento Enf p/ Holanda  (Lida 17623 vezes)

Offline Cátia Reis

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Recrutamento Enf p/ Holanda
« Responder #30 em: Junho 08, 2012, 14:43:48 »
A Roca achava que o problema era nosso, nós é que eramos os desconfiados. Agora a OE dá-nos razão.
Obrigado colegas pela vossa coragem

Offline luigirnurse

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Junho 08, 2012, 19:06:20 »
Ainda bem que a OE já tomou conta da situação. A vida nao esta fácil para os enfermeiros em Portugal, mas isso nao significa que empresas de recrutamento como esta a venham piorar ainda mais. Boa sorte pra todos os enfermeiros que foram afectados, mas agora há que seguir em frente, com a ajuda da OE.

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #32 em: Junho 09, 2012, 11:02:25 »
Colegas

A Ordem tem uma nova sensibilidade quanto ao recrutamento internacional de enfermeiros portugueses  ;)

Cumprimentos,

Offline hugo sergio

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Junho 13, 2012, 21:49:35 »
Boa noite,

Queria vos dizer que nem todas empresas holandesas sao iguais.

A empresa ZORGFIXPRO, já tem 5 enfermeiros a trabalhar na holanda e estao muito contentes .

A empresa é de uma enfermeira portuguesa que está na holanda á 15 anos.

http://www.facebook.com/zorgfixpro

Espero que tudo se resolva para bem de todos e que tenham oportunidade de vir trabalhar no melhor pais da europa nos cuidados saude.

Offline enfneves

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Junho 13, 2012, 22:25:14 »
Boa Noite!

Eu sou uma das enfermeiras portuguesas que integra o grupo que foi recrutado pela ZORGFIXPRO para trabalhar na Holanda. Felizmente a minha experiência é bastante diferente das que foram anteriormente aqui descritas. Em Janeiro respondemos a um anúncio divulgado pelo IEFP, no qual  pediam enfermeiros para trabalhar na Holanda. No final do mesmo mês fomos chamados para uma entrevista no Porto. Antes das entrevistas individuais foi realizada uma sessão de esclarecimento acerca do projecto que provavelmete viriamos a integrar. Nessa altura foram-nos esclarecidas as condições que iriamos encontrar. E isto significa, que iriamos frequentar um curso de holandês durante 4 meses, já na Holanda. Além disso iriamos assinar um contrato com a empresa Zorgfix Thuiszorg, contrato este de 0 horas, ou seja, recebemos o que trabalhamos. Além disso facilitar-nos-iam alojamento e transporte. A viajem de ida para a Holanda também seria gratuita.
A carreira de Enfermagem na Holanda é consideravelmente diferente da nossa, divide-se em 6 níveis. Apesar de internacionalmente a um enfermeiro licenciado  ser atribuido o nível 5, na Holanda este nível corresponde ao nível 4.
O que nos foi explicado na sessão de esclarecimento, foi que inicialmente não poderiamos exercer como enfermeiros no nosso nível porque não dominamos o idioma, como é lógico!!!!!!!Então foi-nos explicado que nos primeiros 2 meses iriamos trabalhar em níveis inferiores ao nosso. O que inclui por exemplo, lavar loiça e aquecer  comida para os clientes que não são capazes de o fazer sozinhos. Como devem calcular, mais de metade das pessoas que foram contactadas para a entrevista desistiram após a sessão de esclarecimento.
Inicialmente foi-nos dito que o contrato seria assinado em Portugal, o que não aconteceu, no entanto assinamo-lo no primeiro mês  na Holanda. O contrato era em holandês, mas foi-nos integralmente traduzido por um dos professores, que era português. E mais, não foi um contrato de 6 meses, como tinha sido falado anteriormente,  mas sim de um ano.
Neste momento, encontramo-nos na Holanda à 3 meses e meio, tudo o que foi prometido pela empresa ZORGFIXPRO, foi CUMPRIDO. Continuamos com aulas de holandês, estamos desde o primeiro mês a trabalhar como enfermeiros de nível 3 e daqui a 2 semanas iniciaremos um estágio numa das maiores cadeias de lares da Holanda. É verdade que há falta de enfermeiros, é verdade que há muito trabalho, mas também é verdade que devemos escolher bem a empresa para nos ajudar a dar este passo. 
Temos que agradecer o profissionalismo e seriedade da empresa e da directora da mesma, Susana Carvalho, que foi incansável durante todo este processo e nos permitiu uma melhor integração.
Lamentamos a má experiência dos colegas, mas esperamos que isso não seja impeditivo de se candidatarem e de virem trabalhar para cá!!!
Para mais esclarecimentos podem sempre contactar-nos por aqui ou através do facebook da empresa http://www.facebook.com/zorgfixpro. Neste momento a página oficial da empresa encontra-se em remodelação, mas brevemente estará disponível em www.zorgfixpro.com.

Offline anisabelde87

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Junho 14, 2012, 21:45:32 »
Trabalhar na Holanda é uma ideia que continua no meu pensamento, no entanto, depois de tudo o que li aqui, das péssimas experiencias dos colegas e dos alertas da OE e do fórum, fico muito feliz por não me ter candidatado a qualquer projeto da ROCA-BHR.

Ainda assim, acredito que haverá alguma empresa séria a recrutar para a holanda e a experiencia que a colega Neves descreveu parece ser boa e radicalmente diferente da ROCA.
Sabe dizer-me se estão previstas novas acçoes em breve?
Obrigado
bjs

Offline hugo sergio

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Junho 15, 2012, 11:13:01 »
Citação de: anisabelde87
Trabalhar na Holanda é uma ideia que continua no meu pensamento, no entanto, depois de tudo o que li aqui, das péssimas experiencias dos colegas e dos alertas da OE e do fórum, fico muito feliz por não me ter candidatado a qualquer projeto da ROCA-BHR.

Ainda assim, acredito que haverá alguma empresa séria a recrutar para a holanda e a experiencia que a colega Neves descreveu parece ser boa e radicalmente diferente da ROCA.
Sabe dizer-me se estão previstas novas acçoes em breve?
Obrigado
bjs
  em breve , penso que meio de julho, fique atenta ao eures iefp.............

Offline luigirnurse

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Junho 20, 2012, 00:35:03 »
Pior do que a ROCA nao deve ser! Mas, gato escaldado, de agua fria tem medo...
Entretanto, ouvi dizer que o recrutamento de Coimbra foi um flop.
cumps

Offline hugo sergio

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Junho 20, 2012, 18:53:44 »
Citação de: luigirnurse
Pior do que a ROCA nao deve ser! Mas, gato escaldado, de agua fria tem medo...
Entretanto, ouvi dizer que o recrutamento de Coimbra foi um flop.
cumps
A zorgfixpro ja tem 5 enfermeiros em amesterdao e em julho vai dar inicio a novo recrutamento,em breve será publicado no iefp.

Offline enflourenco

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Junho 21, 2012, 10:46:10 »
Bom dia,

Antes demais dizer que o Recrutamento em Coimbra não foi um flop, pois está em marcha, mas após tais denúncias no fórum de enfermagem, a ROCA-BHR/Trabalho sem fronteiras viu-se como obrigada a reflectir e validar o seu “produto”, bem como a sua imagem de empresa séria e responsável junto ao Consulado de Portugal em Haia (Holanda). Convido vos a contactar o Consulado de Portugal, D. Sofia Mestre (0031 703020150), para que vós próprios tirem as vossas dúvidas relativamente à seriedade e responsabilidade da empresa ROCA-BHR, e não basearem a vossa ideia no que apenas aqui foi dito.

Dizer que a ROCA-BHR é uma empresa Holandesa que desde 2002 ensina a Língua Holandesa a profissionais de enfermagem estrangeiros da Lituânia, Indonésia, Roménia, Hungria, Polónia e Alemanha. Como poderão verificar no nosso site, também temos testemunhos de enfermeiras que 10 anos depois não se esquecem do bom trabalho efectuado pela ROCA-BHR.

A nossa missão passa por oferecer possibilidades de trabalho a profissionais de enfermagem na Holanda, criando uma escola no país do aluno. Não só será ensinado o Holandês, ao nível CEF B1, como também termos/expressões relacionados com saúde/enfermagem, em especial na área de geriatria.

A ROCA-BHR tem protocolos com entidades patronais no mundo dos cuidados geriátricos onde há grande falta de enfermeiros, e eles comprometem-se a pagar os custos deste curso á ROCA-BHR.

Em jeito de conclusão, e tal como referi na última mensagem, agora é esperar, “e de duas uma”:

- ou dentro de um/dois meses venho aqui sem qualquer problema assumir o fracasso deste recrutamento, independentemente da justificação para que ela o tenha sido;

- ou passado esses meses, vou aqui vir e contar a realidade deste recrutamento, e “obrigar” os enfermeiros recrutados a aqui vir contar a sua experiência.

Disponível para responder a qualquer dúvida,

os melhores cumprimentos,

Fábio Lourenço
ROCA-BHR: Trabalho sem fronteiras
E-mail: enf.lourenco@gmail.com
Tlm: 91 658 43 55 / 91 461 26 14
Site: http://www.trabalhosemfronteiras.com

Offline crxmania

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Junho 21, 2012, 15:22:57 »
boa tarde,
penso que o processo de recrutamento é importante ser aqui debatido, mas na minha opinião acho que devia ser colocado pelos representantes das empresas de recrutamento outras mais informações deveras importantes para que a tomada de decisão de ir trabalhar para a holanda seja tomada.
estou a referir-me a informações a nivel da enfermagem na holanda(carreira,progressoes, escaloes, reforma,etc...), a nivel familiar ( custo de vida, escolas, leis e justiça, segurança social, impostos, taxas, etc...)e a nivel social ( como vive a sociedade no dia a dia, comercio, horarios dos serviços, transportes, relaçoes inter-pessoais, etc...)
no meu entender tomar uma decisão de ir trabalhar no estrangeiro tem que ser bem ponderada e estudada e penso que da parte dos recrutadores devia de haver uma maior sensibilidade sobre todos os aspectos que influenciam o viver de qq ser humano e nao estar só focalizado em recrutar enfermeiros a qualquer custo.
obg pela atenção dispensada.

Offline hugo sergio

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Junho 21, 2012, 15:58:59 »
Citação de: crxmania
boa tarde,
penso que o processo de recrutamento é importante ser aqui debatido, mas na minha opinião acho que devia ser colocado pelos representantes das empresas de recrutamento outras mais informações deveras importantes para que a tomada de decisão de ir trabalhar para a holanda seja tomada.
estou a referir-me a informações a nivel da enfermagem na holanda(carreira,progressoes, escaloes, reforma,etc...), a nivel familiar ( custo de vida, escolas, leis e justiça, segurança social, impostos, taxas, etc...)e a nivel social ( como vive a sociedade no dia a dia, comercio, horarios dos serviços, transportes, relaçoes inter-pessoais, etc...)
no meu entender tomar uma decisão de ir trabalhar no estrangeiro tem que ser bem ponderada e estudada e penso que da parte dos recrutadores devia de haver uma maior sensibilidade sobre todos os aspectos que influenciam o viver de qq ser humano e nao estar só focalizado em recrutar enfermeiros a qualquer custo.
obg pela atenção dispensada.

Offline catarina_pulga

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Junho 21, 2012, 21:37:35 »
Independentemente do que possa acontecer em relação à ROCA daqui para a frente, a minha experiência e a dos restantes colegas foi um autêntico fracasso e várias pessoas sairam mal da situação.

Infelizmente a empresa não foi minimamente flexível em relação à negociação do contrato, aliás, até foram bastante intransigentes.

Quem quiser arriscar que arrisque, depois seja o que Deus quiser.

Continuo a dizer que não confio nesta empresa e não a recomendo a ninguém. Ponto assente.

Catarina

Offline luigirnurse

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Junho 23, 2012, 22:37:24 »
Dizer que...
Dizer que...
Dizer que...
Diz mas é a verdade sobre a ROCA-BHR!

Offline luigirnurse

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Junho 24, 2012, 02:17:55 »
Citação de: luigirnurse
Dizer que...
Dizer que...
Dizer que...
Fabio, diz mas é a verdade sobre a ROCA-BHR!