Forumenfermagem

Autor Tópico: Recrutamento Enf p/ Holanda  (Lida 20556 vezes)

Offline enflourenco

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Recrutamento Enf p/ Holanda
« Responder #15 em: Junho 01, 2012, 18:59:04 »
Boa tarde,

Relativamente a como vos trataram, não posso tecer qualquer comentário uma vez que depois do dia 9 de Abril deixei de pertencer ao vosso grupo enquanto turma do curso de Holandês.

No que diz respeito ao contrato, como eu referi no post anterior, “a abordagem aos candidatos deve ser feita de igual forma, e não pressionando com a obrigatoriedade de assinar contrato para “assegurar a vaga””, e posso assegurar que em Coimbra está a decorrer desta forma.

Mais uma vez posso assegurar que lavar a louça e preparar a comida (cozinhar) não se enquadram nesta proposta. Confirmo que uma das estratégias utilizadas para a estimulação do olfacto em pessoas idosas dementes é de facto preparar algumas comidas junto delas. Mas não se pode confundir esta intervenção de enfermagem com o acto de preparar a comida (cozinhar).

Relativamente à situação de Évora todos perdemos: eu, tu, os nossos colegas e também a ROCA-BHR, mas compreende que eles não poderiam continuar sem os contratos assinados. Relativamente à situação do professor dizer que tentei-me informar melhor, e o professor tinha contrato com a ROCA-BHR até 25 de Maio. Admito que não posso assegurar que isto é a verdade, mas tu também não tens a certeza se o professor te está a falar a verdade. Digo isto, apesar de eu ter gostado bastante deste professor, e ser a minha preferência para iniciar o curso em Coimbra.

Relativamente à situação do livro, e porque não sei, questiono-te quem afirmou que as cauções não seriam devolvidas? Alguém da empresa ROCA-BHR, o professor? De salientar que os livros e o CD foram essenciais para a continuidade do curso, bem como todo o material com “marca” ROCA-BHR.

Relativamente ao professor que foi “abruptamente” despedido dizer que também fiquei muito triste. Mas considera o seguinte facto: o objetivo seria fazer duas turmas de 15 enfermeiros (total de 30 enfermeiros), ficando cada professor responsável por uma. A presença de apenas 7 candidatos precipitou esta dispensa, pois o professor não tinha contrato definitivo.

Agora no que diz respeito à Enf. Dina, no tempo em que estive em Évora, posso dizer que ela foi espectacular. Dizer também que sempre fui verdadeiro com ela (e desde o princípio), e ela é a pessoa certa para o dizer (e vocês sabem disso).

Em toda esta situação, é-nos impossível apurar o que é mais verdade e menos verdade, pois ambos vemos a mesma situação de prismas diferentes.

Relativamente ao referido pelo(a) Kitty12345 apenas dizer que desisti essencialmente pelo que já disse no meu primeiro post:
“O curso que seria de 5 meses e meio a 7 meses e meio passaria a ser de 3 meses, uma vez que as Instituições de Saúde na Holanda necessitavam urgentemente de Enfermeiros, e ainda mais na altura de férias de Verão. Juntando isto ao facto de eu estar na organização do 33º Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem, e assim ter que estar ausente duas semanas do curso de Holandês, seria completamente incompatível para o bom sucesso da minha aprendizagem desta nova língua.”

Por fim, quero rematar toda esta situação para canto, e dizer que tenho consciência do que será o curso em Coimbra. Como já referi, uma das condições para eu aceitar cooperar com a empresa ROCA-BHR seria melhorar alguns pontos do contrato. E esses pontos, posso garantir que foram melhorados.

Disponível para responder a qualquer dúvida,

os melhores cumprimentos,

Fábio Lourenço
ROCA-BHR: Trabalho sem fronteiras
E-mail: enf.lourenco@gmail.com
Tlm: 91 658 43 55 / 91 461 26 14
Site: http://www.trabalhosemfronteiras.com

Offline luigirnurse

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Junho 01, 2012, 19:52:59 »
Fábio, acho que fazes muito bem em contactar o Sindicato e a Ordem, assim na pesquisa que eles irão fazer, vão chegar á conclusão que esta empresa está a exercer atividades noutro país, sem sequer estar inscrita como empresa cá em Portugal e que não paga os impostos necessários… É assim que a economia no nosso  o nosso país estagna e piora!
Por outro lado, a Ordem e Sindicato precisam de ter conhecimento destas situações para proteger os colegas de empresas como esta que atuam como verdadeiros abutres!
Todos perderam? Parece que a Roca até vai lucrar! É só somar, 2500€ vezes 2alunas, mais 110000€, mais 8000€ vezes 2alunas se estas entretanto arranjarem trabalho! Já é muito dinheiro! É uma boa fonte de financiamento, que sabe para o recrutamento de Coimbra!
Ainda bem que me fiquei pela entrevista…
Grande coragem da enf Sara Alex, Kitty e outros que aqui deixam este triste testemunho!
cumprimentos

Offline Diana L.

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Junho 01, 2012, 22:14:38 »
Chamo-me Diana e também fui uma das felizardas a ter a possibilidade de integrar o curso de holandês que iria ter início em Évora no mês de Março do presente ano. Pois, pensava eu...
A pedido do colega Fábio, com quem pude ter aulas e conviver por algum tempo, venho aqui expor também o meu depoimento e assim contar-vos a minha péssima experiência. Sublinho que se não o fiz antes foi devido ao facto de que, como é do conhecimento geral, há duas colegas que assinaram o primeiro contrato apresentado pela ROCA no próprio dia da entrevista e, como tal não quis de forma nenhuma prejudicar a sua situação. Mas, uma vez que a mesma empresa irá iniciar um novo recrutamento em Portugal...bem, aqui vai um pouco do que passei nestes últimos meses...
Quando iniciei este curso com a ROCA, não tinha visto o contrato e apenas me foi mostrado alguns tópicos em inglês como o Fábio disse. Tudo bem até aqui, o contrato estava a ser traduzido para 2 línguas e já haviam passado as 4 semanas de "estágio" (chamemos-lhe assim, pois poderíamos desistir nesse período caso não nos adaptássemos à língua) quando pude ver o bem dito contrato. A verdade é que após leitura atenta do mesmo pude perceber que caso as coisas não corressem exactamente bem na Holanda, mesmo que tal não se devesse a má prática da minha parte (por exemplo, por falência do empregador, porque a crise está por todo o lado, ou porque “caso a ROCA considerasse que o mesmo não iria cumprir com o pagamento acordado entre ambos” – citando), teria de arcar com as despesas calculadas pela ROCA, podendo atingir o valor máximo de 8500 euros. Devendo até responsabilizar-me nesse caso por despesas decorrentes da actividade ou do exercício dos seus direitos, que no meu ponto de vista nada explicita e se relermos as entrelinhas, teria que pagar o que eles considerassem aceitável.
Pois, a verdade é que estava mesmo disposta e motivada para ir para a Holanda mas como referi ao contacto português da ROCA, momentos antes de darem por terminadas as aulas, não estou desesperada ao ponto de aceitar qualquer condição sem nada contestar. Ainda foram propostas à ROCA algumas alterações no contrato, sim porque supostamente um contrato é para ser negociado antes de se assinar mas estes mostraram-se intransigentes e a escola foi encerrada por ordem da ROCA.
Bem, sem querer fazer deste fórum um lavar de roupa suja ou mesmo um meio para denegrir a imagem de qualquer instituição ou pessoa aqui envolvida, aproveito para partilhar a minha experiência e assim o colega Fábio poderá dar a sua versão dos factos, sendo que cada versão tem o valor que tem…
Vejamos o que aconteceu às colegas, estão a ser ameaçadas com o inicio de um processo em que terão de reembolsar a empresa que saiu lesada…pois….
A escola fechou por ordem da ROCA, eu investi dinheiro desde o início do curso em comida, transportes, casa (que tal como os colegas também irei perder o dinheiro da caução) e ao fim de contas vi-me sem oportunidade de emprego e sem ter o curso terminado. Uma vez que o professor, que aqui não está para se defender, tinha disponibilidade para nos fazer o favor de nos ajudar a terminar o curso, voltei aos estudos. É verdade que possuo o livro pelo qual a ROCA leccionava e pelo qual paguei 30 euros de caução, que no fim do curso não me foi devolvida e por isso fiz valer o significado de uma caução. Se a mesma me for devolvida, terei todo o gosto em devolver o referido livro. Só acho lamentável que o Colega diga coisas no fórum acerca de uma pessoa que aqui não se pode defender e sobre as quais não tem provas nem a certeza do que diz, a não ser do que supostamente deve ter ouvido…mas por quem? Mas essa é outra história.
Quando o colega refere que aceitou a proposta com o conhecimento dos colegas de Évora, foi verdade, nós tivemos conhecimento mas todos nos sentimos no dever de o alertar para o que desde a sua desistência se sucedeu. Contudo, o colega é maior e vacinado e de livre e espontânea vontade aceitou dar a cara por este projecto, o que está no seu direito.
Claro que nos sentimos traídos porque quando ele esteve no nosso lugar, não assinou o contrato e agora, a não ser que sejam feitas grandes alterações no mesmo, estará a vender um produto pelo qual não se sentiu seguro (entre outros motivos, qua apenas a si dizem respeito) para o assinar.
É verdade o que a colega Sara refere no seu testemunho relativamente ao facto de que o enfermeiro de nível 3 na Holanda tem, entre outras competências, de realizar a lavagem da loiça e elaborar as refeições. Quem quiser mais informações, estas estão na internet em sites que, segundo a lei holandesa, explicam em pormenor as funções de um enfermeiro deste nível.
Estarei disponível para algum esclarecimento que venha a ser necessário.
Sublinho apenas que apesar do “trauma” desta experiência, algo de bom para mim se levantou pois por conta e risco próprio, irei muito em breve para a Holanda porque uma vez que há trabalho, não necessito de ser escrava de um contrato com intermédios e assim irei me dirigir à fonte.
Se quiserem que vos dê um conselho a quem pensa em ir para fora…se os conselhos fossem bons não se davam mas aqui vai…nas costas dos outros, vejo eu as minhas.

Cumprimentos a todos.

Offline enflourenco

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Junho 02, 2012, 01:47:21 »
Boa noite,

Desta vez vou tentar ser mais breve. Antes demais quero “gritar” bem alto, que tudo o que eu disse até aqui nunca foi com intenção de atacar alguém que aqui não se pode defender, pois tenho o máximo respeito e amizade pelos nossos dois professores e pela Enfermeira que nos acompanhou (mas vocês sabem disso).

Agradecer também à minha colega Diana que aqui descreveu a sua experiência, mas para não me tornar repetitivo, desta vez não vou voltar a explicar o que já está mais que esclarecido nos post’s anteriores. Só referir que toda esta situação, foi causado por um mail que não devia ter vindo parar a mim. Imaginem que eu não recebia o mail... naturalmente as aulas continuavam em Évora sem qualquer conhecimento da ROCA-BHR, mesmo estas sendo dadas com materiais da empresa ROCA-BHR, e com o professor ainda com contrato com a mesma (entretanto o contrato terminou).

Para concluir, da mesma forma que eu sempre fui verdadeiro com os meus colegas de curso de Évora (professores e enfermeira), quero aqui mais uma vez agradecer, e agora em especial a ti, Diana, o facto de me teres feito pensar no que me podia acontecer. E novamente digo que não aceitei logo a proposta, mas após consultar várias opiniões, inclusive de vós e da enfermeira “mediadora”, decidi aceitar a proposta, no entanto com as melhorias do contrato inicialmente proposto para os candidatos de Évora. Dizer ainda que eu próprio assumirei o fracasso deste projecto, se assim suceder.

Relativamente ao/à colega luigirnurse dizer apenas o seguinte: a empresa ROCA-BHR até agora não tem vencimentos nenhuns em qualquer país estrangeiro, por isso só paga e não recebe. Paga o IVA em qualquer produto/serviço como qualquer um de nós.

Fábio Lourenço

Offline Diana L.

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Junho 02, 2012, 11:40:42 »
O colega Fábio não tem nada que agradecer porque já o disse que apenas dei o meu testemunho agora pelos motivos que anteriormente expliquei. Penso que dizer que alguns aspectos já foram anteriormente esclarecidos, não é a expressão mais correcta pois o que o colega fez foi apenas dar a sua versão dos factos e no máximo referir o que de diferente poderá acontecer desta vez.
Penso que é de muito mau tom vir para o fórum acusar-nos e ao professor, apesar de dizer que não é essa a sua intenção mas acaba por o fazer e voltar a repetir. Como pode provar que as aulas em Évora estão a ser dadas com o material da ROCA e “sem o seu consentimento” e enquanto o professor ainda tinha um contrato com a mesma. Caso o colega quiser esclarecer esta situação e sublinho, que nenhum interesse para o fórum possui, mas apenas porque está a difamar alguém através do mesmo, o melhor que tem a fazer é telefonar para o próprio e assim, esclarecer-se. Sobre este aspecto não mais me prenunciarei porque a mim não me diz respeito.

Relembrar que estou à disposição de qualquer colega que possua alguma questão relativamente à minha experiência.
Sem mais nada para esclarecer ao colega Fábio, porque sublinho o facto de não querer lavar a roupa suja em público, me despeço.

Offline luigirnurse

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Junho 02, 2012, 14:14:14 »
Caro Fábio, agradeço que não me trates por “ao/à colega luigirnurse”, trata-me por Luis, é este o meu nome, e quem sabe não fomos à entrevista no mesmo dia..
Não precisas de vir aqui com bons dias, boas tardes e boas noites..
Após tudo o que se leu aqui, há algo que se tornou inquestionável e incontornável! Nós enfermeiros, continuamos todos do mesmo lado, tu passaste para o lado da ROCA-BHR, porque te paga, e pareces estar esquecido daquilo que és, enfermeiro, e do que empresa fez e continua a fazer a enfermeiros como tu e não fez mais porque muitos como eu desistiram aos primeiros sinais de perigo.
Os enfermeiros são portadores da esperança e cuidadores da dignidade Humana!
Não são objetos de abuso, engano e exploração.
Igualmente se tornou inquestionável e incontornável que esta empresa está agora desmascarada, e muita gente esta a falar sobre isso.
Perante tudo isto, Julgo que poucos se irão meter nesta trapalhada, agora em Coimbra. Só mesmo aqueles que consigas convencer e que te são próximos, embora seja um grande risco pra ti, colega!

Offline enflourenco

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Junho 02, 2012, 18:08:02 »
Boa tarde,

Caro Luís dizer-te que antes de aceitar a proposta da ROCA-BHR consultei diversas opiniões, inclusive dos meus colegas do curso de Évora, que sabem o que “ganho” com este recrutamento (não está oculto). Volto a frisar ainda que, uma das minhas condições para eu aceitar a proposta, seria ver alguns pontos do contrato melhorados, situação que a ROCA-BHR acedeu.

Concluindo, estou a “vender” o que vou “comprar”, pois como já disse, eu irei integrar a turma em Coimbra.

Fábio Lourenço

Offline kitty12345

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Junho 02, 2012, 20:54:50 »
O colega Fábio está a dizer que a Roca vai alterar o contrato quase todo, pois ele esta quase todo com pontos duvidosos e subjectivos? Eles não fizeram tal coisa com a 1ª turma porque iriam faze-lo agora? Você já viu o contrato alterado?

Offline Cátia Reis

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Junho 02, 2012, 21:39:06 »
Olá a todos. Sou a Cátia e também pertenci á turma de Évora. Não vou voltar a repetir tudo o que as minhas colegas Sara e Diana disseram porque foi mesmo assim que tudo aconteceu e elas não disseram mentira nenhuma. Esta experiencia foi uma grande desilusão porque o nosso grupinho era muito bom e já tinhamos sonhos e projectos em comum na Holanda, no entanto, se no inicio já não estavamos seguros com a questão dos contratos, quando vimos o mesmo ainda foi pior. Depois todos os dias recebiamos novas "surpresas". Coisas que não nos foram ditas na entrevista, como por exemplo, que não nos asseguravam as 36 horas de trabalho logo iamos receber menos, se com 1500 euros já nós achavamos que quase não dava para todos os gastos imaginem com 1300. Depois também descobrimos que iamos já em junho para a Holanda com o nivel A2 no entanto o contrato so começava a contar quando tivessemos o B1, para a qual não nos davam certezas de quando se iria iniciar o curso na Holanda. Enfim muitas surpresas desagradaveis que todos os dias surgiam.
Nós pedimos várias vezes para serem alterados alguns pontos, já nem diziamos todos pois eram muitos (contrato enorme com 10 folhas e confuso). A Roca nunca acedeu a tal coisa, preferiram perder dinheiro que já tinham investido do que aceder a alterar algo no contrato. E assim foi, ninguem assinou e ponto final.
O prof já não tinha condições para dar aulas pois ninguem assinou e a escola fechou logo o contrato deixou de ser válido.
A Roca nunca alterou o contrato para nós e agora vai faze-lo?
Houve um ponto que fiquei completamente chocada, aliás foram vários mas o seguinte é demais:
8.12: o profissional de enfermagem aceita que no caso de a Roca-bhr ter executado menos tarefas do que aquelas designadas no artigo 2º (actividades de apoio e orientação e aconselhamento na Holanda) tal não constitui motivo para diminuir os montantes estipulados no contrato.
Ou seja, havia a possibilidade de eles não cumprirem coisas????? e mesmo assim, se algo acontecesse teriamos que pagar os 8.000 euros na mesma.
Enfim, todos os inumeros pontos que nós queriamos ver alterados, entre eles o que referi anteriormente, foram mencionados á Roca, a resposta deles foi sempre NÃO e davam justificações muito vagas, deixando-nos ainda mais desconfiados. Referiam que tinhamos era que confiar neles no entanto nunca nos deram razões para tal.
Cumprimentos

Offline sophie08gs

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Junho 03, 2012, 15:36:02 »
A notícia de que a ROCA-BHR / Trabalhosemfronteiras pretende fazer um novo recrutamento, desta vez em Coimbra, nem sei se dá vontade de rir ou chorar!
É um atentado à dignidade da nossa classe!
Depois de tudo o que se passou, da péssima experiência que tive, com aquele contrato horrível que me apresentaram, e ainda pior a que tiveram os colegas que o assinaram e seguiram no curso, acho lamentável que estes senhores ainda andem por cá tentando fazer negócio à custa de enfermeiros depauperados, desesperados e desempregados.
Fico feliz que esse curso tenha fracassado, mas lamento profundamente os constrangimentos e pressões que as colegas estão a sofrer!

Offline enflourenco

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Junho 03, 2012, 23:53:16 »
Boa noite,

Antes demais, espero que esta seja a minha última intervenção neste tópico. Dizer que a má experiência de Évora foi essencial para a melhoria das condições desta nova proposta, pois não fui só eu que fui essencial para esta mudança.

E agora é esperar, “e de duas uma”:

- ou dentro de um/dois meses venho aqui sem qualquer problema assumir o fracasso deste recrutamento;

- ou passado esses meses, vou aqui vir e contar a realidade deste recrutamento, e “obrigar” os enfermeiros recrutados a aqui vir contar a sua experiência.

Fábio Lourenço

Offline catarina_pulga

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Junho 04, 2012, 20:41:31 »
Boa tarde,

O meu nome é Catarina e também sou uma das pessoas que integrou ou pelo menos tentou integrar o projecto aqui referido. Antes de mais, subscrevo o que foi dito, nomeadamente o que a minha colega Sara disse. Depois, como disse ao Fábio, o que disser aqui não será nada mais que a verdade, que como podem ver, não é nada favorável.

No início achei estranho o facto de alguns colegas do curso terem visto o contrato e outros não. Entretanto o tempo passou e nada de contrato. Quando finalmente o mesmo chegou, após a sua leitura surgiram várias dúvidas, sendo que a maior parte não foi esclarecida pela empresa. Posteriormente, houve tentativas de negociação de alguns pontos do contrato que não foi assinado por suscitar muita confusão. A partir daqui, afirmo que também perdi toda a confiança na ROCA-BHR. Deste modo, não aconselho a nenhum colega enfermeiro a ida para a Holanda a partir da mesma. Existem por aí variadas empresas de recrutamento para o estrangeiro fidedignas, como se pode ver através do feedback positivo aqui no Fórum.

Deste modo, desejo muita sorte a todos aqueles que procuram emprego, assim como eu, mas que tomem precauções no que toca à ida para o estrangeiro.

Cumprimentos,

Catarina :)

Offline Maria Silvério

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Junho 06, 2012, 12:17:31 »
Obrigada pelos vossos contributos!!!!! Sinto muito tudo o que se passou, mas graças a vocês podemos ter noção do que se anda a passar e a desconfiar quando as coisas não são certas.

Desta forma, ficámos a saber que temos que ter muito cuidado com os anúncios e com certas empresas de recrutamento....

Obrigada!

Offline catarina_pulga

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Junho 07, 2012, 20:21:08 »
Informação

Ordem dos Enfermeiros > Informação
Notícias 
06-06-2012   
Alerta sobre práticas de recrutamento de enfermeiros para o estrangeiro   

Enfermeiros devem ter cuidado acrescido na assinatura de contratos para o estrangeiro, tendo a Ordem dos Enfermeiros tido conhecimento de eventuais práticas de recrutamento impróprias.

A Ordem dos Enfermeiros (OE) recebeu um alerta de uma enfermeira portuguesa que se candidatou a uma colocação na Holanda através de uma empresa de recrutamento.

Por entendermos que podem estar em causa práticas de recrutamento impróprias e que levaram a enfermeira em questão a desistir do projeto de trabalhar no estrangeiro, divulgamos excertos deste alerta.

Após a entrevista a que foi sujeita, a enfermeira foi confrontada com um contrato pronto a assinar que alegadamente lhe daria um vínculo de trabalho garantido numa unidade de saúde holandesa e uma vaga no curso gratuito de língua holandesa que a empresa de recrutamento proporcionava. Supostamente ofereciam-lhe ainda um estágio remunerado, total apoio administrativo e logístico durante o período de transferência para a Holanda e a própria viagem.

No entanto, ao ler o contrato a queixosa apercebeu-se que lhe estava a ser proposta uma função «como auxiliar», remunerada com o salário mínimo holandês, e sem autorização para efetuar «qualquer tarefa de Enfermagem».

Ao contrário do que inicialmente advogava a empresa de recrutamento, a enfermeira em questão refere que não estavam garantidos os dois anos de trabalho e a profissional ficava obrigada a um estágio inicial não remunerado. Durante toda a duração do estágio e do curso não era permitido o exercício de outras funções / serviços, mediante remuneração ou a título pro bono.

O contrato que foi presente a esta enfermeira previa também que, caso a entidade patronal não pagasse as despesas relacionadas com o curso, estas ficassem a cargo da formanda.

A enfermeira em questão revelou à OE que outros enfermeiros do Sul do país se recusaram a aceitar as condições propostas pela empresa, referindo ainda a existência de pressões e ameaças de «penalização monetária caso façam divulgação e publicidade negativa à empresa e seu projeto».

Encontrando-se previstas novas ações de recrutamento, alertamos os enfermeiros para que se previnam e informem sobre as reais condições subjacentes à celebração de um contrato.

Face a esta e outras denúncias, a OE irá solicitar ao Primeiro-Ministro, ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e a outras entidades competentes que intervenham de imediato perante este tipo de abusos.

Aqui fica o que se encontra no site da Ordem dos Enfermeiros...

Sem mais assunto,

Catarina

Offline kitty12345

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Junho 08, 2012, 14:41:46 »
Muito bom. Agora sim mais ninguem vai ser enganado