Forumenfermagem

Autor Tópico: Complicações na Colocação de CVC  (Lida 6107 vezes)

Offline AnaZu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Complicações na Colocação de CVC
« em: Maio 11, 2012, 19:33:22 »
Hoje no trabalho deparei-me com uma situação que me fez pensar no que faria no caso de tudo correr muito mal (normalmente espero sempre o pior), e fiquei sem saber muito bem...

Chega um paciente de 43 anos, com suspeita de  TVP no MIE (que acabou por se confirmar), e o médico pediu-me que colhesse sangue para analítica e deixasse um acesso venoso periférico... Preparei o material, e quando chego ao pé do doente ele diz-me "vai ser complicado.... fui consumidor de heroína injectada durante mais de dez anos". E aí eu pensei "ok, realmente não vai ser fácil...", e levei um par de abocaths mais pequenos... Em vão! Cada veia que picava rompia-se ao tentar canalizar o abocath ou extrair sangue... Falei com o médico e decidiu pôr um central, mas precisava de uma análise de sangue... Colhi arterial, correu bem, estava tudo bem, e passámos à colocação do CVC em subclávia. E foi aí que pensei "E se algo corre mal?!" Como actuar p.e. em qualquer complicação que implique hipotensão?!

E em qualquer outra situação em que a colocação de CVP seja impossível, que exija terapêutica EV...?! Porque este doente vinha com TVP, mas e se fosse uma HDA?! Ou qualquer outra coisa....

Que fazer?!

(Fui ler alguns artigos, mas quase todos partem do pressuposto de que aquando da colocação de CVC existe um CVP previamente colocado, ou simplesmente não falam do assunto....)

Agradeço partilhas!

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Complicações na Colocação de CVC
« Responder #1 em: Maio 12, 2012, 14:24:18 »
Porque nao um cateter intra ósseo pelo menos temporariamente? Em emergencia pre hospitalar usam-se bastante em crianças e as novas guidelines tb sugerem que seja mais usado em adultos do que o que é actualmente portanto talvez seja uma opção :)

Offline critical_nurse

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 28, 2012, 20:26:54 »
Eu aposto no intra-ósseo.

É fácil de colocar e pode-se administrar a terapêutica prescrita.

Offline AnaZu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Julho 07, 2012, 10:12:26 »
Obrigado! :) De facto fui ler um pouco mais, e a via intra-óssea é a recomendada.

Offline persepolis

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Julho 10, 2012, 03:31:33 »
E porque o cvc na subclavia? porque nao femoral ou jugular?
"We know that while living we are more or less exposed to envy ...
but after our death our enemies no longer hate us "
Demóstenes

Offline AnaZu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Julho 11, 2012, 01:36:41 »
Pelo maior risco de infecção e/ou exteriorização dos CVC's em femoral e jugular, no meu hospital sempre que possível os médicos optam por subclávia, ou colocamos nós CVC de inserção periférica (que neste caso não dava).

Offline Enf.Marcelo Siridakys

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Julho 18, 2012, 19:06:11 »
Aqui no Brasil, essa situação seria resolvida implantando um abocath simples na veia jugular externa. Simples, prático e rápido.
Abraços

Offline EnfermeiroMaravilhas

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 06, 2013, 12:46:01 »
Isto é assim. NUNCA NA MINHA VIDA VI UM Catéter intra ósseo e já vi urgencias vitais do arco da velha. Sim é verdade... nunca vi politraumatizados nem grandes queimados.

Um anestesista/médico minimamente competente põe um CVC em 5-10mins e uma TVP não é uma urgencia.
às vezes é IMPOSSÍVEL colocar um CVP. Mas para tirar sangue, como bem disseste, existem também as artérias. Radial, femural, umeral...

Quanto ás CVC.

Lugar de colocação preferido dos médicos: femural. É o sitio mais fácil e com menos complicações. É o que apresenta maior risco de infecção. É xato para o doente. Muitas vezes basta dobrar a perna e a perfusão não passa.

Subclávia: muitas vezes o melhor lugar para se colocar o CVC. clavicula e manubrio do esterno são bons pontos de referencia. Probabilidade elevada de pneumothorax. Controlo radiológico obrigatório. No momento da colocação, ás vezes observam-se arritmias, mas nada de grave. O médico agradece, pois assim tem a certeza que "tá no sítio"!!! desaconcelhável em doentes do foro respiratório. Do tipo, fazer um pneumothorax a um paciente que já não respira nada bem... vai lá vai.

Jugular: não é fácil a colocação. Os médicos não gostam. Muitas vezes são obrigados a utilizar um ecocardiografo senão não vão lá. Em termos de controlo de infecção é talvez o melhor local. Só os anestesistas prozões é que arriscam

Offline HMartinho

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 07, 2013, 14:45:42 »
Se uma TVP não é vista como urgência (já nem falo em emergência), deveria ser.

O risco de embolia pulmonar ainda é significativo. Depois em vez de terem um doente com forte dor no membro inferior,  podem ter um doente em franco compromisso respiratório, ou até paragem cardíaca (AESP, assistolia, são muitas vezes observadas em EP,  e que são de dificil reversão), ou seja, uma possível situação sem risco de vida pode, de um momento para o outro, reverter numa situação de risco iminente de vida.

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Fevereiro 09, 2013, 21:21:48 »
Se o médico ia inserir um CVC porque é que não colheu sangue durante a colocação do mesmo? Estou a perguntar porque isto é prática comum na UCI onde fiz estágio...

Offline Marquez

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Fevereiro 11, 2013, 00:28:17 »
Citação de: Propofol
Se o médico ia inserir um CVC porque é que não colheu sangue durante a colocação do mesmo? Estou a perguntar porque isto é prática comum na UCI onde fiz estágio...

O problema da colega colocado aqui não é esse, aliás, a colega até conseguiu colher sangue arterial. O que está aqui em discussão é o caso de ocorrer algum problema/emergência na colocação do CVC e não termos um acesso EV.

A solução seria a colocação de um CVP num local menos comum. Chegou a discutir toda esta situação com o médico?