Hoje no trabalho deparei-me com uma situação que me fez pensar no que faria no caso de tudo correr muito mal (normalmente espero sempre o pior), e fiquei sem saber muito bem...
Chega um paciente de 43 anos, com suspeita de TVP no MIE (que acabou por se confirmar), e o médico pediu-me que colhesse sangue para analítica e deixasse um acesso venoso periférico... Preparei o material, e quando chego ao pé do doente ele diz-me "vai ser complicado.... fui consumidor de heroína injectada durante mais de dez anos". E aí eu pensei "ok, realmente não vai ser fácil...", e levei um par de abocaths mais pequenos... Em vão! Cada veia que picava rompia-se ao tentar canalizar o abocath ou extrair sangue... Falei com o médico e decidiu pôr um central, mas precisava de uma análise de sangue... Colhi arterial, correu bem, estava tudo bem, e passámos à colocação do CVC em subclávia. E foi aí que pensei "E se algo corre mal?!" Como actuar p.e. em qualquer complicação que implique hipotensão?!
E em qualquer outra situação em que a colocação de CVP seja impossível, que exija terapêutica EV...?! Porque este doente vinha com TVP, mas e se fosse uma HDA?! Ou qualquer outra coisa....
Que fazer?!
(Fui ler alguns artigos, mas quase todos partem do pressuposto de que aquando da colocação de CVC existe um CVP previamente colocado, ou simplesmente não falam do assunto....)
Agradeço partilhas!