Autor Tópico: hipoglicemia  (Lida 8784 vezes)

Offline aclau

• Membro
    • Ver Perfil
hipoglicemia
« em: Maio 07, 2012, 11:23:26 »
Bom dia !
No caso de uma hipoglicémia hospitalar como actuam? Admisnitram glicose a 5% ou 10% ou mesmo 30%? E Quantos cc?

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: hipoglicemia
« Responder #1 em: Maio 11, 2012, 19:50:56 »
O doente está consciente? Se sim, porque não começar por lhe dar algo para comer, nem que seja um chá com açúcar... Quanto à glicose a utilizar, depende dos valores e logicamente deverá ser seguida a prescrição médica, mas eu diria que, a menos que o doente esteja com uma hipoglicémia grave, a dextrose em soro a 5% é suficiente... Glicoses hipertónicas, justificam-se mais em casos de comas hipoglicémicos.

Offline aclau

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 11, 2012, 21:32:01 »
Obrigado

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 12, 2012, 09:31:54 »
É claro que estou a falar em perfusões...

Offline aclau

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 13, 2012, 21:36:15 »
Mas também é viável adminstrar fórmulas de glicose, correcto?

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Maio 13, 2012, 22:23:23 »
Sim, claro. Aliás em hipoglicémias graves aquilo que tenho visto é administrar fórmulas de glicose hipertónica... Depende sempre do contexto também.

Offline aclau

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Maio 14, 2012, 11:50:00 »
Outra questão sabe responder-me o que significa status em medicina??

Offline enfermeiroUK

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://enfermeirouk.com/
« Responder #7 em: Maio 14, 2012, 14:44:51 »
Além do que já foi referido, há ainda o Glucagon Hypokit. Pode ser utilizado para resposta imediata e fora do contexto hospitalar.
"...se não receio o erro, é porque estou sempre pronto a corrigi-lo." Bento de Jesus Caraça.

http]

Offline RetlaV

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Maio 15, 2012, 00:57:31 »
Boa noite,

A resposta aqui não pode ser padronizada. Estamos a falar de que tipo de hipoglicémia? Por défice alimentar? por excesso de insulina? por excesso de ADO's? o dte é diabético?

Colega @aclau, status em ENFERMAGEM significa estado. Neste caso Status pós hipoglicémia.

Cumps.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Maio 15, 2012, 13:03:46 »
Minha prática em serviço de urgência básica)ambulância de suporte imediato de vida:

Se inconsciente:
- com acesso venoso: glicose 30% 1 a 2 ampolas (iniciais) 20 ml IV
- sem acesso venoso: glicose 30% via agulha intra-óssea (in extremis), glucagon ou glicose via SNG (se existir)

Se consciente:
- sem acesso venoso: glicose 30% oral ou papa de açúcar

Seguido de perfusão de glicose menos concentrada até valores de glicemia aceitáveis e alimentação rica em hidratos de carbono de absorção prolongada.

Identificar e tratar causa (excesso de insulina, antidiabéticos orais, défice nutricional)

Internar e vigiar (hipoglicemias graves (com perda de consciência onde a hipoglicemia é a potencial causa devem ficar em vigilância para vigiar glicemia, ajustes de medicação).

Status refere-se a situação ou estado.

Offline Propofol

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Maio 15, 2012, 20:24:54 »
Citação de: enfarfr
Minha prática em serviço de urgência básica)ambulância de suporte imediato de vida:

Se inconsciente:
- sem acesso venoso: glicose 30% via agulha intra-óssea (in extremis), glucagon ou glicose via SNG (se existir)

Se consciente:

Seguido de perfusão de glicose menos concentrada até valores de glicemia aceitáveis e alimentação rica em hidratos de carbono de absorção prolongada.

Identificar e tratar causa (excesso de insulina, antidiabéticos orais, défice nutricional)

Internar e vigiar (hipoglicemias graves (com perda de consciência onde a hipoglicemia é a potencial causa devem ficar em vigilância para vigiar glicemia, ajustes de medicação).

Isso para que valores de glicémia capilar, já agora?  :)

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Maio 15, 2012, 23:19:37 »
Citação de: Propofol
Citação de: enfarfr

Se inconsciente:

Se consciente:

Isso para que valores de glicémia capilar, já agora?  :)

Os valores dependem dos autores, mas hipoglicemia normalmente é definida por valores em que os sintomas parecem ser causados por hipoglicemia, a glicemia encontra-se baixa no momento da ocorrência dos sintomas e há reversão ou melhoria dos sintomas quando a glicemia é normalizada (tríade de Whipple).

Autores defendem 50 mg/dl, outros 70 mg/dl e até existe 80 mg/dl - ver valor considerado no protocolo de triagem de Manchester em vigor actualmente, apesar de ser alterado na versão 2 do protocolo, que entrará brevemente??? em vigor).

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #12 em: Maio 15, 2012, 23:21:53 »

Offline aclau

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Maio 16, 2012, 22:56:44 »
Obrigado pelas respostas!

Offline Digoxina

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Janeiro 09, 2013, 11:19:42 »
Bom dia Colegas! em relação ao teste rápido de glicémia alguém me pode esclarecer sobre a picada no lóbulo da orelha em detrimento da picada no dedo?

ou alguém me pode aconselhar bibliografia sobre isso...

por exemplo, em casos de hipoglicémia grave,existe diferença na glicémia capilar e no valor de uma colheita de sangue venoso.uma vez que a colheita nem sempre pode ser logo realizada, o lóbulo da orelha é o melhor local para este teste..?