Forumenfermagem

Autor Tópico: Escala de Zarit  (Lida 5486 vezes)

Offline crpp

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Escala de Zarit
« em: Abril 04, 2012, 18:37:04 »
Boa tarde, sou aluna do 3º ano e tenho uma dúvida sobre a escala de Zarit, pois é a primeira vez que estou a utilizá-la num estudo de caso. Alguém me explica como faço a interpretação dos valores que me dão depois de a ter aplicado? A única informação que encontrei foi que quanto maior for o valor, mais sobrecarga/stress o cuidador tem. Não encontrei 'limites' para os valores, se é que me faço entender.

Offline tycha28

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: Escala de Zarit
« Responder #1 em: Janeiro 04, 2013, 21:08:24 »
A avaliação da sobrecarga do cuidador é efetuada com recurso à Escala de Sobrecarga do Cuidador (ESC), traduzida e adaptada para a população portuguesa por Sequeira (2007), a partir da Burden Interview Scale de Zarit (Zarit e Zarit, 1983). Esta escala permite uma avaliação objetiva e subjetiva do cuidador informal e inclui aspetos relacionados com a saúde física e psicológica, recursos económicos, trabalho, relações sociais, e relação com o recetor de cuidados. (Sequeira, 2010)
Segundo o mesmo autor, cada questão é pontuada, de forma qualitativa e quantitativa, da seguinte forma: Nunca=1, Quase nunca=2, Às vezes=3, Muitas vezes=4 e Quase Sempre=5. No final do questionário soma-se a pontuação dos itens e o valor varia entre 22 e 110, em que a maior pontuação corresponde a uma maior perceção de sobrecarga, de acordo com os seguintes pontos de corte:
<46 Corresponde a sem sobrecarga
Entre 46 e 56 sobrecarga ligeira
>56 Sobrecarga intensa
A sobrecarga é um conceito que se refere ao desgaste por cansaço, ou seja, pode traduzir a exposição do cuidador a fatores de stress significativos e num espaço de tempo relativamente curto ou a uma exposição prolongada a fatores de stress pouco significativos, mas que ao longo do tempo originam consequências em termos de sobrecarga para quem cuida. Assim, o diagnóstico de sobrecarga do prestador de cuidados deve ser elaborado com base numa avaliação da intensidade do stress do prestador de cuidados da pessoa em situação de dependência e quando o cuidador está exposto a uma situação stressante durante um determinado período de tempo e não quando está exposto a uma nova situação. (Sequeira, 2010)
Para o mesmo autor os dados, avaliados na entrevista de Zarit, podem ser agrupados em quatro grandes grupos: impacto da prestação de cuidados, relações interpessoais, expetativas face ao cuidar e perceção da autoeficácia.
•   O impacto da prestação de cuidados na vida do prestador informal é avaliado através de determinados itens relacionados com a prestação de cuidados diretos, dos quais se destaca a alteração ao próprio estado de saúde, elevado número de cuidados, alteração das relações sociais e familiares, escassez de tempo, desgaste físico e mental. Este impacto é avaliado em onze itens (1,2,3,6,9,10,11,12,13,17e22). A cotação mínima atribuível a este grupo é de 24 pontos e a cotação máxima de 60 pontos.
•As relações interpessoais associados à sobrecarga, do prestador de cuidados informal, pela relação mantida entre o mesmo e a pessoa dependente é analisado através de cinco itens (4,5,16,18e19). A cotação mínima atribuível a este grupo é de 5 pontos e a cotação máxima de 25 pontos.
•As expetativas face ao cuidar, vivenciadas pelo prestador face à prestação de cuidados e nomeadamente os seus medos, receios e disponibilidades, são avaliadas em quatro itens (7,8,14e15). A cotação mínima atribuível a este grupo é de 4 pontos e a cotação máxima de 20 pontos.
•A perceção da autoeficácia é ilustrada em dois itens (20e21) e diz respeito à opinião do prestador de cuidados face ao seu desempenho. A cotação mínima atribuível a este grupo é de 2 pontos e a cotação máxima de 10 pontos.

Espero que tenha ajudado poderás encontrar mais informação no livro do enf Carlos Sequeira "Cuidar de idoso com dependencia física e mental". ha tbm um artigo sobre a adaptaçao da escla de zarit disponivel na net, salvo erro publicado na referencia ;)

Offline waleed444

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: Escala de Zarit
« Responder #2 em: Fevereiro 26, 2015, 08:52:02 »
Como a experiência que tenho é apenas de estágio, torna-se complicado gerir tudo, uma vez que a casa abriu recentemente e as dinâmicas estão todas a iniciar-se.
We are the leading the world in providing best Testking prince2 certification and Testking Six Sigma Certification prep solutions. Our incredible offers for nova and examsheets gedare accessible at Florida National University is very rare in IT world.