Autor Tópico: Úlcera de Pressão - Tratamento?  (Lida 9331 vezes)

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
Úlcera de Pressão - Tratamento?
« em: Abril 03, 2012, 15:21:18 »
Boa tarde, colegas.

Preciso da vossa ajuda!

Uma das utentes de um lar de idosos, onde vou uma vez por semana, apresentava uma UP na face interna do calcâneo direito com presença de tecido escuro (necrose?), mas com pele ainda intacta. Passada uma semana, quando abri o penso, deparei-me com a ruptura da pele e tecido necrosado duro e ligeiramente sangrante, que se extendeu a todo o calcanhar, que ainda apresenta pele. Apliquei uma boa camada de Hidrogel e Halibut periferida. Regresso 6ªfeira para refazer o penso. Trata-se de uma utente diabética, com 90 anos e com pouca mobilidade (movimenta bem os membros, mas não anda).

Tendo em conta a situação galopante, que tipo de tratamento utilizariam?

Agradeço todas as sugestões.

Obrigada.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Úlcera de Pressão - Tratamento?
« Responder #2 em: Abril 03, 2012, 16:44:17 »
Muito obrigada, Mauro.

Para o segundo documento (Tratamento de Úlceras de Pressão), não existe nenhuma tradução disponível?

Concorda com a utilização do Hidrogel nesta situação? Ou optaria por outro tratamento mais eficaz?

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #3 em: Abril 03, 2012, 19:23:22 »
Farfi

Não sou perito nesta área e portanto não serei a pessoa mais indicada para ajudá-la

Teria de aprofundar bastante mais o tema e ler com toda a atenção as guidelines e vários estudos paralelos para que o meu conselho fosse responsável e fiável.

Quanto à tradução, desconheço.

No entanto há aqui colegas que consultam o fórum bem mais capazes. Pode ser que um deles possa ajudar :)

Offline Enf.Catia

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Abril 04, 2012, 18:47:41 »
Boa tarde.
Não existem tratamentos milagros e cada doente é um caso. Pela experiência e conhecimentos que possuo acho que está a fazer o mais correcto nas condições que tem. Deve, também, instruir as funcionárias do lar sobre alivio de pressão naquele local. As calcanheiras são muito bonitas mas nada adequadas a menos que sejam de material viscoelástico. O facto da utente ser diabética apenas influencia o tempo de cicatrização e não o tratamento a utilizar. Havendo assistência uma vez por semana complica o tratamento. Para necroses secas o tratamento mais eficaz será, após fazer escarotomia, aplicação diária de ulcerase com compressas húmidas. A aplicação de hidrogel também é correcta, mas tem um efeito mais demorado podendo macerar os bordos devido à humidade que causa.
Mas caso queira ler um pouco pode consultar sites como de grupos como: GAIF, EWMA, Projecto Feridas (aqui no FE), entre outros. O tratamento em feridas evoluiu muito e hoje há muita informação disponivel.

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Abril 04, 2012, 20:33:12 »
Muito obrigada, Mauro :)

Cátia, agradeço-lhe imenso a sua sugestão. As Ajudantes de Lar estão informadas de todos os cuidados a ter para aliviar as zonas de pressão. Aliás, na semana anterior afixei uma folha com várias indicações específicas para esta situação, nomeadamente a colocação de uma almofada macia entre os calcanhares e debaixo dos membros inferiores durante a noite, a alternância de períodos de elevação dos membros por um banco + almofada com os calcanhares suspensos, massagens para promoção do retorno venoso, etc. Agora se as põem em prática ou não, já não me posso certificar, pois não estou lá durante toda a semana. Sendo uma utente diabética, tenho receio que a cicatrização não se faça e que a UP evolua desfavoravelmente para uma situação irremediável.

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Abril 05, 2012, 16:30:58 »
Olá Farfi, depois de procurar pelo Google encontrei-te o que penso ser o mesmo documento que procuras em português:
http://www.enferidas.com/news/epuap-npuap%20-%20guidelines%20internacionais%20sobre%20ulceras%20por%20press%C3%A3o%20(em%20portugu%C3%AAs)/

Cumps.,
Boa pesquisa e bom estudo ;)
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Abril 05, 2012, 16:50:47 »
Muito obrigada, André! :)

Offline dani_c_a_7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Abril 07, 2012, 22:16:31 »
boa noite colega.

li o seu testemunho mas fiquei sem saber se a utente tem pé diabético neuropático ou neuroisquémico... talvez seja importante averiguar pois se o aporte de oxigenio e nutrientes for insuficiente vão continuar a surgir zonas de necrose apesar de ir desbridando autoliticamente, com aumento da profundidade da lesão...
por outro lado há estudos que indicam que ulcera com necrose seca no calcanhar e sem sinais inflamatórios deve ser mantida a vigilancia e realizar penso seco.
isto foi o que aprendi e estou apenas e partilhar o meu conhecimento... espero ter ajudado:)

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Abril 08, 2012, 21:49:53 »
Boa noite, colega.

Para ser sincera, não consigo averiguar se se trata de pé diabético neuropático ou neuroisquémico, uma vez que apresenta características de um e de outro: é frio, pálido, com dor, mas com edema e úlcera na região do calcâneo.

Também pensei em realizar penso seco nesta situação, uma vez que, tratando-se de uma utente diabética de 94 anos, é difícil a cicatrização de uma úlcera desbridada na zona do calcanhar.

Sugeri aos administradores do lar que a senhora fosse observada por uma equipa de Cuidados de Saúde Primários para ter uma segunda opinião, mas não fui correspondida. O médico sugeriu a aplicação de uma placa hidrocolóide, com a qual não concordo nesta situação, pelo que optei por iniciar o tratamento com o mel terapêutico L-Mesitran pomada. Aguardo o efeito.

Qual a sua sugestão?

Cumprimentos 

Offline dani_c_a_7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Abril 08, 2012, 22:33:27 »
boa noite outra vez:)

qual o tipo de pele do pé?? seca, descamativa?? ou lisa e pálida?? não sei quais são os seus recursos materiais mas talvez um dopler para averiguar a presença ou não de pulsos periféricos fosse uma ajuda... nesse lar não vai nenhum médico prestar apoio??

sei que são mtas questões, mas à distância não é fácil analisar questões destas...

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Abril 08, 2012, 23:12:54 »
A pele é lisa e pálida.

Os meus recursos são mínimos, colega. Dopler é mera utopia, infelizmente.

Sim, vai. O tal que sugeriu uma placa hidrocolóide...

Offline Isabelita

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Abril 08, 2012, 23:35:05 »
Boa noite colega,

Permita-me, realizou o test do Index braço-tornozelo? Segundo o resultado ja terá uma ideia se é de origem arterial.
Mede a TA a nivel braquial e a nivel do tornozelo e a medida faz-se:
TA sistolica tornozelo  / Ta sistolica do braço (neste caso penso que só do lado da UP)
Se > 0,9 é normal
Se < 0,9 entao tem artériopathia
Nao o mencionou no tópico, se calhar até o terá feito :)))

Cumprimentos

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Abril 09, 2012, 21:44:41 »
Farfi, consegues uma foto? Talvez conseguisses assim esclarecer dúvidas e permitir uma melhor ajuda e feedback ;)
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Abril 10, 2012, 09:36:37 »
Agradeço a sugestão, Isabel :)

Realizei ontem o Teste Índice Braço-Tornozelo, que deu um resultado de 0,9mmHg.

André, vou tentar fotografar a ferida na próxima realização do penso ;)

Obrigada a todos!