Forumenfermagem

Autor Tópico: Feedback - 12º Congresso Nursing  (Lida 4445 vezes)

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
Feedback - 12º Congresso Nursing
« em: Março 10, 2012, 21:42:05 »
Decorreu hoje o 12º Congresso Nursing, um dos mais conhecidos eventos da Enfermagem Portuguesa.

[align=center:v9dnoq25][/align:v9dnoq25]

Serve este tópico para os membros participantes darem o seu feedback sobre o evento.

Sejam críticos mas também construtivos, apontando aspectos positivos, negativos e a melhorar.

:)

Offline rribeiro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Feedback - 12º Congresso Nursing
« Responder #1 em: Março 10, 2012, 22:26:00 »
Hoje decorreu o 12º congresso nursing, bem foi um autentico terror. Começou pelo espaço, pequeno para tanta gente, os temas apresentados muito muito fracos. Foram admitidos 51posters, em que 1/3 não estavam  de acordo com as medidas do regulamento. Foram afixados em paredes com fita cola num sitio mau, alguns a porta do wc. ForAM SELECCIONADOS 4 cuja pontuação foi igual e ficaram todos em primeiro(estranho)
Vejamos, uma tese de mestrado muito boa com uma base cientifica mt boa(ate aqui tudo normal).

Outro que eram as guidelines do sav, única bibliografia, outro igual mas no recém nascido. por fim prevenção de ulceras no doente com demência, novas tecnologias? em que 2/3 eram medidas preventivas talvez do wikipedia(massajar, vigiar a pele, hidratar o doente e fazer posicionamentos correctos) a ultima parte 1 estudo que demorou 4 anos com 1 amostra de 122 doentes em que tiveram como único resultado, uma taxa de ulceras de 4%(não mencionado se prevalência se incidência, ou quais dos 122 doentes realmente tinham alto risco de ulcera de pressão), mais trabalho com termos incorrectos como up em x de upp, ou qualquer referencia a novas tecnologias, não estou a exagerar os trabalhos eram mesmo so isto. Estranho ainda pensei fazer questões mas não houve tempo nem deram permissão. mais era preciso ter enviado uma maquete, que não estava no regulamento nem foi solicitada, tendo muitos trabalhos sido prejudicados, ao que o presidente se limitou a pedir desculpa pela falta de comunicação. Mais estranho como é que um trabalho tão bom como a tese de mestrado pode ter a mesma pontuação que revisões bibliográficas de copiar colar?

É um congresso a não repetir, fiquei muito triste com a enfermagem, pois haviam la posters afixados, extremamente bons com base cientifica, trabalhos de mestrado e não foram seleccionados, como é que podemos evoluir enquanto profissionais, quando simplesmente copiar colar de guidelines é premiado acima de estudos científicos?o pior disto tudo foi mesmo o congresso no geral, consistiu em trabalhos antigos bibliograficamente, sem interesse nenhum e o sentimento geral foi de insatisfação dos participantes.

Offline nelia silva

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Março 10, 2012, 22:41:25 »
Boa noite.
Também estive hoje no Congresso Nursing, pela primeira vez e com receio de ir para o ano e encontrar a mesma coisa! Os temas anunciados prometiam e foi com entusiasmo que me inscrevi. No entanto, ao chegar o entusiasmo foi-se transformando em decepção. O espaço era extremamente pequeno para as pessoas presentes, havia muita confusão com stands à porta das salas de conferência quase não permitindo a passagem das pessoas e deixando um borburinho de fundo. Os temas foram pouco explorados, apresentadas visões muito gerais e com pouquinhas inovações e/ou novidades. Nem faço ideia do que aconteceu nos workshops e dos pósteres pouco posso dizer também. Estavam num local de dificil acesso e mal consegui ver pois as pessoas estavam por todo o lado.
Para finalizar, tenho ainda de lamentar o facto da página do congresso estar em manutenção por mais de uma semana antes do evento, sem recurso a um redireccionamento para consulta dos programas e horário.

Offline Remic

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Março 11, 2012, 01:27:24 »
Colegas,

Como fizeram a entrega do certificado? Tive de sair inesperadamente e não o tenho.

Mas pelo que vi, infelizmente, tenho de concordar com as opinioes acima citadas.

Offline rribeiro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Março 12, 2012, 13:19:38 »
Não fizeram, disseram que enviavam para casa

Offline Remic

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 12, 2012, 16:01:52 »
Obrigada pela resposta rribeiro =)

Cumps

Offline mady

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Março 21, 2012, 19:33:02 »
Olá,

Só vi agora o topico e como o meu descontentamento foi algum tenho que manifestar a minha opinião.

O ano passado fui ao congresso da nursing que se realizou na FIL e gostei,  porque tinha espaço suficiente para circular entre salas, expositores e assisti as conferências que me interessavam sentada nas cadeiras e não no chão. Foi bom por isso quis repetir este ano.

Este ano...  o que vinha dentro da "mala" que nos deram no "check -in" do congresso era de muito má qualidade e o que vinha la dentro diferia de pessoa para pessoa e existiram colegas que receberam a mala do ano passado.

Depois os corredores eram muito apertados e eu queria assistir à 1ª conferência o que foi impossivel nem consegui passar da porta, quando expus este problema a uma senhora da organização responderam que existiam outras conferências a decorrer noutras salas....ao que eu disse que aquele era o tema q me interessava para aquela hora.

Depois o coffe break, foi realizado num sitio muito apertado, as cavalariças...e os posteres alguns na porta da casa d banho. Ah e não comi nada porque quando me aproximei dos pratos só existiam migalhas.

A sala com os patrocinadores tambem era muito apertada.

Pedi a folha para avaliar o congresso e responderam me que este ano não havia, nada de espantar.

Numa das conferências em que estive falou o director da Nursing e disse que tinham mais pessoas inscritas do que o normal porque tiveram um virus no sistema que os impediu de controlar as inscrições e não quiseram cancelar inscrições. Na minha opinião é uma situação muito perigosa porque em caso de emergência era impossivel sair a tempo. E segundo quiseram o dinheiro das inscrições, dá jeito eu sei o país está em crise.

Deviam compensar os enfermeiros de alguma maneira pois acho que não nos receberam com respeito.

P.S. Podiam oferecer 2 anos de assinatura digital ;)

Este ano fiquei desapontada para o ano não devo ir a este congresso.

Cumprimentos

Offline bruxa62

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Março 22, 2012, 21:27:30 »
Pela 1ª vez em 12 anos inscrevi-me num congresso Nursing. O programa era atractivo nos seus conteúdos e tinha apenas um dia, embora com 2 salas em simultâneo, o que não me agrada particularmente pois sinto-me sempre defraudada, quando quero estar presente em 2 conferências a decorrer em simultâneo. Depois é aquela preocupação com as horas … acho detestável que se esteja sempre a entrar e a sair durante as conferências (desconfortável para conferencistas e participantes que estão sempre a ser incomodados quer se queira ou não e eu já estive nas 2 situações) e para estar a horas numa conferência, temos de sair antes da outra pois os horários…enfim, dificilmente são cumpridos. Mas…apesar deste contratempo, os temas e o preço convenceram-me.Tentei a inscrição on-line mas tive de desistir pois apesar de querer fazer o pagamento por transferência bancária, aparecia-me uma mensagem a dizer que era obrigatório o nº do cheque!Optei pelo fax e aguardei a confirmação. Como não tinha confirmação 48 horas antes contactei por telefone para confirmar e para saber o horário pois tinha acesso na net aos conteúdos mas não ao horário. O local era o Hotel Pestana Palace Lisboa, onde já tinha estado anteriormente e que é um espaço muito agradável.“Felizmente” estamos num ano de seca e o S. Pedro enviou um dia com sol e pouco frio pois o secretariado estava ao ar livre, no páteo. Comecei, então a observar mais atentamente…filas para levantar documentação, muitos colegas a “espreitarem” o sol, fila para entrar no edifício…mas lá fui resignadamente. Logo à entrada, no corredor, uma de cada lado da porta de entrada para o hall (sala campolina), 2 mesas preparadas para o coffee-break.  Entrar na sala campolina, nem pensar…mas eu queria ir para a sala da esquerda (sala lusitano I) e fui apesar da dificuldade. Na entrada para a sala, um stand de produtos médicos, o que implica que se pare, se observe, se questione e se receba a explicação e receba o “saquinho”. Finalmente na sala, que é evidentemente grande mas não para tanta cadeira. Não posso precisar e não sou boa a calcular, mas a capacidade andaria pelo dobro do aconselhável para aquela dimensão. Os corredores eram estreitos e com os tripés de apoio às colunas de som. Para ajudar até os folhos de pano na base do palco iam levando uns pontapés. Já estavam colegas na sala mas ainda consegui escolher um lugar central. É que numa sala em semicírculo é difícil conseguir ver o ecrã, dos lugares laterais. Pouco a pouco a sala ficou composta…até demais. Colegas em pé, encostados nas paredes, sentados no chão…corrupio de entrada e saída e movimento na tentativa de arranjar um lugar vago no meio das filas de cadeiras.Após a conferência inaugural pensei que a situação melhoraria, pois iria começar o programa paralelo não em uma mas em duas salas, no entanto a situação manteve-se igual. Não posso adivinhar como estariam as outras salas, vazias? cheias? Mas uma coisa sei: é possível “meter o rossio na rua da betesga” e por isso se aceitam todas as inscrições independentemente da capacidade das salas. Aliás foi também os comentários que fui ouvindo enquanto tentava deslocar-me de uma sala para outra.No intervalo para café e porque por norma só me levanto quando quase todas as pessoas já saíram do avião, assim faço o mesmo nos congressos e por curiosidade contabilizei o tempo de saída da sala tendo ficado até ao final. Foram apenas 10 minutos. Em determinada altura alguém ainda abriu uma porta lateral que dava acesso ao páteo exterior e algumas pessoas saíram para lá. Pergunto-me como seria se tivesse havido um problema e tivéssemos de sair rapidamente. Café? Biscoitos? Eu como muitos não tivemos sequer oportunidade de chegar perto das mesas e quando lá chegámos só havia loiça suja. Ainda pensei que haveria mais mesas com café na sala campolina mas apenas uns stands aonde era impossível aproximar-nos e que alguns ofereciam um café expresso.Dirigi-me então para a sala Lusitano II, onde decorriam os workshops.  Ainda não estava na hora de início, mas seria o local onde haveria algum espaço, para não estar a ser acotovelada ou pisada por todos os lados, mas a sala já estava cheia de colegas sentados e lugares marcados. Portanto a opção é …ficar em pé ou sentada no chão. É dito que os workshops foram programados para um máximo de 40 pessoas, mas que estão muito satisfeitos com tanta afluência, no entanto e como é lógico há que fazer adaptações de última hora. Então porque estão na sala quase o triplo das cadeiras? Porque se deixa entrar tantas pessoas? Porque não se limitam o nº de inscrições? Fui ouvindo os cometários dos colegas a propósito de toda esta situação…e não me pareceu que seja a única a pensar que é inadmissível que isto aconteça.Não estava indicado nem foi comunicado que tínhamos de levantar os recibos no local e que os certificados seriam enviados pelo correio mas seria necessário ir solicitar os mesmos, dando o nome e nº de telefone!!! Desculpem mas nada disto me faz sentido. O que se pretende? Que os colegas estejam presentes efectivamente e que só receba o certificado que esteve até ao final? Concordo com o objectivo se for o caso mas não na forma. Aliás ter-me-ia vindo embora, como o fez parte dos participantes após o almoço, (foi francamente sentido) se não estivesse interessada nos temas e no desenrolar de todo este processo. E porque não uma folha de avaliação para preenchimento no final do congresso? Penso que há que repensar todo este processo, foi dito que este ano tinha havido algumas alterações de formato e local. Espero que o 13º apesar do nº seja melhor organizado. Depois desta experiência não sei se voltarei a ter “vontade “ de participar, mas terei alguma curiosidade.

Offline Remic

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Março 23, 2012, 22:21:26 »
Os colegas já receberam o certificado deste congresso...?

cumps

Offline martagoncalves

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Março 24, 2012, 22:52:30 »
Boa noite. Alguém já recebeu a password/códigos relativamente à assinatura digital?
Questionei no congresso a organização e disseram que mandavam para casa, no entanto até agora nada....