Olá caros colegas!
Desde já devo vos agradecer, e ás vossas perguntas e respostas pertinentes, que me ajudam a aprender sempre mais um bocadinho...
Sou enfermeira no activo há já 6 anos e um tema que sempre me apaixonou, é o tratamento de feridas.
Gostava de partilhar com vocés um acontecimento recente e a vossa opinião acerca do mesmo.
Tenho em mãos o tratamento de uma ferida feita por traumatismo (queda numa palete de madeira, e perfuração da pele por um prego enferrujado), em que a cicatrização está a decorrer muito lentamente.
A paciente foi vista no S.U. sendo-lhe prescrito Fusidato de Sódio e pensos alternados com iodopovidona liquida. Passados 2 dias da queda vi a ferida pela primeira vez e comecei por fazer o tratamento com gaze gorda e Betadine Pomada. A segunda vez que vi a ferida a mesma estava com sinais inflamatórios, exsudato purulento e com uma crosta negra. Fiz desbridamento mecânico com bisturi da crosta, e coloquei fucidine pomada. No terceiro penso a paciente referiu uma diminuição de algias no local da ferida, mas quando retirei o penso o tecido em redor da ferida ainda se encontrava ligeiramente edemaciado (mas já sem exsudato) e pequenos pontos de tecido necrosado. Decidi no entanto não continuar o tratamento com fucidine pois os bordos da ferida ficaram demasiado esbranquiçados e sem grande vitalidade. Optei então pelo ulcerase pomada e compressa humedecida em SF. No dia seguinte nem parecia a mesma...as melhorias foram evidentes. Continuei com o mesmo tratamento... Equipa vencedora não se muda

... alguns dias passaram e a ferida cada vez que a fazia estava com bom aspacto, com tecido de granulação, mas não avançava para a fase final de cicatrização! Retirei então o Ulcerase e coloquei Inadine embora com algum receio que a ferida secasse de mais e criasse uma crosta prematura... Fiz hoje novamente o penso com inadine e estava com bom aspecto e com um diâmetro mais pequeno... Achei pertinente partilhar convosco este caso porque embora saiba que cada ferida é uma ferida, e cada pessoa responde de forma diferente aos produtos aplicados, achei que a mesma esta a cicatrizar de uma forma muito lenta tendo em conta que a pessoa em questão tem 31 anos (embora com antecedentes de dificuldades na cicatrização de feridas anteriores)....
Agradeço as vossas opiniões e troca de experiências. Cumprimentos