Autor Tópico: Utilização de água destilada nos nebulizadores  (Lida 18313 vezes)

Offline Jacto

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Utilização de água destilada nos nebulizadores
« em: Fevereiro 20, 2012, 16:31:08 »
Boa tarde,

Gostaria de obter a vossa opinião (eu sei que pode parecer esquisito, mas a minha dúvida tem mesmo razão de ser!!!) sobre a utilização de água destilada ou água da torneira nos neulizadores comuns existentes nos serviços. Utilizam sempre água destilada? Se não tiverem água destilada utilizam água da torneira ou simplesmente não efectuam a nebulização?

Obrigado e ahradeço desde já as vossas opiniões.

Cumprimentos.

Offline frias_svp

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Utilização de água destilada nos nebulizadores
« Responder #1 em: Fevereiro 20, 2012, 17:07:33 »
Nebulizador comuns?
Eu no meu serviço para realizar Atmosfera húmida, normalmente utilizo soro fisiologico.

Cumprimentos

Offline Jacto

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 20, 2012, 17:47:57 »
Colega frias-svp, se calhar não me fiz entender bem. Estou a referir-me aos nebulizadores "portáteis" existentes nos cuidados de saúde primários, em que o "vaso" tem de ser preenchido com água. É a essa água que me estou areferir e não á água que está no copo para ser inalada (geralmente utiliza-se SF simples ou SF com outra(s) substância(s) inalatória (Por ex. Ventilan, etc)
Não sei se me estou a fazer entender.

Obrigado.

Offline Digoxina

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 20, 2012, 17:51:01 »
Para fazer as nebulizações comuns? Tipo salbutamol, por exemplo? Sempre utilizei Soro Fisiológico,no meu primeiro estagio tive a dúvida porque não utilizar àgua destilada,mas a única coisa que li foi que segundo as indicações de utilização das nebulizações deve-se utilizar Soro fisiologico.

Offline Jacto

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 20, 2012, 18:00:29 »
Olá Nurse Girl,

Porque não se deve utilizar água destilada eu sei: a resposta é porque a água destilada é irritante para os alvéolos pulmonares.
Penso que vocês não estão a compreender a minha dúvida. Não me estou a referir à água destilada como produto propriamente dito para ser inalado, mas sim á água que se mete no vaso do nebulizador e que deve ficar tangencial ao copo que contém os produtos a inalar.
Essa água deve ser sempre água destilada ou vocês tb usam água da torneira?

Cumprimentos.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 20, 2012, 19:45:31 »
Nos aparelhos de nebulização ultrasónicos coloco sempre água destilada no vaso do nebulizador.

Offline Jacto

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 20, 2012, 19:58:52 »
Boas enf sergio,

E no caso de não haver água destilada disponível no serviço, não faz a nebulização ou utiliza água da torneira?

Obrigado.

Offline luciacoelho2225

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 20, 2012, 20:05:09 »
No meu serviço sempre utilizámos água da torneira.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 20, 2012, 22:49:23 »
Por acaso temos tido a sorte de termos sempre os garrafões com água destilada com água...mas penso que a água da torneira tambem da...

Offline KarmaPolice

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Fevereiro 21, 2012, 00:41:34 »
Citação de: Jacto
Boa tarde,

Gostaria de obter a vossa opinião (eu sei que pode parecer esquisito, mas a minha dúvida tem mesmo razão de ser!!!) sobre a utilização de água destilada ou água da torneira nos neulizadores comuns existentes nos serviços. Utilizam sempre água destilada? Se não tiverem água destilada utilizam água da torneira ou simplesmente não efectuam a nebulização?

Obrigado e ahradeço desde já as vossas opiniões.

Cumprimentos.

Quer mesmo dizer nebulização ou será oxigenoterapia?
Nos serviços onde passei (em estágio) sempre que eram feitas nebulizações era retirado o reservatório de água, ficando a máscara conectada directamente à rampa. O copo só era utilizado para a oxigenoterapia.

Quando não havia AD nos frascos "grandes", recorria às ampolas, em último caso cheguei a utilizar água corrente..

É uma questão de prioridades - manter a oxigenação ou diminuir (?) risco de infecção..

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2156468  ;)

Offline Jacto

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Fevereiro 21, 2012, 08:29:08 »
Colega KarmaPolice, é mesmo nebulização.

Cumprimentos.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Fevereiro 21, 2012, 12:25:26 »
Estamos a falar de nebulizações realizados em aparelho ultrasónico e não em nebulização realizada em rampa.

Offline KarmaPolice

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Fevereiro 21, 2012, 12:33:35 »
Citação de: Jacto
Colega KarmaPolice, é mesmo nebulização.

Cumprimentos.

Ah, desculpe pela confusão, não tinha lido o seu segundo post  ;)

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Fevereiro 21, 2012, 15:49:10 »
Na minha opinião suero fisiológico ou agua destilada (bidestilada) será o ideal, quanto à água da torneira tenham em consideração a zona em que habitam visto que há localidades em que a água tem imenso calcário/cal,  e isso a qualquer sistema interno de água numa máquina vem dar maus resultados a médio/longo prazo :P
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline Jacto

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Fevereiro 22, 2012, 13:47:56 »
A questão é que a água nem sequer entra em circuito interno na máquina. Ela apenas está dentro do vaso e o vaso é esvaziado e limpo a cada utilização. Se houvesse entrada no circuito interno da máquina, a questão nem sequer se colocaria, pois os depósitos de calcário depositariam a longo prazo, danificando a máquina. Gostaria era de obter uma resposta convincente sobre a utilização preferencial da água destilada nestas situações em deterimento da água da torneira, só isso!!!

Cumprimentos.