Autor Tópico: Associação de Enfermeiros de Lares de Idosos  (Lida 18479 vezes)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Associação de Enfermeiros de Lares de Idosos
« em: Fevereiro 05, 2012, 00:12:12 »
O enfermeiro,tem responsabilidades na prevenção da doença e promoção e restabelecimento da saúde dos utentes. Num lar temos um importante papel, exercendo funções a diferentes níveis. Devido à grande proximidade com o utente, o enfermeiro é muitas vezes o principal elo de ligação entre este e os restantes técnicos de saúde.

Perante a importância de um enfermeiro num lar de idosos, seria importate haver uma associação de enfermeiros de lares de idosos? Uma associação que pudesse de certa forma ajudar os enfermeiros que trabalham nestas instituições, que permitisse uma vigilância sobre os lares, de modo a que não se deixe que os enfermeiros compactuem com algumas situações de lares ilegais e sem condições...Uma associação onde pudessemos trocar ideias, melhorar a prática de cuidados nos lares, de forma a melhorarmos a qualidade de vida dos nossos idosos.

Seria importante ou não uma associação destas?

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Associação de Enfermeiros de Lares de Idosos
« Responder #1 em: Fevereiro 05, 2012, 02:24:58 »
na minha opinião seria. não sei se tem visto mas tem feito muitas reportagens a idosos que estão sozinhos a viver e sem condições. . .deve existir por ai tantos lares ilegais. . . era da maneira que podíamos talvez reduzir o número desse tipo de situações

Offline CristyFerreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 05, 2012, 22:46:50 »
Seria importantíssimo a existência de uma Associação.
Trabalho num Lar há 2anos e 8 meses, e sinto muita falta de apoio, realmente a existência de uma associação iria ser extraordinário.

Cumprimentos

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 06, 2012, 23:01:08 »
Na minha opinião seria algo extraordinário. Poderiamos debater ideias, trocar experiências, tentar organizar as práticas nos lares, regular a própria actividade, ajudar tb na descoberta de lares sem condições, que dizem ter enfermeiro e não têm...entre muitas outras coisas...penso que talvez se pudesse ter apoio/ser reconhecido pela ordem, bem como por outras associções que abordem a área geriátrica. Penso que seria algo bem interessante e muito proveitoso para todos aqueles que gostam desta área e que trabalham em instituições da terceira idade.

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 07, 2012, 00:21:56 »
Lembrei-me desse assunto quando falamos à bocado do facto da medicação ser preparada por outros profissionais, nada a ver com saúde, tipo animadores sociais... A preparação da medicação é da nossa competencia... No entanto, é importante referir, que na situação onde estive inserida em Ensino Clínico, era um Enfermeiro para 3 ou 4 lares de dia, mais domicílios... Este tipo de assunto também é algo que se deveria debater na possivel associação de Enf em lares de Idosos...

A associação também poderia ser bastante útil para o planeamento de actividades que promovam o bem estar físico e psiquico do doente.

:) Essa ideia é só uma sugestão? Ou já foi apresentada?

Offline acalcao

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 07, 2012, 01:01:01 »
Seria importante porque mtas vezes são os lares os locais do primeiro emprego e/ou voluntariado para os enfermeiros recem licenciados. Acredito que estes são os que mais precisam de apoio, orientação e incentivo  p fazerem com q  haja um melhoramento dos habitos do cuidado praticado na instutuiçao por td equipa multidisciplinar!

efetivamente o enfermeiro é o profissional de saude que tem mais proximidade com o utente contudo, na minha opiniao e pela realidade que conheço, nos lares existe pouco trabalho desenvolvido , pouca aposta, pouca motivação por parte da equipa de enfermagem... (não percebo!)

vejo os gerontólogos a ganharem terreno! o nosso terreno! qualquer dia são vistos como os enfermeiros dos lares.

Enfsergio, está é uma ideia com pernas para andar!! amadureça-a, nao a deixe morrer!

FORÇA! ;)
..um bom enfermeiro age sempre em conformidade!

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 07, 2012, 19:19:21 »
Eu também apoio 100% a ideia do EnfSergio. Era bastante importante que essa proposta fosse aceite.

Eu também acho que há pouco trabalho desenvolvido pelos Enf´s, nomeadamente actividades que poderiam inserir nos lares...

Colega Acalcao, não são só os gerontologos que estão a tentar ficar com as nossas funções... são muitos profissionais de saúde que nos querem substituir!!

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 07, 2012, 20:08:46 »
Esta foi uma ideia que me surgiu. Pesquisei na internet e não encontrei nenhuma associação destas. Penso que seria algo muito importante, pois infelizmente os lares muitas vezes esquivam-se ao trabalho de enfermagem. Ou porque uma auxiliar faz uns pensitos simples, ou uma animadora ou uma encarregada geral que tira a medicação, etc etc etc... Isto é tudo da nossa área e infelizmente muitas vezes as nossas funções são ocupadas por outros. Quer queiramos quer não, são os enfermeiros que são os alicerces de uma instituição destas. São os enfermeiros que diariamente estão com os utentes, fazem a ponte entre utentes/famílias e outros profissionais. Temos um papel importante nas equipas técnicas das instituições que são obrigadas a ter um enfermeiro nestas mesmas equipas. Temos um papel importantíssimo e não o podemos deixar fugir.

Como não encontrei nada já existente, pensei que seria importante nós, enfermeiros em lares, em full-time ou part-time nos unirmos, tentarmos lutar por uma enfermagem digna nos lares de terceira idade, para um envelhecimento dos nossos utentes com qualidade de vida. Se existirem interessados podemos juntar ideias, trocar experiências e podermos constituir uma associação.

É importante!

Offline enfermag

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 11, 2012, 15:58:21 »
Pois é colegas,
pena é que por vezes sejam os próprios enfermeiros e mesmo as escolas de enfermagem que não valorizam o trabalho dos enfermeiros nestas instituições. Não consigo perceber como é que esta área que é tão abrangente em termos patológicos, medicamentosos, etc ...é tantas vezes encarada como o local de acção onde o enfermeiro desempenha as funções mais básicas do seu curso. É verdade que em termos de técnicas práticas, não se executam procedimentos muitos invasivos, mas com tanta área de intervenção do enfermeiro (prevenção da doença, promoção da autonomia, tratamento de feridas, controlo de doenças crónicas, detecção precoce de complicações, gestão medicamentosa, etc,etc,etc...), como é possível pensar assim?
O que mais se verifica em estágios nas escola, é que, o primeiro a realizar-se é quase sempre num lar de idosos, mas na verdade, o que se aprende nesses estágios é muito pouco, ou até se desaprende ocm alguns exemplos em lares que nem enfermeiro têm e são as auxiliares que acompanham os alunos. Ainda com tanta pouca experiência e sem a visão alargada de observar o cliente como um todo...como é que se poderá actuar plenamente como enfermeiro?
A meu ver, esta é uma área onde os enfermeiros devem fazer valer mais o seu valor, dentro das instituições e dentro da nossa classe profissional.

Offline nurse_duarte

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Fevereiro 12, 2012, 19:25:05 »
eu como uma defensora do papel dos enfermeiros em lares de idosos.. n em regime de umas x vezes por semana m sim diariamente.. acho uma optima ideia!!! :) por acaso o tema da minha tese teve mesmo para ser o papel do enfermeiro em lares de idosos.. :)

cumps*

Offline BV1

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Fevereiro 17, 2012, 13:08:38 »
Cuidado com o nome: Pode notar alguma depreciação....!!!
O nome pode comprometer todo o futuro!... Eu sei que os enfermeiros não costumam estar muito atentos a estas coisas, mas é altura de começar a pensar nelas. Sabem, cá, o Betislau é um nome próprio, mas João, Pedro, Manuel etc. são muito mais bonitos e apelativos!
Nesse sentido sugeria: associação de enfermeiros de geriatria e gerontologia, aliás há alguns indícios que possa surgir uma especialização nessa área. Aí seria como o código postal!...

Cumprimentos

Offline santosilva

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Fevereiro 17, 2012, 22:29:17 »
Olá. Essa da associação em lares é uma excelente ideia.
 enfermagem nestas instituiçoes  está muito pouco desenvolvida.
Há dias li no blogue do dr enfermeiro algo que fez refletir: "gerontologos: mais uns para o molho"... eles sao mais que as mães, sao uma mistura de enfermeiros e assistentes sociais...epah nem sei. Claro que  vale a pena a enfermagem se especializar em geriatria. mas teremos talvez uma guerra pegada com  uma classe que nos irá suprimir contudo nós temos muitas mais competencias que os gerontologos...

O que é que falha para que nao exista um enfermeiro permanente nos lares com doentes dependentes??

saudações
a enfermagem tem vida.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Fevereiro 17, 2012, 22:42:26 »
excelentes ideias...e todas as ideias são bem vindas.

se esta ideia for para a frente...penso que todas as ajudas são poucas...todos devemos colaborar...chega de estarmos a perder funções para outras profissões...

Offline santosilva

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Fevereiro 17, 2012, 22:49:40 »
Eu espero que o colega arranje um grupo de enfermeiros (nao de gerontologos) e faça a dita associação com todas estas ideias.
a enfermagem tem vida.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Fevereiro 17, 2012, 23:04:26 »
venham os colegas enfermeiros...todas as ideias são bem vindas...sozinho é dificil...mas com ajuda de todos os enfermeiros que gostam desta área, que tenham formação na área, que trabalhem com a pessoa idosa...tudo se torna mais fácil.