Ola colegas!
Acabo de, ha uns minutos, responder a um topico denominado "OE contesta proporçao de enfermeiros nos lares" que, ja agora, convido os colegas a dar uma vista de olhos, visto ser de uma temática que tem relação com esta.
Tal como todos os colegas supracitados, concordo plenamente com a ideia da associação de enfermeiros de lares. Trabalho num lar ha 4 anos. Quando cá cheguei não havia ninguem a tempo inteiro (apenas um enfermeiro a recibos verdes que fazia pensos), no entanto, falamos de um lar que praticamente abriu poucos meses antes de apostarem na contrataçao de enfermeiros, precisamente porque souberam valorizar a falta que fazemos ao lar como seus pilares (o que ja considero de valor assumirem a necessidade e tentarem colmatar) e, logo que puderam apostaram em nos.
Comecei sozinha num meio onde não havia regras, não havia protocolos, não havia material quase nenhum de consumo clinico/enfermagem, a medicaçao era reposta pela direcçao do lar e administrada por auxiliares. Havia episodios de urgencia todas as semanas (desidrataçao, infecçao pulmonar ou urinaria, etc) pois os utentes apenas tinham acompanhamento de auxiliares que nao tinham nivel de formaçao que lhes permitissem trabalhar na area preventiva. Notava-se claramente uma grande carencia do pessoal de enfermagem: nao so para pensos e medicaçao, como muitos falam. Posso contar-lhes que, no lar, cresci e aprendi muito, bem como o lar tambem cresceu e melhorou imenso!
O enfermeiro de lar é alem do companheiro e acompanhante dos idosos, o elo de ligaçao entre idoso, familia e profissionais de saude; é ele quem organiza o plano/cuidados de enfermagem em funçao das necessidades que só ele consegue percepcionar com a sua formaçao especifica; é ele quem prepara, orienta e dá formaçao aos funcionarios para que estes colaborem na promoçao da saude e prevençao da doença e prestem os cuidados de maior qualidade e segurança aos seus utentes; é ele quem colabora com a administraçao na gestao de material de consumo clinico e de medicaçao; é ele quem orienta a alimentaçao dos utentes atraves de dietas/normas especificas de higiene e segurança; é ele quem acompanha a saude do utente dentro e fora do lar (consultas externas, internamentos); é ele quem se articula com os centros saude para manter actualizados os PNV e manter os seus utentes integrados com os seus medicos de familia do CS (que muitas vezes nao conhecem os seus utentes dos lares); é o enfermeiro quem presta os cuidados directos: avaliar os utentes holisticamente, preparaçao medicaçao, administraçao medicaçao, nebulizaçoes, pensos, posicionamentos, etc que, nao sao tao poucos quanto isso... ha sim trabalho para os enfermeiros em lares! É preciso é ter VISAO para ver onde esta a necessidade do nosso trabalho! Visao para detectar as necessidades e intervir sobre elas!
Da minha experiencia posso-vos dizer: o lar evoluiu grandiosamente (prova disso sao os indicadores de saúde e dados estatisticos que fui criando ao longo destes 4 anos e que provam a diminuiçao enorme (quase total) de ulceras pressao, urgencias, acidentes/quedas, diminuição do numero utentes acamados, etc... Comecei sozinha no lar... dediquei-me no meu limiar máximo pela casa. O trabalho que ambicionava era tanto, que passados 9 meses foi contratada uma colega para me auxiliar. Passado mais um tempo, contratada uma outra colega.. somos 3! Vamos evoluindo e lamento imaginar que noutros lares apenas exista um enfermeiro a recibos verdes que vá la fazer pensos...porque aqui na minha realidade isso nao funciona.
Ora.. para despertar as pessoas para esta realidade e para nos unir.. concordo PLENAMENTE com a criaçao desta associação, à qual darei todo e qualquer apoio e com a qual terei todo gosto em colaborar.. não fosse já esta uma das minhas ideias ha 2 ou 3 anos atras..."devia existir algum tipo de organismo que orientasse e pudesse reger os lares".. porque..Eu, no meu local de trabalho ...fiz de uma forma.. mas poderão haver outras... e discussao, colaboraçao, abertura e diálogo sao necessários.. só com esta partilha de informaçao iremos la!
Contem comigo!