Autor Tópico: Associação de Enfermeiros de Lares de Idosos  (Lida 18246 vezes)

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Associação de Enfermeiros de Lares de Idosos
« Responder #15 em: Fevereiro 19, 2012, 20:17:50 »
Eu ajudo no que puder :) ehehhe :D Ainda sou estudante mas no que puder ajudar é so dizer ;)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Fevereiro 20, 2012, 16:09:20 »
Não sei se existem dados mais actualizados...mas estes foram os que encontrei...Segundo dados do Ministério da Solidariedade e Segurança Social indicam que em 2009 existiam em Portugal Continental 1.773 lares de idosos com capacidade de resposta para 68.726 utentes, concentrando-se a maioria em Lisboa (293 lares com capacidade para 11.223 idosos) e no Porto (171 equipamentos para atender a 6.342 pessoas).

Agora pergunto...destes quantos têm enfermeiro 24horas por dia? Quantos têm enfermeiro no tempo diurno de segunda a domingo? Se não tem enfermeiro a tempo inteiro...quem realiza as funções de enfermagem? Em quem são delegadas essas funções?

É importante a presença dos enfermeiros. Defendo que são os enfermeiros os pilares dos lares de terceira idade.

Offline AN@@@

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Fevereiro 21, 2012, 13:16:37 »
Colega Sergio estou completamente de acordo com a criação dessa associação...trabalhava num hospital que e uma realidade diferente embora gd parte dos utentes sejam idosos...com o término do contrato onde consegui arranjar emprego foi num lar...e ADORO!já tentei procurar formação nesta área, para melhorar os meus cuidados mas a verdade é que pouco ou nada existe!tenho bastantes ideias para implementar no lar onde trabalho, e acho que o trabalho do enfermeiro no lar não se resume a tratamento de feridas e medicação.espero mesmo que essa ideia da associação vá para a frente, podem contar comigo :)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Fevereiro 21, 2012, 14:05:26 »
Citação de: AN@@@
Colega Sergio estou completamente de acordo com a criação dessa associação...trabalhava num hospital que e uma realidade diferente embora gd parte dos utentes sejam idosos...com o término do contrato onde consegui arranjar emprego foi num lar...e ADORO!já tentei procurar formação nesta área, para melhorar os meus cuidados mas a verdade é que pouco ou nada existe!tenho bastantes ideias para implementar no lar onde trabalho, e acho que o trabalho do enfermeiro no lar não se resume a tratamento de feridas e medicação.espero mesmo que essa ideia da associação vá para a frente, podem contar comigo :)

espero que continues com essa forte motivação. Sem dúvida que o trabalho com a pessoa idosa é muito gratificante e o trabalho num lar de idosos não é algo redutor como muitos dizem. Num lar pode-se fazer muito...e o enfermeiro é o pilar desses cuidados.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Fevereiro 21, 2012, 18:58:27 »
"Realizou-se no dia 19 de Novembro de 2011 no auditório da SRN da Ordem dos Enfermeiros um encontro de enfermeiros em exercício profissional de enfermagem em lares de idosos. O evento, primeiro do género no Norte do país e em todo o território nacional, teve como objectivo proporcionar uma partilha de experiência entre os participantes sobre organização e funcionamento de lares de idosos, exercício profissional em Lares, delegação de tarefas em outros profissionais que não enfermeiros e segurança nos cuidados. Estiveram presentes enfermeiros da Santa Casa da Misericórdia do Porto, da Santa Casa da Misericórdia de Espinho e Santa Casa da Misericórdia de Gaia.

Os enfermeiros presentes congratularam-se pela iniciativa, referindo a pertinência dos temas em debate e a necessidade urgente da revisão da legislação sobre Lares de Idosos, dado que a conjuntura actual sobre os residentes em lares de idosos se tem vindo a alterar. Tendo em conta o envelhecimento populacional, o aumento das morbilidades associadas á idade e ao aparecimento de patologia crónica e dependência funcional, os residentes nestes Lares manifestam cada vez mais problemas de saúde, o que torna indispensável a obtenção de respostas adequadas em saúde nos Lares de idosos, nomeadamente o desenvolvimento do potencial de autonomia no idoso e o incremento de um envelhecimento activo. Os enfermeiros são indispensáveis nos lares de idosos nas 24 horas do dia.

Os participantes consideraram muito importante a constituição de um grupo de trabalho com interesse nesta área do exercício profissional de enfermagem.

Moderaram este encontro a Enfermeira Olga Fernandes coordenadora regional do grupo GAIRNCCI/EPEL e o Sr. Enfermeiro José Lima membro efectivo do referido grupo. Estiveram presentes a Enfermeira Margarida Monteiro em representação do CDR e o Enfermeiro Armando Mucha em representação do CER."

in: http://www.ordemenfermeiros.pt/sites/no ... trode.aspx

Alguem daqui esteve presente?

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Março 15, 2012, 22:36:33 »
Não estive presente, mas gostaria de ter estado.

Sou total apologista desta Associação e, caso vá em frente, darei certamente o meu contributo, apesar de trabalhar em Geriatria apenas em regime de part-time.

Como já referi noutros tópicos relacionados, o papel do Enfermeiro num Lar de Idosos é muitas vezes desvalorizado, embora concorde quando se diz que é ele "o pilar" dos cuidados geriátricos, não só na realização de procedimentos técnicos de enfermagem, como na coordenação de toda uma equipa de Ajudantes de Lar. Por vezes, deparamo-nos com erros crassos na prestação de cuidados a idosos, que só poderemos colmatar com formação a quem os presta.

Também sou defensora da permanência de um Enfermeiro num Lar de Idosos em período diurno, mas tenho noção que é, para já, uma ideia utópica, pois a grande maioria apenas contrata um enfermeiro em part-time. Em muitos Lares de Idosos, existe apenas uma visita de enfermagem por semana, o que dificulta muito a concretização do nosso plano de cuidados.

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Março 18, 2012, 03:45:31 »
eu não estive mas acho muito importante esta iniciativa! não sabia que se tinha realizado até este momento:-)

Offline mariposa719

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Março 18, 2012, 12:37:39 »
Ola colegas!

Acabo de, ha uns minutos, responder a um topico denominado "OE contesta proporçao de enfermeiros nos lares" que, ja agora, convido os colegas a dar uma vista de olhos, visto ser de uma temática que tem relação com esta.

Tal como todos os colegas supracitados, concordo plenamente com a ideia da associação de enfermeiros de lares.  Trabalho num lar ha 4 anos. Quando cá cheguei não havia ninguem a tempo inteiro (apenas um enfermeiro a recibos verdes que fazia pensos), no entanto, falamos de um lar que praticamente abriu poucos meses antes de apostarem na contrataçao de enfermeiros, precisamente porque souberam valorizar a falta que fazemos ao lar como seus pilares (o que ja considero de valor assumirem a necessidade e tentarem colmatar) e, logo que puderam apostaram em nos.

Comecei sozinha num meio onde não havia regras, não havia protocolos, não havia material quase nenhum de consumo clinico/enfermagem, a medicaçao era reposta pela direcçao do lar e administrada por auxiliares. Havia episodios de urgencia todas as semanas (desidrataçao, infecçao pulmonar ou urinaria, etc) pois os utentes apenas tinham acompanhamento de auxiliares que nao tinham nivel de formaçao que lhes permitissem trabalhar na area preventiva. Notava-se claramente uma grande carencia do pessoal de enfermagem: nao so para pensos e medicaçao, como muitos falam. Posso contar-lhes que, no lar, cresci e aprendi muito, bem como o lar tambem cresceu e melhorou imenso!

O enfermeiro de lar é alem do companheiro e acompanhante dos idosos, o elo de ligaçao entre idoso, familia e profissionais de saude; é ele quem organiza o plano/cuidados de enfermagem em funçao das necessidades que só ele consegue percepcionar com a sua formaçao especifica; é ele quem prepara, orienta e dá formaçao aos funcionarios para que estes colaborem na promoçao da saude e prevençao da doença e prestem os cuidados de maior qualidade e segurança aos seus utentes; é ele quem colabora com a administraçao na gestao de material de consumo clinico e de medicaçao; é ele quem orienta a alimentaçao dos utentes atraves de dietas/normas especificas de higiene e segurança; é ele quem acompanha a saude do utente dentro e fora do lar (consultas externas, internamentos); é ele quem se articula com os centros saude para manter actualizados os PNV e manter os seus utentes integrados com os seus medicos de familia do CS (que muitas vezes nao conhecem os seus utentes dos lares); é o enfermeiro quem presta os cuidados directos: avaliar os utentes holisticamente, preparaçao medicaçao, administraçao medicaçao, nebulizaçoes, pensos, posicionamentos, etc que, nao sao tao poucos quanto isso... ha sim trabalho para os enfermeiros em lares! É preciso é ter VISAO para ver onde esta a necessidade do nosso trabalho! Visao para detectar as necessidades e intervir sobre elas!
Da minha experiencia posso-vos dizer: o lar evoluiu grandiosamente (prova disso sao os indicadores de saúde e dados estatisticos que fui criando ao longo destes 4 anos e que provam a diminuiçao enorme (quase total) de ulceras pressao, urgencias, acidentes/quedas, diminuição do numero utentes acamados, etc... Comecei sozinha no lar... dediquei-me no meu limiar máximo pela casa. O trabalho que ambicionava era tanto, que passados 9 meses foi contratada uma colega para me auxiliar. Passado mais um tempo, contratada uma outra colega.. somos 3! Vamos evoluindo e lamento imaginar que noutros lares apenas exista um enfermeiro a recibos verdes que vá la fazer pensos...porque aqui na minha realidade isso nao funciona.

Ora.. para despertar as pessoas para esta realidade e para nos unir.. concordo PLENAMENTE com a criaçao desta associação, à qual darei todo e qualquer apoio e com a qual terei todo gosto em colaborar.. não fosse já esta uma das minhas ideias ha 2 ou 3 anos atras..."devia existir algum tipo de organismo que orientasse e pudesse reger os lares".. porque..Eu, no meu local de trabalho ...fiz de uma forma.. mas poderão haver outras... e discussao, colaboraçao, abertura e diálogo sao necessários.. só com esta partilha de informaçao iremos la!

Contem comigo!

Offline rutematos

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Março 29, 2012, 17:53:30 »
Parabéns à colega mariposa719 pelo excelente trabalho que desenvolveu.
Dá gosto saber que somos muitos nesta "luta" :)

Offline bicas (",)

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Abril 04, 2012, 21:52:41 »
De acordo!!! ;)
Estou colada ao tópico...sinceramente e sem rodeios sinto que apesar do nosso papel ser importante, o mesmo não é reconhecido "entre colegas", é do genero...coitadinha trabalha num lar. Deixa logo arranjas melhor... :-[ :'(
Da minha experiência, sinto necessidade de um colega para debater certos assuntos. Uma associação seria excelente!

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Abril 07, 2012, 19:17:09 »
Sejamos verdadeiros... já para a sociedade o enfermeiro não é reconhecido... e então um Enfermeiro que trabalha num lar menos reconhecimento tem... tanto na sociedade como entre colegas... mas enfim.ç.. Temos que lutar pela nossa profissão.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Abril 12, 2012, 11:45:28 »
Podiamos criar um grupo de trabalho onde todos pudessemos dar sugestões, partilhar ideias/experiências. Hoje em dia, mesmo com a distância é possível juntarmo-nos em frente ao computador e debatermos todas estas questões que tanto atormentam quem trabalho nos lares de terceira idade e centros de dia...quem trabalha com e para os idosos.

Quem quizer contactar, quem quizer mesmo participar na criação de uma associação deixo aqui os meus emails:
enf.sergio@portugalmail.pt

Offline Sorcy

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Abril 12, 2012, 16:09:06 »
Enfsergio, não só aplaudo essa iniciativa como me disponibilizo para ajudar no que for necessário... Como tal, também eu deixo o meu email para o efeito:

Hugofborges@msn.com

Cumps

Offline mariposa719

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Abril 15, 2012, 12:34:15 »
Colegas...

Deixo tambem o meu e-mail para colaborar com voces e estou receptiva a ouvir e apoiar as sugestões que surjam entre todos... por onde se pode começar?

marisasgac@hotmail.com

Cumps a todos...

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Abril 15, 2012, 18:32:27 »
Penso que para começar temos que juntar um grupo de enfermeiros interessados em participar, com alguma experiência de trabalho em lares/centros de dia...