Autor Tópico: Conselhos práticos sobre saúde  (Lida 3270 vezes)

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
Conselhos práticos sobre saúde
« em: Janeiro 19, 2012, 23:21:45 »
Boa noite a todos

Se tivessem de gastar 1 minuto a informar os cidadãos sobre cuidados de saúde... sobre e que cuidados dariam?

Agradecia colaboração de todos os interessados

Obrigado a todos

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Conselhos práticos sobre saúde
« Responder #1 em: Janeiro 23, 2012, 23:29:49 »
1º falaria da importância dos Enfermeiros, visto que precisamos de mudar a visão que o mundo tem sobre nós! :)

Relativamente aos cuidados, num minuto falaria do alcoolismo associado à condução de veiculos.

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Janeiro 26, 2012, 12:44:05 »
Concordo com a RaquelSofia em relação ás duas partes no entanto penso que chamar a atenção dos efeitos que a hipertensão ou o colesterol não controlados podem ter num possível enfarte ou AVC é fundamental porque hoje em dia muita gente continua a não "ligar" a isso só porque não dói... Dessa forma conseguiríamos diminuir a mortalidade e sobretudo a morbilidade associada ás doenças cardiovasculares :)
Não sei qual é o propósito da tua questão Mauro mas desde já digo que seria mais que proveitoso fazer algo desse género sobretudo na televisão que chega a muitas mais pessoas e que em vez de consumirem "lixo" pelo menos informavam-se e ficavam a saber um pouco mais sobre a sua saúde :)
Parabéns pela ideia! :)

Offline Bequitas

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Janeiro 30, 2012, 19:16:16 »
Concordo com as colegas RaquelSofia7 e MFF. No entanto e como à partida não saberiamos o tipo de população-alvo a que teriamos de falar, penso que a minha ideia seguiria a linha de raciocinio da colega MFF a nível da prevenção das doenças cardiovasculares mas tendo como foco as medidads preventivas desde a prática de exercicio fisico, alimentação, ao controlo da tensão arterial, colesterol,IMC, etc..

Cumprimentos :)

Offline manuela castro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Janeiro 30, 2012, 19:53:14 »
Parabéns pela pertinência da questão. Concordo perfeitamente que em 1º lugar fazer marketing da nossa profissao.
- depois depende do ciclo vital em que se encontra o utente que está na consulta de enfermagem.  Em todos os casos:  segurança/prevenção de acidentes domésticos; complicações da HTA/DIABETES e como prevenir(incluindo uso de substancias: tabaco, álcool, outras drogas ); educar hábitos alimentares, educar hábitos de actividade fisica; gestao de regime terapeutico;  plano NACIONAL DE VACINAÇÃO - supervisão de estado vacinal- que infelizmente  não é "visualizado " a nível nacional e que dá dados falsos da estatística. Como agir em certas situações- ex hipo/hiperglicemia; hipertermia;hipo/hipertensao; queimaduras; mordeduras de animais;em que casos contactar 112 ou saúde 24- que informações recolher.Que tipo de material poderá fazer parte de uma mala de 1ºs socorros, a ter em casa.
- para mim teria como objectivo primordial, que os utentes valorizem a enfermagem e os cuidados de enfermagem , que devem ser prestados com qualidade e dentro das nossas competências; e sobretudo ajudando os utentes num processo de adaptação até atingirem autonomia.

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 01, 2012, 23:33:58 »
Concordo com todos vocês caros colegas! Toda a informação que tem como finalidade a mudança de comportamentos com a finalidade de prevenir a doença é sempre necessário. No entanto penso que deveríamos também divulgar a nossa profissão. tem uma visão de nos como os escravos dos médicos. quase ninguém sabe que temos diagnósticos, que somos autonomos nas nossas intervenções e os ganhos que obtemos em saude através das mesmas. isto a mim revolta.me. não esquecendo que muitas profissões ligadas à saudade estão a tentar apoderar-se das nossas funções. o que acham disto colegas? tenho tentado mudar essa ideia a todas as pessoas que conheço, no entanto sei que ainda temos um longo percurso pela frente

Offline Filipaw

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 02, 2012, 02:45:10 »
Há algo bastante mais forte a mover-me enquanto enfermeira.
Não sinto necessidade de tentar mostrar as pessoas como é o trabalho de um enfermeiro. Pouco me importa se sou desvalorizada, se ganho mal ou não, se faço turnos a mais ou não, se sou escrava de alguém ou não ... O que me importa é os "meus doentes"e tento sempre, ser mais do que uma enfermeira. Não me poderia sentir mais realizada. Há imagens que vencem todas as injustiças desta profissão.

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 02, 2012, 11:46:15 »
Mas eu também penso  mesmo Filipa! O que e importa é os meus doentes, mas acho que devemos de mostrar à população a nossa profissão!!!E isto só conseguimos todos os Enf.juntos... se não houver esse tipo de atitudes continuamos na mesma. EU acho que o Enfermeiro também deve dignificar a profissão... ! Os nossos indicadores onde estão??? As nossas intervenções onde estão escritas?? Sou estudante e estou a estudar mesmo isso!! Devemos "mostrar" o que andamos a fazer, senão ninguém nos valoriza!!

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Março 08, 2012, 22:27:16 »
Incidiria sobretudo na importância do controlo da TA, inteiramente relacionada com o risco de doença cardiovascular, que afecta grande parte da população mundial nos dias de hoje.

Por ser indolor, a HTA é muitas vezes desvalorizada. Só quando acontece um AVC, um EAM ou outro, se entende a verdadeira gravidade da situação. A HTA é uma das principais causas de morte e de incapacidade no mundo. Era bom que a população tivesse isso em mente cada vez que comete um excesso.

A situação pela qual o país está a passar contribui, também, em larga escala para o aumento do risco de acidentes cardiovasculares. É ver o número de casos a aumentar...