Autor Tópico: Enfermeira aos 35 anos?  (Lida 5768 vezes)

Offline sonaia

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Enfermeira aos 35 anos?
« em: Janeiro 16, 2012, 10:09:49 »
Bom dia a todos!

Preciso que me aconselhem por favor!!! Tenho 31 anos e estou a ponderar tirar a licenciatura em enfermagem. Contudo, e tendo em conta que o curso tem a duração de 4 anos, acabaria o mesmo com 35 anos. Não acham que é um pouco tarde para iniciar a carreira com esta idade? Haveria quem me empregasse com esta idade? Já possuo licenciatura mas noutra área e, devido ao desemprego existente e ao facto de possuir um gosto especial pela área da saúde, creio que a enfermagem me poderá beneficiar no futuro, quanto mais não seja noutro país.
Já agora, sabem quais as condições de entrada para os maiores de 23 anos mas detentores de licenciatura na ESEP?
Pois é, estou realmente perdida, sem saber o que fazer..... parece-me um pouco tarde, tendo em conta a minha idade, começar tudo de novo, mas por outro lado penso que nunca é tarde de mais e que mais vale agora do que nunca.
Peço-vos a vós enfermeiros que conhecem a realidade do mercado que me sejam honestos de forma a decidir se avanço ou não com o curso este ano. E claro, todas as opiniões e sugestões serão bem vindas!
Obrigada e um resto de um óptimo dia a todos!

Offline a_vale

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Enfermeira aos 35 anos?
« Responder #1 em: Janeiro 16, 2012, 10:31:49 »
Bom dia.

Não podia deixar de responder à sua mensagem pois defendo a ideia de que nunca é tarde para nada quando é feito com vontade. Terminei a licenciatura em julho com 28 anos e não justifico o facto de estar desempregada com a minha idade, pois penso que as pessoas mais velhas podem até ter em seu favor a experiência de vida até ao momento.
Se realmente sente que a enfermagem é a sua vocação siga para a frente, mas não o faça com elevadas expectativas quanto a empregabilidade. Como deve ter conhecimento a situação dos enfermeiros está complicada e sinceramente não vejo quando irá melhorar. Faça a licenciatura se for mesmo o seu desejo pois acho que não devemos ficar condicionados pelo resto, mas não o faça com a ideia de que será fácil encontrar trabalho... (pelo menos em portugal)

Quanto aos maiores de 23 tem que se dirigir à escola de enfermagem que pretende frequentar (ou mais do que uma) e inscrever-se para os exames que são exigidos. Habitualmente é feito um exame que abarca diversas áreas, uma entrevista e avaliação curricular.

Boa sorte seja qual for a sua decisão.

Offline sonaia

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Janeiro 16, 2012, 10:46:08 »
Obrigada a_vale pela sua resposta! :)

Any other opinions? Pleaseeeeeeeeee :))

Offline elektrica

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Janeiro 16, 2012, 14:12:22 »
Bom dia!

Em 2004 quando entrei para a universidade, os mais velhos avisaram-me que o mercado de trabalho no norte de Portugal estava a ficar saturado, por isso que teria que me mentalizar que teria que ir trabalhar ou para Lisboa ou para o Algarve.

Quando terminei a licenciatura em 2008 concorri para estes locais e muitos mais e não consegui entrar em lado nenhum. Fui trabalhar para Espanha e foi das melhores opções que tomei até hoje. Arrependo-me de ter voltado actualmente, mas por motivos pessoais fui obrigada a faze-lo.

Isto tudo para lhe dizer, não vale a pena estar a tentar antever como será o mercado de trabalho daqui a 4anos, pode ser que consiga trabalho aqui em Portugal porque as coisas podem melhorar, mas também pode ser que na altura se depare com 1 continuação de 1 realidade que se encontra presente actualmente, que é a emigração.

O meu conselho é, não se preocupe com a idade que termina, preocupe-se é em se ir preparando para a possibilidade de ir trabalhar para longe da sua cidade actual, em Portugal ou no estrangeiro.

Como quem corre por gosto não cansa. Boa sorte nesta nova etapa. XD

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Janeiro 16, 2012, 17:05:52 »
A idade não me parece um factor crítico no ingresso em enfermagem.

Normalmente a idade apenas é usada como factor de desempate em concursos (que quase nem existem, actualmente).

Empregabilidade? É o que todos sabemos.

Boas decisões.

Offline LOL_lypop

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Janeiro 16, 2012, 18:48:20 »
Repare é que o concurso para maiores de 23 é para pessoas que não concluiram o 12º ano e fazem exames/testes ad hoc. No seu caso deverá tentar o concurso para licenciados mas a ESEP poderá dar-lhe todas as informações necessárias.
Também sou da opinião que a idade é o que menos conta no momento... Interessa muito mais a nota de final de curso (em concursos que efectivamente agora escasseiam) e a vontade de procurar trabalho além-fronteiras. A enfermagem tem muito potencial fora de portas uma vez que há uma escassez enorme de profissionais.

Cumprimentos e boa sorte

Offline sonaia

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Janeiro 16, 2012, 19:28:26 »
Boa noite!

Quero agradecer imenso a todos aqueles que opinaram! Um muito obrigada, foram extremamente úteis!

Um bem haja a todos vós e que a vida vos sorria!

Obrigada :):):)

Offline CristyFerreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Janeiro 16, 2012, 23:38:16 »
Ola colega Sonaia.
Só para dar um exemplo, em 2004 quando ingressei na Licenciatura em enfermagem, só na minha turma havia no mínimo 8 pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 45 anos. A maioria eram colegas que já possuiam alguma Licenciatura em áreas tão distintas como por exemplo Informática ou Engenharia de materiais, ou ambiental, outros colegas simplesmente nunca tinham tido a oportunidade de ingressar na universidade. Tal como aqui já foi dito, penso que se gosta da área da saúde, e se realmente tem esse sonho de fazer a Licenciatura em Enfermagem, então... FORÇA. NÃO DESISTA DO SEU SONHO. NÃO FAÇA DA IDADE UM OBSTÁCULO.

Cumprimentos,
 ;D

Offline carla Ramos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Janeiro 20, 2012, 19:05:55 »
Olá.
Eu também acabei a minha licenciatura com 30 anos. É um facto que estou desempregada na área. Mas pelo menos tirei o curso que gostava e os conhecimentos que adquiri já valeu. A esperança é a última a morrer e por isso temos de ser positivos... Em relação aos maiores de 23, eu sei que podemos ter o 12º ano pois tive colegas minhas que entraram por este meio e já tinham o 12º ano. Agora com uma licenciatura, já não sei informar, mas nada melhor que ver a lei e informar-se na escola de enfermagem.
Boa sorte

Offline scmt

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Fevereiro 24, 2012, 11:48:41 »
Bom dia.
Entrei na faculdade com 31 anos e garanto que é dificil. No entanto, acho que o é em qualquer idade. Honestamente também me preocupa a empregabilidade, mas não tanto pela idade, mas sim pela situação geral que se vive no pais. Mas acredito que devemos lutar pelos sonhos, mesmo que pareçam descabidos. Mas tirar uma licenciatura é sempre uma decisão que deve ser bem ponderada....
Quanto ao ingresso, eu entrei pelos maiores de 23, com o ensino secundário completo, e tenho uma colega já licenciada noutra área. Se não me engano, ela teve de concorrer a um concurso especifico para licenciados porque não lhe foi permitido fazer atravé dos maiores de 23. É uma questão de se informar na própria escola.
Boa sorte!

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Março 12, 2012, 04:09:37 »
Porque nao?

Offline Farfi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Março 21, 2012, 23:40:22 »
Penso que a questão da idade não é impeditiva de frequentar um curso, até porque aos 35 anos ainda vai muito a tempo de se tornar numa óptima profissional, com mais maturidade e ponderação, tão importantes na prática da Enfermagem.

A questão que deve ponderar é mesmo se valerá a pena tirar um curso com um índice de empregabilidade tão baixo, como se verifica actualmente em Enfermagem.