Forumenfermagem

Autor Tópico: Hipotermia terapêutica na paragem cardioresporatória  (Lida 4651 vezes)

Offline HMartinho

• Membro
    • Ver Perfil
Hipotermia terapêutica na paragem cardioresporatória
« em: Dezembro 23, 2011, 17:49:40 »
Boas a todos,

Estou a fazer um curso para terminar 12º ano, e surgiu a oportunidade de fazer um trabalho de tema livre, ao qual eu  escolhi hipotermia terapêutica na paragem cardiorespiratória prolongada, devido ao elevado interesse que tenho na área da emergência médica, especialmente na área de Enfermagem (área que me pretendo formar). Posto isto, gostaria de saber qual a vossa opinião, tendo em conta que os Enfermeiros são os prof de saúde de primeira linha em contacto com o doente.

Já agora, se alguém me poder indicar onde posso saber o material e equipamento de  uma SIV, agradecia, tendo em conta que o trabalho também vai abordar os meios de emergência médica. Já tenho sobre as SBV (até porque sou tripulante de ambulância), as VMER e falta-me das SIV, pois a informação no site do INEM é muito escassa.

Obrigado pelas futuras respostas e um bom Natal a todos! ;)

Offline anya_Skywalker

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Hipotermia terapêutica na paragem cardioresporatória
« Responder #1 em: Dezembro 30, 2011, 11:31:59 »
Infelizmente não posso ajudar com a lista de material de um SIV porque nunca trabalhei numa. Quanto á hipotermia terapêutica pós reanimação cárdio-respiratória deixo alguns links que podem ser uteis (desde que não te importes de ler em inglês)
Este fala apenas da utilização de hipotermia terapêutica, com referência aos poucos estudos que já foram realizados:
http://bja.oxfordjournals.org/content/100/5/591.full

Este fala da gestão do doente pós paragem cardiorespiratória (atenção, é mesmo longo e compreensivo):
http://circ.ahajournals.org/content/122 ... /S768.full

Parabéns por escolheres um tema tão interessante! Talvez seja um pouco ambicioso para o 12º ano, mas de certeza que ajudará mais tarde. :)

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 31, 2011, 19:05:29 »
SIV: material de trauma igual à SBV, penso que sem alterações. De resto: igual à VMER, com excepção à medicação. Tem ventilador. A melhor forma de ter acesso a essa informação pormenorizada é ver as listas de check-list da SIV.

Offline HMartinho

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 11, 2012, 17:51:40 »
Obrigado aos dois pelas  respostas. O trabalho  já está feito, falta apenas ser apresentado. :)

Eu sei que para um leigo no que toca a hipotermia terapêutica é, como dizem os ingleses, a big deal. No entanto, parece-me ser um assunto interessante para se abordar. Pelo que o geral da população foi ganhando através  do conhecimento empírico, a hipotermia é prejudicial ao doente, daí a que seja interessante mostrar que, em algumas situações, pode até  se  tornar uma grande aliada do doente, prevenindo graves danos neurológicos.

Offline Lamborghini

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Janeiro 22, 2015, 11:32:40 »
Este é excepcionalmente decente e pós justo ..... You Shook publicá-la ..... graças uma medida considerável para publicá-la .... !!