Autor Tópico: Tratamento de ferida cirurgica  (Lida 16721 vezes)

Offline Call 911

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Tratamento de ferida cirurgica
« em: Dezembro 19, 2011, 20:21:20 »
Boa noite,

Surgiu-me uma dúvida à qual não tenho conseguido obter resposta. Já procurei em artigos científicos mas não encontro nada em concreto.
Gostaria de saber qual a altura recomendada, em situações normais onde não há penso repassado nem nada do género, para fazer o primeiro tratamento à ferida cirúrgica. Varia com o tipo de intervenção cirúrgica?

Offline ER Nurse

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Tratamento de ferida cirurgica
« Responder #1 em: Dezembro 19, 2011, 21:55:49 »
When a surgical incision is closed primarily, as most are, the incision is usually covered with a sterile dressing for 24 to 48 hours. Beyond 48 hours, it is unclear whether an incision must be covered by a dressing or whether showering or bathing is detrimental to healing.

3. Postoperative incision care
a. Protect with a sterile dressing for 24 to 48 hours postoperatively an incision that has been closed primarily.

e. No recommendation to cover an incision closed primarily beyond 48 hours, nor on the appropriate time to shower or bathe with an uncovered incision.

http://www.cdc.gov/hicpac/pubs.html (Guideline for Prevention of Surgical Site Infection)

Não são muito recentes, mas não tenho conhecimento de outras.

Depois, em 2004, a DGS e O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge publicaram "Recomendações para a infecção do local cirúrgico", que dizem basicamente o mesmo.

Offline Call 911

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 20, 2011, 12:45:54 »
Muito obrigada pela ajuda. Esses documentos já ajudam em alguma coisa  ;)

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Dezembro 20, 2011, 15:06:47 »
Parece-me interessante a dúvida do colega por isso queria so ver se percebi direito. Até 24 ou máximo 48 horas deve-se manter a ferida cirúrgica coberta com um penso estéril, depois desse período de tempo não está "claro" se é melhor manter o penso ou aproveitar a hora da higiene para o retirar e depois fazer novamente? :s Percebi direito? O que eu quero dizer é que não me lembro de ver nos meus ensinos clínicos (por exemplo ortopedia) alguém com agrafos ou pontos andar sem penso a cobrir... (a nao ser eventualmente algum sitio em que seja muito dificil cobrir a ferida como a cabeça).
Por favor esclareçam-me.
Obrigada :)

Offline ER Nurse

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 20, 2011, 15:29:35 »
O documento diz que numa ferida encerrada por primeira intenção, deve ser aplicado um penso estéril até 24h ou no máximo 48h. Após as 48h, não é claro se se deve continuar a 'tapar' a ferida ou se o banho é prejudicial à cicatrização.

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Dezembro 21, 2011, 15:20:18 »
Pois então não há nada de muito concreto em relação ao que fazer após as 48 horas... Terá que imperar o bom senso e talvez as regras do serviço... Obrigada CNS

Offline BV1

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Dezembro 21, 2011, 17:17:52 »
Das minhas práticas:
Ferida cirúrgica com penso repassado (sangue etc.), substituir no dia seguinte. Há algumas exclusões !
Ferida cirúrgica com penso seco e sem queixas do utente. Substituir ao 3º dia. Há algumas exclusões por defeito!
As queixas do doente devem ser SEMPRE (de valorizar!) objecto de análise e intervenção (não disse tratamento!) do enfermeiro.

Abraço

Offline Call 911

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Dezembro 21, 2011, 18:29:28 »
Do que eu li na publicação sobre "Prevenção da Infecção do Local Cirúrgico" aconselha a que:

Proteger a incisão encerrada primariamente com penso estéril e técnica asséptica, durante as primeiras 48 horas

Concluo que, se não surgir nada em contrario ou que assim o obrigue, é aconselhável fazer o tratamento á ferida e trocar o penso passadas 48h.

Offline ER Nurse

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Dezembro 21, 2011, 18:53:20 »
Mais um documento:

Postoperative cleansing 
1.4.2 Use sterile saline for wound cleansing up to 48 hours after surgery.
1.4.3 Advise patients that they may shower safely 48 hours after surgery.
http://www.nice.org.uk/nicemedia/pdf/CG ... deline.pdf (Outubro 2008)

E outro:

7. Wound Treatment – Primary Intention
a. Use appropriate aseptic technique (based on client need, care setting and agency policy,) during a dressing change to prevent infection.
b. Unless otherwise indicated, the surgical dressing should remain in place for 48 hours; reinforce if breakthrough drainage occurs.
c. Monitor for incisional dehiscence; notify physician / NP or wound care clinician if dehiscence occurs.
d. After 48 hours, a dry sterile dressing may be reapplied if necessary depending on wound healing, the type of surgery, the comfort of the client with an exposed incision and agency policy.
Link (Junho 2011)

Portanto, do que concluo destes documentos é que o penso cirúrgico (estéril) deve manter-se durante 48h; após 48h, em geral, não existe necessidade absoluta de cobrir a ferida, excepto se houver algum atraso na cicatrização ou circunstâncias da própria cirurgia ou do cliente que o exijam.

Offline Call 911

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Dezembro 21, 2011, 19:13:41 »
Continuo sem perceber uma coisa. A partir de quando é que é recomendado o primeiro tratamento à ferida cirúrgica? Os artigos que cita dizem que o penso deve manter-se pelo menos até as 48h após a cirurgia. Mas deve manter-se (caso o penso não repasse) intacto desde a operação?

Offline ER Nurse

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Dezembro 21, 2011, 19:19:03 »
Supostamente sim.

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Dezembro 21, 2011, 21:19:19 »
Eu continuo a achar que nem que seja pelo conforto do utente após se realizar o primeiro penso pos cirurgia (depois das tais 48 horas) deve-se proteger a incisão com um pequeno penso. Se calhar é ideia errada minha mas acho que pontos e agrafos correm sempre o risco de infectar se nao estiverem protegidos.
Estou errada?

Offline BV1

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Dezembro 22, 2011, 01:55:13 »
MFF
Correto.
Qualquer corpo estranho à superfície da pele, a roçar (agrafos, pontos e até um piercing ou um brinco) constantemente na roupa para além de correr grande risco de provocar lesão (+ nos agrafos), pode inflamar e infectar.
A ferida cirúrgica não está completamente encerrada ao fim de 48 horas nem mesmo ao fim do 3º dia. Mesmo depois de retirar pontos ou agrafos é recomendável fazer o encerramento, pois há exposição tecidular e o risco de infecção existe.
Cada caso é diferente!...
Nestas coisas há princípios basilares que devem ser respeitados, mas depois é o bom senso que impera! O poder discricionário do Enfermeiro deve leva-lo a decidir, em cada situação, o melhor para o doente. Por isso temos uma licenciatura, e a Enfermagem é uma profissão de grau 3 de complexidade (o mais elevado).
Nós temos competência e sabemos decidir correctamente
cumprimentos

Offline DSGR

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Fevereiro 25, 2012, 21:39:23 »
Boa noite! Escrevo não como profissional de enfermagem mas como paciente. Fui sujeita a uma cirurgia para correcção de joanete há 27 dias; para fechar a incisão o cirurgião utilizou fio absorvível para fazer uma sutura contínua. Fiz penso apenas ao 7º dia pois as ligaduras que me foram colocadas contribuíam para posicionar correctamente o dedo. Ao 14º dia fui à consulta, onde o médico me tirou apenas os pontos das extremidades; quando o questionei se os pontos não deveriam já ter desaparecido, ele respondeu-me que demoravam 3 a 4 semanas a cair. Fiquei confusa, deveriam ser absorvidos pelo corpo ou cair? Disse-me que podia tomar banho sem restrições e que deveria aplicar vaselina na cicatriz depois do banho, mantendo a cicatriz a descoberto sempre que possível (apenas aplico uma compressa de tecido não tecido quando tenho que calçar a sandália de Barouk). Dois dias depois da consulta o fio da sutura começou a soltar-se, e dos 10 pontos que levei só tenho quatro. A ferida está a cicatrizar (parece) mas tem uma orla esbranquiçada, como se fosse uma descoloração sob a epiderme, e quando retiro a compressa, esta fica com pequeninas manchas amarelas e por vezes uma pintas de sangue. Não estou a aplicar qualquer outro produto para além da vaselina, não tenho dores e a ferida parece não ter exsudado. A minha questão é: se os pontos não saírem todos até 3ª feira, quando faz 4 semanas de cirurgia, que devo fazer? Deveria estar a limpar a ferida com soro fisiológico e aplicar Betadine?
Agradeço a vossa atenção!