Autor Tópico: Enfermagem Portuguesa: Quais as razões para tanta abstenção? Como Combatê-la?  (Lida 8965 vezes)

Offline valente1043

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Quais as razões para tanta abstenção? Como combatê-la?
« Responder #15 em: Dezembro 16, 2011, 00:24:55 »
Citação de: BV1
(...)
Não podemos comparar os enfermeiros com a população em geral (aquela que vota para as autárquicas, legislativas, presidenciais etc), isto é uma esfera bastante diferente. Teoricamente, os Enfermeiros são pessoas bem formadas quer no contexto académico quer cívico, daí não entender tal abstenção....
Quando falei em formação estava a referir-me concretamente à formação cívica. Como aquilo que está em causa é tão importante, quero acreditar que foi mesmo descontentamento e desânimo.
A próxima equipa, liderada pelo Enf. Germano não pode deixar de debater este assunto (abstenção). É muito grave os números de abstenção, são demasiado elevados. De certa forma criam um problema de legitimidade que outros não vão deixar passar em branco.

Caro colega BV1:
Quero e concordo consigo quando diz que os "Enfermeiros são pessoas bem formadas quer no contexto académico quer cívico, daí não entender tal abstenção...."
No entanto não entendo o número elevadissimo de votos nulos!! Só poderá ter sido pura distracção!! O colega não imagina o número de votos por correspondência que foram "nulos" devido a vários colegas que no seu envelope, identificado com o seu nº de cedula profissional, colocaram o envelope com os votos e a fotocópia da cédula profissional de outra pessoa (provavelmente de maridos, esposas, namorados, namoradas, filhos, etc...)!! Isto é pura distracção ou não ler as intruções devidamente!! Todos os colegas das várias listas estavamos estupefatos com a situação!! Estamos a falar de muitos votos mesmo (e apenas me refiro à minha secção regional!!)!!

A abstenção é realmente de combater!! Estas taxas elevadissimas não ajudam em nada a legitimar a nossa Ordem junto do poder político!!

Offline valente1043

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Dezembro 16, 2011, 00:35:26 »
Citação de: Marley
Faço parte da nova fornada de enfermeiros contratados por um ano, que inclusivamente estão a ver a renovação por um fio, ainda assim, muitos dos meus colegas na mesma situação não votou e dizem isso descontraidamente..
E depois querem fazer greves? Querem emprego? Não querem emigrar? Querem salários mais elevados? Querem 35 horas semanais? Já nem os consigo ouvir..

Estarei eu louca e eles sãos?..

Caro Colega,
por me rever numa situação identica à sua é que tomei a decisão de, em vez de só criticar e adoptar uma atitude de passividade, passei para uma atitude pró-activa no sentido de fazer algo pelos Enfermeiros e pela Enfermagem.

Gostava que os colegas da "nossa geração" se mobilizassem nestes proximos anos no sentido de mudar o actual paradigma. Vamos remar todos para o mesmo lado, e deixar de remar cada um por si! Todos juntos podemos fazer a diferença!

Offline BV1

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Dezembro 16, 2011, 02:44:14 »
O colega não imagina o número de votos por correspondência que foram "nulos" devido a vários colegas que no seu envelope, identificado com o seu nº de cedula profissional, colocaram o envelope com os votos e a fotocópia da cédula profissional de outra pessoa (provavelmente de maridos, esposas, namorados, namoradas, filhos, etc...)!! Isto é pura distracção ou não ler as intruções devidamente!!

caro valente
Estas eleições foram preparadas para gerar confusão, mal entendidos e abstenção!... senão vejamos (repito-me nalgumas coisas que já disse):
Ausencia de mesas de votos hospitalares;
Escolha do dia das eleições à segunda feira (teoricamente um dos dias de maior trabalho dos enfermeiros; dia de má disposição pela semana de trabalho que entra!.... é segunda feira!....);
Feriados semanais antes das eleições (compromete os votos por correspoendencia!).Já que está haver tanto atraso na contagem dos votos, porque não protelar mais uns dias a recepção dos votos por correspondencia....;
Mês da festa mais queridas das familias - NATAL. As pessoas não tem tempo para fazer as compras natalicias quanto mais para votar.... Deveria ter sido escolhido um periodo neutro. Talvez Novembro ou então Janeiro.
Uma coisa que ninguém me conseguiu explicar:
Para que raio era preciso a cópia da cédula dentro do envelope?.... Esta é que eu não percebo ou então estou mesmo lerdo!...
Quem me expilica esta compilicação!.....

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Dezembro 16, 2011, 18:59:24 »
Eu votei pela primeira vez este ano no entanto creio que o meu voto foi considerado nulo e porquê? Porque por erro meu não fotocopiei a cédula profissional frente e verso. Na verdade nas instruções de voto não requeriam frente e verso e eu sinceramente continuo a achar que o verso da cédula não contém qualquer interesse porque ainda que esteja assinada, não creio que as pessoas das mesas de voto vão confirmar se a assinatura está de acordo com o CC por exemplo...
Eu nunca votei antes como disse de modo que nao posso comparar e dizer se noutras alturas foi mais ou menos simples mas na verdade não me pareceu "dificil" colocar os boletins no envelope mais pequeno e a cedula por fora dentro do envelope maior. É uma questão de ler...
Para além disto creio que quem não vota não tem direito a reclamar e por muito que possam dizer que trabalham por turnos têm família têm que fazer compras de natal, para votar por correspondencia tinha se pelo menos uma semana, não é suficiente?
Desculpem por qualquer radicalismo mas é por estas e outras que não vamos pra frente... Quando somos chamados a exercer um direito arduamente conseguido ha mts anos atrás simplesmente nos "marimbamos"... Enfim...
Força ao novo Bastonário da Ordem e toca a seguir em frente!

Offline BV1

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Dezembro 16, 2011, 22:50:26 »
caro MFF
Então mas o (a) colega diz que não é confuso...
Que não lhe pareceu dificil...
É uma questão de ler!...
E diz que o seu voto foi considerado nulo, porque não fotocopiou o verso da sua cédula!...
Afinal, em que é que ficamos?!...
Abstenção significa uma determinada coisa.... desleixo, desprezo, descontentamento, ausencia etc etc etc
Um voto nulo, sabe o que significa?!....
Abraço

Offline jocagabi

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Dezembro 17, 2011, 16:38:11 »
Citação de: Marley
Colegas, assolam-me várias dúvidas.. Onde posso consultar os resultados exactos das eleiçoes? No site da Ordem não encontro nada. Estou eu a ver mal? As eleições não foram a dia 12? 13 e 14 foi fim-de-semana? Não estamos em 2011 e não está já tudo informatizado?!

Não podemos comparar os enfermeiros com a população em geral? Que afirmação atrevida... Seremos assim tão bem formados? A nivel académico, cívico? Desconfio muito que não...

De duas coisas estou segurissíma! Os Portugueses têm o país que merecem. E os enfermeiros portugueses têm a enfermagem que merecem!
Faço parte da nova fornada de enfermeiros contratados por um ano, que inclusivamente estão a ver a renovação por um fio, ainda assim, muitos dos meus colegas na mesma situação não votou e dizem isso descontraidamente..
E depois querem fazer greves? Querem emprego? Não querem emigrar? Querem salários mais elevados? Querem 35 horas semanais? Já nem os consigo ouvir..

Estarei eu louca e eles sãos?..

Podes consultar os resultados eleitorais provisórios no site da Ordem.
http://www.ordemenfermeiros.pt/eventos/Documents/Mapa_CRegionais.pdf

Offline jocagabi

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Dezembro 17, 2011, 16:41:56 »
Venho por  este meio agradecer a todos os elementos da lista F e a todos aqueles que votaram em nós.

Devo dizer que a votação ficou um pouco aquém das minhas expectativas, esperava um pouco mais.

Uma das razões para esta baixa votação foi a abstenção de 82 %.

Não vamos desanimar, pois isto foi o início de um projecto que vai crescer.

Prometo que irei  continuar a lutar pelos Enfermeiros e pelas nossas ideias e princípios.

Por último, desejo um bom trabalho  aos novos responsáveis da Ordem e espero que tenham a ambição  e a coragem de lutar verdadeiramente pelos Enfermeiros e não pelos interesses de alguns.

Grande Abraço,

Jerónimo Ferreira

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #22 em: Dezembro 17, 2011, 21:47:08 »
Até breve Jerónimo.

Já agora mantém-te por aqui no FE.

Vemos-nos um dia desses espero. Um abraço

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Caro BV1, eu votei de acordo com as instruções que constavam e nesse sentido não as achei dificeis de entender. O que não me pareceu tão simples foi a parte de ter que fotocopiar frente e verso visto que isso não estava claramente descrito. Aceito que tenha sido erro meu em não supor que devia ser frente e verso mas enfim para a proxima ja saberei.
Quanto aos votos nulos sei o que são apenas gostaria que o meu voto tivesse contado como válido.
No final de contas foi mau o meu voto não ter sido direccionado para quem eu queria mas pelo menos votei e a verdade é que se estão tantos enfermeiros pouco se lixando para a OE a coisa complica (desculpem os termos). Tal como para as eleiçoes do pais não acho correto as pessoas não quererem saber e sobretudo irrita me que depois reclamem sem terem usado da sua melhor arma que é o direito ao voto.
Eu serei provavelmente mais uma a ter que emigrar mas votei de qq forma pois espero que a enfermagem no nosso país volte a ser valorizada e dessa forma quem sabe eu um dia poder voltar...
Obrigada

Offline BV1

• Membro
    • Ver Perfil
Caro MFF
Que fique vem claro que estou a fazer um pouco de "advogado do diabo"!
O colega não votou de acordo com as instruções. A fotocópia da cédula profissional pressupõe sempre frente e verso, até porque no verso é que se assina. Por Ex: se num concurso lhe pedirem cópia do BI e apenas fotocopiar a frente é excluído pela certa.
No meu entender o processo foi confuso, se quiser pode chamar-lhe burocrático ou outra coisa qualquer!... Simples é que não é!....
Uma coisa que nenhuma alma terrena deste fórum me conseguiu explicar é:
Porquê a cópia da cédula entre os dois envelopes?!...
Alguém tem alguma explicação plausível, pelo menos opinem
Abraço

Offline valente1043

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Caro Colega

Não posso concordar com este argumento "Mês da festa mais queridas das familias - NATAL. As pessoas não tem tempo para fazer as compras natalicias quanto mais para votar....".
Outros que o colega refere são legítimos. Esta burocracia eleitoral tem que mudar, uma vez que hoje em dia temos ao nosso dispor meios tecnológicos que permitem tornar tal processo mais fácil, simples e rápido.

Offline valente1043

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Porquê a cópia da cédula entre os dois envelopes?!

1º Permitir descarregar os votos por correspondência nos cadernos eleitorais;
2º Garantir a individualidade dos votos (embora não considere a forma mais eficaz de garantir a mesma...)
3º Porque neste momento é requisito obrigatório no voto por correspondência segundo o Regulamento eleitoral da Ordem dos Enfermeiros (ponto 6 e 7 do artº 29). Para que não seja cumprido, é necessário alterar o respectivo regulamento, de forma a que se proceda na respectiva legalidade.

Respondi com estes argumentos, mas no entanto sou defensor de um sistema de votação mais eficaz e simples. Defendo o voto electrónico. Isso implica uma alteração estatutária... espero que se concretize a curto/médio prazo!!

Offline BV1

• Membro
    • Ver Perfil
Caro valente
Não podia estar mais de acordo relativamente ao seu último parágrafo.
A cópia da cédula:
Justifica-se pela legalidade, de acordo com os Estatutos da Ordem (desconhecia!).
Relativamente a descarregar o voto, ou a individualidade do voto, discordo! Porquê:
Todos os envelopes tinham o nº de cédula, logo só por si eram suficientes para esses preceitos.

No próximo acto eleitoral tem que se mudar algumas coisas!....

Abraço

Offline MFF

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Em relaçao ao BI ou Cartao Cidadao nunca me passou pela cabeça fotocopiar so a parte da frente porque no verso desses documentos existe informaçao importante.
Quanto à cédula no verso, contém "apenas" a assinatura que para mim sinceramente neste contexto nao tem mt interesse porque imagino que nao tenham ido compará-la com a que apresento no meu CC.
Mas tudo bem BV1 como disse para a proxima ja saberei ;)

Offline BV1

• Membro
    • Ver Perfil
Lamentavelmente o moderador (Mauro) deste espaço anda desaparecido!... Não sei se anda muito ocupado com as novas atribuições na OE  ou se emigrou. Já lhe enviei vários emails, alertas etc para alertar sobre algumas irregularidades por ele cometidas, mas nada!!...  se não responder irei expor aqui essas anormalidades!.....