Autor Tópico: Questões relativas às eleições da OE  (Lida 2746 vezes)

Offline Luís-Prata

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Questões relativas às eleições da OE
« em: Dezembro 02, 2011, 14:55:58 »
Na minha curiosidade e porque ficará na história destas eleições para bastonário da OE tanta disputa, tenho  perguntas a fazer.
O que me faz questionar: recebi várias mensagens, vários e-mails, fui bombardeado com campanha nas rádios, todos os candidatos tem página na net e só um deles pede ajuda monetária... Muito bem: mas quem é que paga estas campanhas? e porquê?
Depois Outra curiosidade a ordem tem por principal função o exercio do regulamento da profissão, alguém me explica porque motivo a maioria dos candidatos surge a falar da situação laboral etc? Pensava como sempre me tentaram explicar os motivos por a OE nunca se manifestar à cerca das questões laborais, que isso seria da responsabilidade dos sindicatos...
Por outro lado já tentei saber de que forma é gerido os orçamentos da OE e também nunca percebi nem nunca fui bem esclarecido, quanto ganha o/ou a bastonário(a)? E os restantes elementos? E quem é que paga todos os elementos que fazem parte da OE? Ou então não sendo monetário que outros ganhos têm?

Offline jocagabi

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Questões relativas às eleições da OE
« Responder #1 em: Dezembro 08, 2011, 17:36:18 »
Vou tentar responder a algumas das suas questões:
1- Quem paga a campanha das eleições: aconselho a ler o regulamento do processo eleitoral da ordem no site da ordem. Mas resumindo, o conselho directivo define um valor igual, a pagar a cada candidatura.
2- Situação Laboral: aconselho o colega a ler no site da ordem os estatutos da ordem. Dou lhe a minha opinião, os estatutos da ordem dizem isto: "Além da OE ser a representante dos enfermeiros «junto dos órgãos de soberania e colaborar com o Estado e demais entidades públicas sempre que estejam em causa matérias relacionadas com a prossecução das atribuições da Ordem», tal como pode ler-se no art.º 4º do supra citado Estatuto da OE, as suas principais atribuições da OE são, em síntese:

• Zelar pela função social, dignidade e prestígio da profissão, promovendo a valorização profissional e científica dos seus membros;"

Portanto, se temos uma situação laboral péssima, compete tb à ordem lutar por melhores condições laborais para poder zelar pela função social, dignidade e prestígio da profissão ... Mas sem dúvida que devem ser os sindicatos a ter mais iniciativa nas condições laborais.

3- Quem paga aos elementos da ordem: Mais uma vez peço para ler os estatutos da ordem dos enfermeiros. De uma forma sucinta diz o seguinte:"a) Licença sem vencimento, com a duração máxima do
respectivo mandato, a atribuir nos termos da legislação
laboral aplicável a cada trabalhador;
b) Um crédito de horas correspondente a 24 dias de
trabalho por ano, que podem utilizar em períodos de meio
dia, que contam, para todos os efeitos legais, como serviço
efectivo".

Portanto, teoricamente, a ordem paga o vencimento que se recebia na instituição em que trabalha.E digo teoricamente, porque além disso penso que paga ainda alguns subsidios.

Espero ter ajudado.

Offline Luís-Prata

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 09, 2011, 15:19:08 »
Fico grato, pelo esclarecimento , no fundo o pagamento da campanha e do Bastonário etc. está dependente em grande parte da nossa contribuição mensal de 8 euros. No entanto não fiquei esclarecido sobre as quantias certas, isto é quanto recebe cada lista candidata e quanto pode por exemplo ir receber o próximo bastonário. Não que eu considere que não deva ser remunerado, mas seria minha curiosidade obter essa informação uma vez que eu como todos os enfermeiros contribuimos para tal.
Quanto às questões laborais eu sei do artigo mas sempre que a classe acusa a ordem de nada fazer pelas questões laborais as respostas da ordem referem algo como: as  questões laborais não são da nossa competencia em termos de discussão mas sim dos sindicatos por tanto a ordem nada pode fazer...
Contudo volto a frizar que foi bom o seu esclarecimento já dá uma ajuda, porque esta questão toda a gente as levanta nas conversa banais do dia a dia de colegas que falam da ordem mas ninguem as  tenta esclarecer.

Offline jocagabi

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Dezembro 11, 2011, 15:48:04 »
Boa tarde Luis, só para teres um noção do dinheiro que é gasto, não só em campanha, mas no dia a dia, vê o orçamento da ordem e das secções regionais? É muito dinheiro...
Deixo-lhe as seguintes questões:
Para que vão tantos elementos da ordem  ao congresso internacional?? Em 2013 é na Australia.
Para que necessitamos de uma sede (palácio) em cada secção regional??
Para que precisamos de tantos cargos e tantos grupos de trabalho??
Quanto gastaram no spot publicitário? Ou foi pago por algum hospital privado??
O orçamento da Secção Regional do Norte em 2010 foi de 547 mil euros. É muito dinheiro.
Eu não me importava que as quotas aumentassem, mas que benefícios / vantagens tem trazido aos enfermeiros???
Abraço

Offline pinknurse

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 11, 2011, 17:16:44 »
Citação de: jocagabi
Boa tarde Luis, só para teres um noção do dinheiro que é gasto, não só em campanha, mas no dia a dia, vê o orçamento da ordem e das secções regionais? É muito dinheiro...
Deixo-lhe as seguintes questões:
Para que vão tantos elementos da ordem  ao congresso internacional?? Em 2013 é na Australia.
Para que necessitamos de uma sede (palácio) em cada secção regional??
Para que precisamos de tantos cargos e tantos grupos de trabalho??
Quanto gastaram no spot publicitário? Ou foi pago por algum hospital privado??
O orçamento da Secção Regional do Norte em 2010 foi de 547 mil euros. É muito dinheiro.
Eu não me importava que as quotas aumentassem, mas que benefícios / vantagens tem trazido aos enfermeiros???
Abraço

Concordo e subscrevo
Perante a recessão economica que se vive, aumenta-se quotas, qd os enfermeiros no seu dia a dia deparam-se com corte de remunerações e cada vez piores condições de trabalho ... :(