Autor Tópico: Trabalhar em "Medicina no Trabalho"  (Lida 8464 vezes)

Offline jafs

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Trabalhar em "Medicina no Trabalho"
« em: Fevereiro 21, 2007, 00:18:55 »
olá.
antes de mais quero cumprimentar todos os utilizadores do forum. é a primeira mensagem que estou a escrever, mas já há algum tempo que estou registado no fórum,que considero muito bom, e tenho lido e aprendido imenso com os temas aqui discutidos.
Gostava que me dessem a vossa opinião ou transmitissem a vossa experiência sobre trabalhar em "Medicina do Trabalho". Qual é o papel do Enfermeiro? quais as tarefas desempanhadas? A autonomia, ou não...? a remuneração recebida (que tb é um aspecto importante), implicações legais, etc.
gostava de saber mais sobre este tema pois tenho um colega que está a pensar ir trabalhar para uma empresa de medicina do trabalho e eu mesmo, como recém-licenciado, estou a ponderar isso também.
deixem os vossos testemunhos ou de alguém que conheçam.
Um abraço a todos  :)

Offline Luisa

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Trabalhar em "Medicina no Trabalho"
« Responder #1 em: Agosto 17, 2007, 16:39:42 »
Olá!

Tb estou interessada em Enfermagem do trabalho, uma vez que me surgiu a possibilidade de iniciar funções numa empresa. Partilho as mesmas dúvidas que o jafs. Como o tópico tem tado inactivo, gostaria que, se for possível, contribuissem com relatos ou informações sobre o assunto.

Pelo k me pude aperceber, esta é uma área pouco desenvolvida aqui em Portugal (ao contrario do q acontece em paises, como p.e., os EUA, onde existem enfermeiros do trabalho ha cerca d 1seculo). Mesmo no curso-base (plo menos na minha escola), é pouco falado...

Obrigada.

Offline Enf.Pipa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Agosto 18, 2007, 08:37:13 »
Caros Colegas

Eu trabalho na medicina do trabalho desde que terminei o curso e por cá vou me aguentando. Tinha uma ideia bastante errada relativamente a esta área da enfermagem, o k mudou kuando comecei a trabalhar. Na minha empresa é função do enfermeiro executar exames de admissão e periódicos (1x por ano). Estes exames incluem TA, Peso, altura, análises ao sangue e urina, audiometria e ergovision (exame de visão) e ainda dar apoio ao médico de medicina do trabalho. Também lido com mtos papeis pk não temos administrativa, mas tenho consciencia que isso não é função de enfermagem. Outra função é atender a acidentes de trabalho que podem ser simples feridas a paragens cardio-respiratorias ou quedas. O enfermeiro deve ter conhecimento de tudo um pouko pk podem surgir situações diversas. Isto é trabalhar na área de medicina do trabalho, no entanto, a minha empresa tem ainda medicina curativa, onde é função do enfermeiro realizar tratamentos de feridas, administração de medicação oral, intramuscular e endovenosa, realizar nebulizações, oxigenoterapia, testes de glicemia capilar, colesterol e combur 10 entre outras coisas.
Geralmente na medicina do trabalho o enfermeiro exerce funções em várias empresas ou andam em caravanas, ´no meu caso, eu estou fixa numa empresa de grande dimensão que necessita de enfermeiro 24horas.
Quanto ao regime de trabalho é de prestação de serviços, recibo verde,o k faz com que se ganhe mais pk somos pagos a hora, mas no entanto não temos regalias nenhumas.

Espero ter dado alguma ajuda.

Offline Luisa

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Agosto 18, 2007, 23:40:57 »
Olá!

Muito obrigada Enf.Pipa, foi realmente uma boa ajuda.
De facto, nao tinha conhecimento k houvesse enf a prestar serviços em várias empresas, como referiu, e já tenho uma noção +clara sobre o k é trabalhar em medicina do trabalho.

O meu caso é tb pa estar fixa numa empresa. Parece-me aliciante este tipo d trabalho, uma vez q as possibilidades sao muitas com a população de k se dispoe, e sempre me interessaram os cuidados d saude primários. só é pena, de facto, ser a recibos verdes...

Obrigada, mais uma vez!

Offline alicedoubts_86

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Março 16, 2009, 23:40:31 »
Sei que este tópico foi aberto há bastante tempo, no entanto gostava de saber qual a realidade dos colegas neste momento?
Medicina no trabalho??Haverá qualidade?? Especificamente às unidades móveis que se deslocam directamente as medias e pequenas empresas?
O que podemos mudar, nós, profissionais de saúde, se os gestores dessas empresas de Medicina no trabalho nem o 12ºano têm, e o que lhes interressa ao fim do mês são apenas os EUROS???

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 25, 2009, 06:46:11 »
Há tempos no blogue doutor enfermeiro, alguém dizia que integrava uma destas equipas e que não se assumia como enfermeiro por achar que isso era desprestigiante. Verdade ou não, o certo é que ele dizia que tal deu resultado. Passou a ser mais respeitado.

Offline bicas (",)

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Julho 01, 2009, 19:43:31 »
Citação de: alicedoubts_86
Sei que este tópico foi aberto há bastante tempo, no entanto gostava de saber qual a realidade dos colegas neste momento?
Medicina no trabalho??Haverá qualidade?? Especificamente às unidades móveis que se deslocam directamente as medias e pequenas empresas?
O que podemos mudar, nós, profissionais de saúde, se os gestores dessas empresas de Medicina no trabalho nem o 12ºano têm, e o que lhes interressa ao fim do mês são apenas os EUROS???

É incrivel mas faço destas as minhas palavras...
Trabalhei numa dessas empresas e sinceramente para aquilo não precisava de ter o curso de licenciatura em enfermagem.
Basicamente fazia visiotestes, audiotestes, avaliação de glicémia colesterol. Teste combur...Numa carripana sem as minimas condições, sem uma casa de banho, cheguei a trabalhar horas sem ir ao wc...enfim para esquecer!

Offline Patrícia O.

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Julho 01, 2009, 19:52:25 »
Caros Colegas
poderiam me informar quanto se ganha á hora em "medicina no trabalho"?
obrigada

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Julho 01, 2009, 22:46:51 »
Trabalho num local onde realizamos medicina no trabalho por parceria com a empresa de medicina no trabalho...eu ganho o meu ordenado mensal mas sei que o colega que trabalha directamente na empresa na tal caravana não ganha à hora nem ao mês mas por exame realizado...

Offline Patrícia O.

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Julho 02, 2009, 14:42:15 »
Olá!
tenho uma entrevista marcada para trabalhar numa empresa de medicina no trabalho e acho que eles estão a propor 4 euros á hora. gostava de saber se é uma boa proposta ou não? se poderiam me informar mais ou menos qunto é que costumam ganhar?
obrigada

Offline PEMO

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Julho 02, 2009, 18:56:27 »
Olá,
pela experiência que possuo em Medicina do Trabalho ( 2 meses) penso que o valor é um pouco baixo
visto no final de contas 4€ X 40 horas semanais x 4 semanas = 640 €, isto para horario de 8 horas e sem descontos.
Penso que a colega sabe o que signica para a Enfermagem estes tipo de remunerações, por isso é uma
questão pessoal aceitar ou não.
Em relação aos Contratos efectuados posso falar pela Empresa com a qual contactei
existe um salario base e quem se desloca na Unidade Móvel é remunerado com uma comissão
por consulta efectuada.

Cumprimentos

Offline vmer16v

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Julho 02, 2009, 20:14:16 »
4e/ hora???!!! Quando pergunta o que achas, que tipo de respostas espera?!?!

TRabalho numa empresa dessas, por ser recem licenciado recebo 9e/hora,  dentro de poucos meses vou renegociar os valores, visto todos os outros enfermeiros ( 2 anos de trabalho) receberem 12 hora. A mesma empresa, mas em lisboa paga a 15! Logo penso que a resposta está dada...

Apenas o faço pelo $ , existem dias que entre trabalho in loco e viagens faço 17 h, mil e muitos quilometros...ok, ganha-se bem, mas o contra relogio, o dar a cara pelas marcações com intervalos minimos e o risco de andar na estrada dá que pensar...

Como um extra, optimo...mais que isso não.
Cumps.

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #12 em: Julho 02, 2009, 20:33:14 »
E porque não terminar com a expressão [s:2fuoy79j]"Medicina no Trabalho"[/s:2fuoy79j] (porque os cuidados de saúde, obviamente, não se resume à Medicina, esta é apenas um dos ramos das ciencias da Saúde) e utilizar-se "Serviços de Saúde Ocupacional" como modernamente se faz?
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline alicedoubts_86

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Julho 03, 2009, 19:59:45 »
Eu recebia 7 euros a hora a recibos verdes e ainda tinha que conduzir a carripana e dar a cara pela empresa onde varias vezes os comercias enganavam os clientes e onde so interressava era o numero de consultas que se conseguia fazer por dia. Uma vergonha.

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Novembro 27, 2009, 14:34:17 »
2ª feira tenho entrevista numa empresa de segurança e saude no trabalho... alguem me pode dizer que tipo de perguntas vos fizeram antes de serem admitidos?